Empreendedorismo

Pensando em Como Trabalhar em Casa? Veja 71 Ideias de Oportunidades [+Ferramentas] para Gerar Renda Online

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você quer muito, ou se viu obrigado a trabalhar em casa, montar seu home office por causa da crise causada pelo Coronavírus – ou para seguir seu sonho?

trabalhar em casa é assim?
É assim que você se imagina trabalhando por conta própria?

Eu garanto que esse é o artigo mais completo que você vai encontrar sobre como trabalhar em casa e ganhar dinheiro online.

E não importa se você vai virar um produtor, um prestador de serviço ou um afiliado

Ao final dele você terá todas as informações necessárias para tomar suas decisões com mais tranquilidade.

Esse artigo vai te ajudar a entender todos os desafios e oportunidades que o trabalho a partir da sua casa exigem.

E vai te trazer muitas ideias para escolher o que fazer da vida daqui por diante… 71 ideias para ser exato.

Fique comigo, pegue na minha mão e vamos juntos. Se em qualquer momento você tiver alguma dúvida que eu não abordei nesse artigo, é só deixar um comentário que eu logo respondo.

Se você já me conhece, sabe que meus artigos são gigantes, mas sempre bem organizados (faço isso justamente pensando na sua experiência de leitura).

Por isso, se você quiser pular direto para um tópico específico, pode navegar pelos links abaixo:

Você verá nesse artigo: ocultar

Eu Também Resolvi Trabalhar em Casa

“Seja faminto, Seja tolo”

guia negócio online

E-book Gratuito: Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo

Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum.

Steve Jobs em seu famoso discurso na Stanford

Ótimo, parabéns! Eu mesmo tomei a decisão de ganhar dinheiro em casa lá em 2009, concretizando esse objetivo no ano seguinte, 2010.

Saiba que medo e insegurança são muito naturais nesse momento, nesse começo. Principalmente se você tomou essa decisão logo após uma demissão ou falência.

Sim, vamos falar essa palavra: falência. Pois ela é sempre uma sombra que nos apavora no início. E é importante que você perca o medo dela (mas sempre mantendo o respeito).

Eu resolvi escrever esse artigo porque muita gente me pergunta como eu consigo ser produtivo e disciplinado trabalhando em casa.

E sempre respondo que, no meu caso, isso exigiu comprometimento e foco em um objetivo claro – e você deve ter o seu

Eu vou te ensinar tudo isso nesse artigo. Saiba que você está tomando uma decisão acertada e não estará só nessa caminhada.

O começo é muito parecido para todos. Geralmente você tem muitas ideias e sonhos. Mas, nenhum plano objetivo, e nem o que fazer da vida daqui por diante.

Não importa se você está pensando em montar seu próprio negócio, prestar serviços terceirizados ou realmente conseguir um regime de trabalho remoto via CLT.

Acredite que ganhar dinheiro trabalhando em casa, na era da internet banda larga é muito mais fácil que quando eu comecei, lá em 2010.

Até porque hoje, o trabalho remoto já é uma realidade, e nada impede de você trabalhar pela internet em um país e morar em outro.

Até porque, naquela época, não existia muita informação sobre isso, nem cursos como o Fórmula Negócio Online (recomendo que você leia esse meu artigo), que ajudam trazendo muito conhecimento e passo a passo para quem está no começo.

Por que trabalhar em casa?

Não é de hoje que sabemos que o brasileiro tem alguns sonhos já característicos como:

  • ter sua casa própria;
  • seu carro próprio;
  • um celular de última geração e, é claro;
  • Ser dono de seu próprio negócio.

Lembrei de um desenho que assistia quando era criança, dê um play abaixo e se divirta por um minuto:

Sátira do desenho do Pica Pau ironizando alguns desejos de consumo da época

Sei que para muitos, a ideia de bater cartão todos os dias, enfrentar trânsito, ou ficar horas em paradas de ônibus chega a causar arrepios.

Mas, para mim, o pior de tudo sempre foi o tempo que eu perdia indo de um lugar para o outro. Era um tempo muito mal aproveitado.

Quando eu morava em Canoas e trabalhava em Porto Alegre era horrível, pois eu precisava pegar o trem e depois um ônibus para poder chegar ao trabalho, quase sempre de pé e apertado.

Vamos combinar que o transporte público no Brasil está longe de ser digno e, lamentavelmente, isso nunca foi prioridade para os governantes.

Fora tudo isso, na sua casa você tem mais liberdade de horários, vestimentas, pode começar a trabalhar no horário que sentir que está mais produtivo, e parar de trabalhar quando sentir que não está rendendo.

Não importando o horário.

Sei que existem profissões que necessitam que estejamos no local de trabalho – fica difícil um pedreiro trabalhar da sua casa, ou um fiscal público fiscalizar pela internet.

E outras profissões exigem que estejamos disponíveis mesmo quando não existe nenhuma demanda, como um médico plantonista ou um frentista.

Porém, se você está lendo esse artigo posso apostar que você não está querendo trabalhar em nenhuma dessas profissões 😉.

E, a partir da Reforma Trabalhista de 2017 muita coisa foi flexibilizada quanto ao trabalho remoto. 

O que antes seria algo exclusivo de profissionais liberais passou a ser uma realidade possível para quase qualquer trabalhador que sonhe em ter sua renda trabalhando em casa, no conforto do seu lar.

Direitos e deveres de quem Trabalha em casa (Regras da Reforma Trabalhista de 2017)

É importante lembrar que até essa última reforma trabalhista ocorrida em 2017 não havia previsão legal sobre a modalidade de trabalho remoto, ou home office.

Nesse caso, a única maneira legal de você realizar esse sonho seria trabalhando por conta própria.

Mas, para o bem de todos isso mudou, agora muitas funções podem ser exercidas remotamente, o que permite que muitas empresas possam contratar funcionários competentes, mesmo esses morando em outra cidade, estado ou país.

Isso é bom para todos, pois aumenta a concorrência e a oferta. E você pode enviar seu curriculum para qualquer lugar do mundo.

Aliás, mais adiante eu vou apresentar vários sites onde você poderá cadastrar seu curriculum para conseguir um emprego remoto, ou clientes para seu home office.

Mas, falando em deveres e direitos de quem trabalha em casa, de acordo com o que o advogado Fabiano Caetano publicou no site jusbrasil, são os seguintes:

  • Todas as atividades a serem desenvolvidas pelo empregado deverão constar no contrato, bem como os custos com equipamentos, controle de produtividade e demais pontos inerentes ao contrato;
  • O trabalho é realizado fora da empresa, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo;
  • O home office pode ser convertido em trabalho presencial (na empresa) por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de 15 dias, formalizado por aditivo contratual;
  • Cabe ao empregador instruir o empregado sobre a saúde e segurança do trabalho;

Eu ainda acrescentaria, não como uma regra, mas como uma boa prática de confiança que o empregado deva realmente se propor a cumprir as horas contratadas, ou os prazos acordados a todo custo.

Algumas empresas, agora durante a quarentena, acabaram adotando algo que eu considero exagerado em muitos casos, mas não em todos, que é o uso de teleconferências durante todo o expediente.

Para mim isso é um exagero quando usado unicamente com o intuito de fiscalizar se o funcionário está realmente trabalhando nesse período contratado.

Sinal de falta de confiança, o que vamos combinar, muitas vezes justificada. 

Agora, quando se trabalha em grupo e se necessita da contribuição de todos, isso passa a  ser perfeitamente aceitável e, na minha modesta opinião, muito produtivo.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Legal saber que você está avançando comigo nesse guia completo que preparei. Saiba que eu realmente tenho muita experiência nisso, pois já é minha realidade há mais de 10 anos.

Passei por maus bocados, como meses sem nenhuma renda, devendo a prestação da casa, até chegar a fazer 6 dígitos por meses seguidos.

Saiba que eu até cheguei a ter saldo negativo na Monetizze (olha que isso nem é possível…)

print celular mostrando saldo negativo
Eu já tive saldo negativo na Monetizze

Então, falo com conhecimento de causa.

Você prefere que eu comece pelas vantagens ou pelas desvantagens? São várias dos dois lados.

Porém, é importante que você entenda que o que é uma desvantagem para um, pode ser uma vantagem para outro. Tipo, eu consigo me concentrar trabalhando em lugares barulhentos e com muita conversa. Mas tem gente que não.

Para mim é uma vantagem estar em um local com muita gente conversando, pois posso absorver informações que precisariam de uma reunião que levaria horas, em poucos segundos.

Então, no meu caso, trabalhar em casa, sozinho, é uma desvantagem nesse sentido. Porque acabo focando tanto que quase me desligo do mundo.

Então, eu não vou separar por vantagens e desvantagens, mas por características que essa modalidade de trabalho possui.

Concentração

Dependendo de como é a configuração da casa onde você mora, isso vai ser um desafio.

Eu moro com minha esposa, meus 3 filhos que tem entre 5 e 10 anos e uma cachorrinha. Acredito que essa capacidade de me desligar do mundo exterior enquanto me concentro veio dessa necessidade.

Imagine o que é uma casa com 3 crianças, imaginou? Agora imagine essa mesma casa, com essas mesmas 3 crianças durante a quarentena do coronavirus, hehehe.

Então, é muito importante que você possa desenvolver essa capacidade de concentração, para isso vale investir em fones de ouvido, se isolar no banheiro, num quarto com porta fechada.

Mas, o que realmente vai ajudar é você reunir a família e pedir ajuda durante os horários em que estiver trabalhando.

Finanças

Essa é uma dica não só para quem trabalha em casa, mas para quem trabalha por conta própria.

É muito importante que você saiba separar as finanças do seu negócio das suas finanças pessoais.

Aliás, de acordo com o SEBRAE, essa confusão entre finanças pessoais e empresariais é uma das principais causas de falência. Porque quando você mistura o dinheiro não vai saber como dar prioridade para alguma conta.

Para isso, o SEBRAE oferece um mini treinamento de organização de finanças – joga o dedo nesse play e preste atenção para aprender:

Tempo

Para mim isso é uma vantagem incontestável. Porém, vejo muita gente se perdendo no início por ficar comparando o tempo que levaria para chegar e voltar do trabalho e querendo aplicar isso em casa.

Olhe só, esse tempo que você economiza trabalhando em casa, só vale a pena se for aproveitado de forma inteligente e estratégica.

Senão não faz a menor diferença.

Pense comigo, se você perdia uma hora no trânsito todos os dias para ir e outra para voltar, daí começa a trabalhar em casa e usa essa duas horas para estudar, você está sabendo aproveitar 👍.

Agora, se usa essas duas horas para ficar dormindo na cama, ou assistindo fofoca da novela na TV. Não adiantou nada.

Você até pode pensar que está relaxando, mas ainda assim esse tempo está sendo perdido.

Tem uma história sobre o recordista olímpico Michael Phelps que representa bem isso:

Ele sempre quis ser o melhor na natação, e um dia se deu conta que se treinasse também aos sábados e domingos, ao final de um ano teria 104 dias de treino a mais que seus concorrentes.

Amigo, amiga, isso dá quase 4 meses a mais de treinos em um ano. Não é à toa que ele é dono de nada menos que 28 medalhas (23 ouros, três pratas e dois bronzes) e 37 recordes mundiais.

Michal Phelps frase motivacional

Pense sobre isso, quando você faz o que gosta e vê sentido nisso, vai gostar de trabalhar todos os dias, aliás, vai querer fazer isso e sentir falta quando não estiver fazendo.

Se seus sentimentos em relação à sua carreira forem diferentes disso, repense.

Vou aconselhar que você clique no nome do Michael Phelps acima e leia as 5 lições de vida dele – Mas faça isso só depois de ler esse artigo todo, ok? Não vá me abandonar agora, hehehe.

Não estou dizendo para você trabalhar todos os dias o dia todo, apenas estou aconselhando que você programe seu dia para que ele renda.

E não tem nada de errado parar no meio da tarde para dar uma volta ou ver um filme, desde que você tenha total consciência de que suas metas e objetivos estejam em ordem.

Dica: perceba que eu contei uma história para exemplificar o que eu queria dizer. Isso não é por acaso, é uma técnica muito poderosa chamada storytelling, entenda mais sobre isso nesse artigo.

Qualidade de Vida

Isso sim que é algo a ser avaliado. Porque dependendo da empresa que você trabalha, o ambiente que ela oferece para você pode ser mais sadio que o da sua casa.

Muitas empresas oferecem:

  • Alimentação balanceada;
  • Horas de descanso;
  • Espaços de lazer e
  • Relaxamento…

Porém, estar em sua casa, podendo controlar o seu tempo, sem dar satisfações o tempo todo, e sendo pago para isso – para mim – não tem preço.

Organização

Mais adiante vou apresentar algumas ferramentas que vão te ajudar nisso, mas agora é importante você saber que não ter ninguém cobrando você pode ser um desafio enorme.

Se você não tiver metas muito bem definidas não vai conseguir saber se está avançando ou regredindo. E só meta financeira não ajuda muito.

Então, pare um tempo e analise os seus resultados, anote quanto tempo cada tarefa exige de você, e programe-se conscientemente para dar conta de tudo.

Não crie metas impossíveis, mas seja exigente.

Aproveite para analisar o mercado, também. Para saber se você está muito rápido ou muito devagar.

Trabalhar “de mais” ou “de menos”

Isso é um dilema, porque vai depender muito dos seus objetivos ou do que você entende que é quantidade de trabalho.

O importante é você encontrar um equilíbrio saudável, não se cobre demais. As vezes é necessário que você trabalhe 18 horas num dia, às vezes, meia hora já resolve

Cabe à você, mas não se prive o tempo todo do convívio de seus amigos, nem de sua família. 

Entenda que o começo geralmente exige mais, só não pode exigir que você trabalhe 18 horas por dia, todos os dias, para sempre. Daí não dá.

Emocional

Aqui é onde o bicho pega. Muitas pessoas acham que trabalhar em casa, fazendo seu próprio horário é como nas fotos das redes sociais.

E ficam se imaginando com um notebook, na beira da praia tomando uma água de coco…

Duas mulheres trabalhando em situações diferentes, uma na praia, outra em casa com um bebê
Trabalhar em casa expectativa vs realidade

Só que a realidade pode ser muito diferente, se você é uma pessoa muito comunicativa, que adora estar entre outras pessoas, pode sentir muita dificuldade.

Muitas vezes os sentimentos negativos e pessimistas tomam conta, e se você não tiver ninguém para conversar, pode colocar tudo a perder.

Então, prepare-se emocionalmente e crie um Master Mind de pessoas na mesma situação que a sua.

Master mind é um grupo formado por pessoas que dividem os mesmos problemas profissionais, individualmente, em busca de uma solução coletiva e não existe regra para ser formado.

Você conhece o ditado que fala que duas cabeças pensam melhor que uma?

Então, entrar em um master mind, ou criar o seu próprio pode ser a diferença entre seu sucesso e seu fracasso.

Mas, atenção: o objetivo de um grupo master mind é ser focado em soluções de problemas para empresas, e não em se juntar para fazer churrasco e tomar cerveja.

Isso também é importante, mas não nesse caso…

Dicas para trabalhar em casa remotamente ou tendo um negócio próprio

Primeiro, eu quero combinar com você que esse artigo vai tratar muito mais sobre empreendedorismo, ou seja, os desafios de montar seu próprio negócio lucrativo sozinho (ou em sociedade).

Mas, também vou apresentar empresas que contratam em regime home office e outras que intermediam essas contratações, esse artigo não seria completo sem isso.

Mas, eu acredito que ser seu próprio chefe (tendo lucro) seja um desafio muito maior, pois quando você consegue um emprego o aspecto financeiro e econômico se resolve automaticamente.

Porém, quando você se torna um empreendedor esse desafio se torna constante, e além de você desempenhar suas habilidades e conhecimentos, ainda vai precisar se preocupar com impostos, alvarás, NFs e, principalmente, se as contas fecham no final do mês.

Porém, no meu caso, tudo sempre compensou, pois um dos valores que eu não abria mão era poder fazer as refeições à mesa com toda a minha família.

Desde criança eu sempre tive isso, meus pais trabalhavam muito, eram feirantes.

A feira exigia que acordassem cedo e enfrentassem calor escaldante, frio congelante, chuvas torrenciais. Muitas vezes com febre ou roucos de gripe.

Era realmente exigente essa profissão. Porém, permitia que todos os dias eles estivessem em casa ao meio dia, e pudessem trabalhar de casa o restante do dia.

E eu amava essas refeições. Tanto que nunca consegui me adaptar nas tentativas que tive trabalhando dentro de empresas, batendo ponto.

E, apesar de todos os altos e baixos, hoje eu posso ter esse momento à mesa com toda minha família reunida.

Se você também está se vendo obrigado a fazer todas as refeições em casa, considere isso uma bênção. Mesmo que sua família seja somente você.

Quindão de Forno – Aprenda a Fazer esse Quindim Delicioso e Fácil

Estude o Mercado

Antes de tudo, estude o mercado e as oportunidades. Evite a afobação, não é porque você conhece alguém que está ganhando dinheiro fazendo algo que você também vai ganhar.

É muito importante para todo profissional liberal fazer algo que lhe dê prazer, independente do dinheiro ganho.

E isso não é papo motivacional, não vou falar aqui de propósito de vida como algo imprescindível para seu sucesso.

Se você já tem um propósito de vida, ótimo, isso com certeza já é uma vantagem para você.

Mas não trave caso não tenha um, não tem nada de errado que seu propósito de vida seja “ficar rico trabalhando em casa 2 horas por dia“. 

Cedo ou tarde esse propósito vem com tudo e você não vai conseguir fugir dele. Mas, vou deixar um alerta aqui.

Ter um Propósito é Importante, mas não o MAIS Importante

Não importa seu propósito, ou a falta dele: pense grande.

Um dos meus erros lá no início foi ter como objetivo poder fazer as refeições em casa com minha família. Só que isso eu já conquistei no primeiro dia, e não dependia de desenvolver a empresa.

Aliás, isso eu também teria resolvido arrumando um emprego perto de casa (ou me mudando para perto da empresa…).

Porém, eu poderia ter mudado meu pensamento na época para o seguinte: – “Já conquistei meu objetivo. Agora preciso trabalhar duro para garantir que poderei manter o que já tenho”.

Você consegue entender o poder do mindset nesse caso? Esse pensamento teria me feito trabalhar ainda mais duro para crescer minha empresa, apenas para manter o que eu já havia conquistado.

Porque teria colocado desafios na minha frente. Acredite que o medo de perder tudo, quando bem trabalhado, se torna em combustível para você dar sempre algo a mais.

A Fábula do Tanque de Tubarões

Falando em desafios é sempre legal ouvir a história do tanque de tubarões, você conhece? Vou resumir:

“Havia um grupo de pescadores que saía em alto mar para pescar, e ficavam semanas, até meses fora para poder trazer a maior quantidade de peixe possível.

Por ficarem tanto tempo fora eles precisavam manter os primeiros peixes pescados vivos, pois não tinham como refrigerá-los adequadamente por tanto tempo.

Então tinham um tanque gigante dentro do barco para que os peixes pudessem nadar. Só que isso não adiantava, pois os peixes eram acostumados ao mar e, em um tanque com água parada eles morriam.

Um dia alguém teve a ideia de colocar um tubarão nesse tanque. E isso mudou tudo. O tubarão até se alimentava de alguns peixes, só que pelo medo do tubarão, os peixes nunca paravam de nadar e se movimentar.

E a grande maioria chegava viva e fresca para consumo saudável”.

Então, acredite que desafios e a constante possibilidade de fracassar podem se tornar grandes aliados para que você dê sempre o seu melhor.

Escolha com o que vai Trabalhar em Casa

Agora que você já estudou o mercado e entendeu que ter um propósito é importante – mesmo que seja um provisório, está na hora de escolher, com muito cuidado, o que irá fazer no seu lar.

É muito importante que você tenha noção nesse momento que, se sua casa for pequena, talvez não caibam máquinas grandes nela.

Se você morar em um prédio residencial, talvez não seja uma boa ter funcionários entrando e saindo (isso pode gerar atrito com seus vizinhos).

E, vamos combinar, receber pessoas “estranhas” na sua casa, todos os dias, vai acabar com a privacidade da sua família, e vai tirar a sua liberdade.

Então, entenda a sua realidade e adapte-se a ela. Só assim você vai poder criar oportunidades para mudar a sua realidade.

É claro que na grande maioria dos casos, apenas um computador e uma conexão com a internet já são suficientes, e cabem em qualquer lugar.

Falando em “qualquer lugar”…

Evite Misturar o Ambiente Home Office com o restante da casa

senhora trabalhando em casa no chão
trabalhar assim só é bonito na foto…

Isso está mais para uma sugestão que para uma regra. Porque sei que nem todos conseguem separar um cômodo só para isso.

Hoje eu tenho um escritória em casa, um cômodo exclusivo para trabalhar. Muito confortável por sinal.

Mas não foi assim sempre. No início eu tinha um computador em cima da mesa e era isso. Quanta vezes precisei trabalhar no final de semana enquanto minha esposa recebia nossos amigos, tudo no mesmo ambiente…

Um fone de ouvido e uma música ambiente podem fazer milagres.

Porém, o recomendado é que você leve em consideração o custo que teria alugando uma sala comercial e inclua essa “despesa” na sua conta.

Use isso para separar fisicamente o espaço de trabalho, nem que seja um tapume, uma cortina…

Isso é importante para que seu cérebro aprenda a separar as coisas. Sim, é muito importante você separar as coisas.

Você precisa ter seus momentos de lazer. Se não, começa a render menos. Acredite em mim.

Eu mesmo, quando preciso focar e desenvolver mais tarefas acabo sobrecarregando meu tempo.

Só que se você não descansar um pouco, relaxando a mente (aproveitando a família, se tiver), ou vendo um filme, enfim, qualquer coisa que te desligue um pouco do trabalho, vai chegar uma hora que estará apenas se ocupando ao invés de estar produzindo.

Aliás, vou falar sobre isso daqui a pouco.

O que acontece quando trabalhamos no local de descanso, ou descansamos no local de trabalho, é que perdemos a noção de onde acaba um e começa outro.

Você já notou que quando trabalha fora (em outro endereço), é muito mais fácil se “desligar” do expediente?

Isso acontece porque você se vê obrigado a sair de casa para ir para o trabalho, e chega uma hora do dia em que você precisa sair do trabalho para voltar para casa.

E, por mais que você continue pensando em trabalho quando chega em casa, ou pensando em algum problema pessoal quando está no trabalho, fica muito mais fácil focar.

Você até se permite fazer um happy hour, mesmo com tarefas inacabadas. Porém, quando trabalha em casa, você acaba caindo na tentação de sempre finalizar o que está fazendo antes de parar.

Só que, sempre tem outra tarefa, e você está aí, nem vai demorar tanto… Quando vê já se passaram mais duas horas, são 10:00 da noite e você não parou.

O agravante nesse caso é que, mesmo depois que você para de trabalhar, sua mente ainda continua ligada. E você não consegue relaxar do jeito correto.

O que você precisa para começar a montar seu home office e realizar o sonho de trabalhar em casa

Aqui vou apresentar apenas algumas dicas tiradas do site da Imobiliária Mapa, são dicas bem práticas e pontuais para que você crie seu ambiente, dentro das suas condições, e possa ter conforto e produtividade acima da média:

Planeje o seu ambiente

Chame a família, explique a situação, combine os horários. Deixe claro para todos, principalmente para você, quando começa e quando termina o trabalho.

Separe seu Cantinho

É muito importante que você saiba separar o home do office. Mas, principalmente, seu espaço precisa atender às suas necessidades.

Então, pense bem se você vai receber clientes, se vai precisar ficar horas no telefone, se precisa de algum maquinário específico e grande, se vai precisar fazer reuniões.

Esses detalhes precisam ser levados em consideração para que você não se incomode depois em ter que mudar tudo.

Pense na ergonomia

Quando for pensar nos móveis, não vá somente pelo design, não se empolgue com aquela mesa de trabalho gigante que o “fulano do filme tal” usa.

Pense que você vai dedicar muitas horas do seu dia nesse móvel. Se ele não for confortável o suficiente, você vai sentir o cansaço muito antes do tempo.

Resultado: vai render menos do que precisa, o que vai te obrigar a ficar mais horas trabalhando.

Então, reflita muito bem, não precisa sair comprando móveis logo de cara, se precisar trabalhar na mesa da cozinha por um tempo, tranquilo, faz parte.

Mas, preste sempre atenção no seu rendimento, se você ficar sentindo desconforto ou dores. Não pense duas vezes, recorra à um móvel que suporte sua demanda.

Decoração

Entenda o poder visual do seu ambiente. Não é a toa que ambientes empresariais seguem um certo padrão.

Isso é porque um bom ambiente, agradável visualmente, vai estimular sua produtividade. E, dependendo da sua área, pode melhorar sua criatividade e/ou concentração.

Para isso, tire um tempo e pense nos quadros que você tem na parede, eles tem algum significado para você?

Será que uma foto da sua família pendurada à sua frente não faria você se lembrar constantemente que é por eles que você está lutando?

Ou uma foto de alguém que você admira muito, pode ser um empresário de muito sucesso, um atleta vitorioso, um personagem que te inspire.

Qualquer um vale e exercerá poder sobre seu ânimo de entregar um pouco a mais.

Frases motivacionais, ou de impacto também servem e ajudam muito, pois se tornam mantras para você repetir constantemente.

E, alguma planta, essa pode fazer toda a diferença na sua capacidade de concentração, foco e criatividade – mesmo que seja somente um quadro ou uma foto.

E eu juro que não estou inventando nada.

Essa das plantas foi retirada de uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, que descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. Essa matéria saiu na Revista Exame.

Iluminação

Sabemos que, como seres humanos, temos uma capacidade incrível de nos adaptarmos às mais diversas condições. Porém, se você forçar demais seus olhos por muito tempo, eles cobrarão a conta logo.

Tente trabalhar, sempre que possível, em ambientes com janelas por onde passe uma boa quantidade de luz natural.

De acordo com o blog da Reflexa Persianas, A luz natural melhora nossa sensação de bem estar e desencadeia vários efeitos em nosso organismo. Disposição, alegria e energia são apenas alguns destes efeitos.

Além disso,  ela regula nosso ciclo biológico, interferindo no ritmo cardíaco e circulatório.

Parte Elétrica

Faça uma lista de todos os equipamentos elétricos que vai precisar e planeje seus pontos de iluminação e localização das tomadas.

Sei que, se você estiver muito no começo, com pouca grana, isso pode ser impossível de ser realizado agora.

Porém, esse exercício fará um bem enorme para o seu psicológico. Porque, para sermos bem sucedidos em qualquer área precisamos ter planos.

Precisamos ter clara em nossa mente que vamos ser bem sucedidos.

Quando você planeja o futuro e pensa nos detalhes de onde a tomada precisa ficar, você está dando um sinal para seu inconsciente que você acredita no seu sucesso.

E, confie, ele vai dar um jeito de ligar os pontos e te encaminhar para isso.

Portanto, se você quiser realmente ganhar dinheiro trabalhando em casa, pela internet, conseguindo uma boa renda extra, ou criando seu negócio online / digital… Repita isso todos os dias em sua mente:

“Eu vou ter sucesso fazendo – aqui você troca pelo que você vai fazer – com muita determinação. Sabendo que vou errar algumas vezes, isso faz parte e vou aprender com os erros.”

Leandro Mantelli

Sério minha amiga, ou meu amigo, se você já começar com a cabeça cheia de pensamentos negativos, nem comece.

Tudo bem, e é normal, começar com muitas dúvidas, inseguranças e incertezas. E, também é muito normal você se permitir momentos em que vai se achar uma fraude…

Quando esse pensamento ficar forte, reconheça e permita que ele tenha seu tempo. Mas, mantenha-se no controle, e tome as rédeas assim que ele perder um pouco que força.

Nessas horas, aquele quadro com uma frase motivacional, ou lembrar dos seus ídolos vai te ajudar. Todos os que chegaram no topo passaram pelas mesmas dúvidas que você.

Meu Deus, hehehe, esse era só um tópico para falar sobre tomadas e parte elétrica…

Então, voltando, mesmo que sequer você tenha um local só para o trabalho, faça esse exercício e anote onde você vai precisar de tomadas e pontos de iluminação, guarde essa anotação e, com certeza, em pouco tempo ela será muito útil.

Mas,antes de tudo, acredite em você.

Mantenha tudo perto

Um dos maiores inimigos da produtividade é a desorganização. Se você precisa de papel e caneta em determinados momentos do dia, já deixe por perto.

Se você precisa levantar toda hora para atender o telefone, arranje um cabo maior e deixe-o ao alcance das mãos.

A única desculpa para você deixar algo longe é se você quer se forçar a realmente levantar para dar uma caminhada ou relaxar um pouco. Aí sim.

Mas planeje estrategicamente o que você vai precisar, que te obrigue a levantar em um determinado momento. Nem muito cedo, nem muito tarde.

Os talentos e habilidades que podem ajudar na hora de trabalhar em casa (que você precisa desenvolver)

Trabalhar em casa, principalmente se você trabalhar sozinho, vai exigir algumas habilidades que serão fundamentais para seus sucesso profissional e financeiro.

Nesse tópico quero abordar algumas delas, mas não se preocupe se não se identificar com algumas, saiba que nenhuma delas é um “dom”, ou seja, você pode praticar e melhorar.

Também, não se martirize caso alguma delas vá contra o que você é ou acredita. Entenda que, na verdade, não existe uma “regra de ouro” e, desde que você tenha muita determinação, todo o resto é apenas sugestão.

Dica 1 – Estude, sempre!

Sim, isso é fundamental, mas não se assuste, não estou dizendo que você precisa se matricular em uma escola, não.

Porém, se você não quiser ser apenas mais uma opção no mercado e ficar apenas brigando por preço, vai precisar conhecer tudo o que envolve seu nicho de atuação e buscar sempre ser melhor.

Deixa eu dar um exemplo, vamos imaginar que você resolveu fazer bolos para aniversários em casa. Como você vai se diferenciar de todas as outras pessoas que oferecem o mesmo serviço na sua cidade?

A única maneira que eu vejo é oferecendo o menor preço (o que é a pior das escolhas porque sempre vai ter alguém mais barato e você não fideliza nenhum cliente assim), ou oferecendo o melhor atendimento, ou oferecendo o melhor custo benefício, ou oferecendo o bolo mais decorado, ou oferecendo o bolo mais gostoso de todos…

Qualquer que seja a sua escolha, você só terá alguma chance se estudar todos os seus concorrentes, estudar o mercado, estudar os ingredientes para saber quem se destaca onde, e fazendo o que…

Viu só! Sem estudo não tem como melhorar seu negócio.

Dica 2 – Estude sobre marketing digital e Negócios Online

Posso continuar no exemplo dos bolos? Agora, vamos imaginar que você já decidiu como vai se diferenciar dos concorrentes, show!

Mas, então vem outro desafio, como seus potenciais clientes vão saber que você existe?

Há alguns anos, sua única alternativa seria fazer panfletos e sair distribuindo de porta em porta, ou em semáforos.

Isso ainda pode funcionar, claro.

Só que hoje existem dezenas de outras alternativas, e a grande maioria elas está aí, na sua mão – provavelmente você esteja segurando ela para ler esse artigo…

Sim, os smarthphones surgiram para mudar a maneira como nos relacionamos com o mundo. E é através deles que você acessa as redes sociais. Aliás, não só você, mas todos os seus futuros clientes também.

Portanto, entender como ser encontrado por eles, ou como fazer seu negócio chegar até eles da maneira correta fará toda a diferença no seu negócio.

Principalmente porque a internet estimula o impulso. Duvida?

Me responda quantas vezes você estava navegando por alguma rede social, viu uma foto de alguma comida deliciosa e correu para a geladeira (ou para o iFood) para comer algo também?

Ou, melhor ainda, você queria achar uma pizzaria próxima de você e foi procurar no Google?

Saiba que aquela pizzaria que apareceu em primeiro lugar não estava lá a toa 😉.

Então, saber um pouco sobre marketing digital e como divulgar negócios online é muito importante para o crescimento do seu negócio.

Dica 3 – Seja Disciplinado

Essa dica serve principalmente para quem está querendo saber como trabalhar sozinho.

Porque a história de ser o seu próprio chefe e fazer seus próprio horários é linda na teoria. Só que ela inclui não ter ninguém te indicando se você está fazendo certo ou errado.

E também inclui trabalhar nos finais de semana, de madrugada e em feriados.

Agora mesmo, para você ter uma ideia, essas linhas estão sendo escritas em um sábado de manhã, e o motivo disso? Eu tive uma semana repleta de imprevistos, mas tinha me cobrado que esse artigo deveria ser publicado ainda essa semana, resultado:

Aqui estou eu em um lindo sábado de sol escrevendo esse artigo completo e gigante que nem sei se alguém vai ler… Se você estiver lendo isso, obrigado, é muito importante para mim – se puder, deixe um comentário depois de ler tudo para eu te conhecer melhor!

Então, crie metas, pense nos seus objetivos e resultados que deseja atingir e, como eu, coloque prazos. Isso vai te forçar a continuar trabalhando, mesmo depois que todos os outros pararam.

Lembre-se do exemplo que eu dei sobre o Michael Phelps – todas aquelas medalhas de ouro e recordes quebrados não vieram do nada…

Dica 4 – Participe de Grupos Para Não Ficar Isolado

Networking é tudo!

grupo de empreendedores conversando
Sim, é uma imagem dos anos 90 (mas serve vai…)

Aqui eu gostaria de indicar um livro do Napoleon Hill, Quem Pensa Enriquece (esse link é comissionado), é um ótimo livro que vai estimular sua mente e motivação.

Mas, porque estou indicando esse livro? Simples, em diversos momentos nele, Napoleon Hill nos sugere a criarmos um “Grupo Mestre da Mente“, mais conhecido por Master Mind.

Eu já falei sobre isso um pouco antes, então vou me ater a outro ponto aqui.

Procure, em sua região (se o seu negócio for local), ou em fóruns pela internet, por grupos de pessoas que estejam atuando no mesmo nicho que você.

Diferente de um Master Mind que pode ser um grupo heterogêneo (formado por pessoas de diversas áreas), o que estou sugerindo agora é que você se torne ativista de grupos de empreendedores da sua área.

Pergunte, ensine, dê ideias, o importante é criar um networking de pessoas do seu nicho que saibam que você existe e é alguém que podem contar.

Dessa forma você cria uma autoridade e se obriga a estar sempre evoluindo.

E, a grande vantagem, você estará sempre por dentro das novidades do mercado, terá uma fonte confiável e inesgotável de informações importantes para seu negócio.

Dica 5 – Trabalho Em Casa Já é uma REALIDADE! O que vem depois?

Talvez você esteja começando agora no mundo do home office. Mas saiba que isso já é uma realidade do mercado há algumas décadas.

A única mudança é que com a quarentena imposta pelo coronavírus, isso virou uma febre e cresceu muito rápido. Tanto que muitos negócios tiveram que se adaptar da noite para o dia.

Vou dar um exemplo, quando precisei comprar uma estante para organizar meus livros, em plena quarentena, recorri há várias lojas aqui em Florianópolis, e todas estavam esgotadas.

Recorri até às Pop-Up Store dentro dos shoppings, e nada também.

Então, fui para uma loja que só vendia móveis exclusivamente para escritório, e a vendedora me falou que eles estavam precisando trocar os fornecedores porque, de uma hora para outra, os clientes que os procuravam não eram mais as empresas, mas pessoas que se viram obrigadas a criar um ambiente dentro da própria casa.

Portanto, não pense mais que trabalhar em casa e ter custos reduzidos seja uma vantagem competitiva sua, e comece a pensar em como o futuro do seu nicho pode ser.

Tente fazer um exercício diário ou semanal, de como os hábitos dos seus consumidores poderão mudar e se antecipe.

Quando a Apple lançou seu primeiro computador, nenhum escritório pensava nisso. Agora, me responda:

Quantos escritórios você conhece que ainda usam máquinas de escrever?

Dica 6 – Vá com tudo para as Redes Sociais (mas dê uma atenção especial ao LinkedIn)

Essa é uma dica que não serve para todos, é mais para quem vai trabalhar em um nicho mais corporativo.

O LinkedIn é uma rede social voltada a negócios. Ali, os acontecimentos do dia a dia, as viralizações e os memes não tem muito espaço.

Porém, se você pretende prestar serviços, essa rede pode te dar uma grande visualização e atalhar demais o caminho entre seu cliente e sua empresa.

Então, recomendo que você pelo menos dê uma olhada nela e, se não conhecer ninguém por lá e não quiser ficar sozinho, terei muito prazer em ser seu contato, é só me convidar: https://www.linkedin.com/in/leandromantelli/

Diferença entre Ser Ocupado x Ser Produtivo

Aqui está uma questão que quero que você reflita:

Quanta vezes você passou o dia todo trabalhando, executando dezenas de tarefas, com uma lista cheia de afazeres. Nem se alimentou direito.

E, no final do dia, ficou com uma sensação horrível de que seu dia não rendeu nada?

Sabe do que estou falando? Você reflete os resultados que obteve e tem uma angustiante sensação de que não fez nada…

Isso acontece quando não temos planejamento, ou quando estamos cansados.

Sim, na ânsia de progredir de se desenvolver, você acaba executando muitas tarefas, porém sem foco.

Você apenas se ocupa. Passa a executar muitas tarefas para mostrar para você mesmo que merece o sucesso.

Isso é um erro, e o resultado é esse que falei, você passa o dia ocupado, mas na realidade não produziu nada, ou produziu muito pouco.

Já, quando você foca em ser produtivo, não importa quantas horas você trabalhou:

  • Mas o que importa é o quanto você avançou em direção ao seu objetivo.

Só que, para conseguir isso é preciso ter muita clareza sobre quais são seus objetivos.

Para isso, é necessário que você se permita relaxar para poder planejar.

A importância de relaxar

“Muitas vezes a solução está na nossa cara, mas estamos tão ocupados procurando-a que não a vemos.”

Isso é uma das verdades da vida. Basta pensar quantas vezes você procurou uma chave que estava no seu bolso, uma caneta que estava na sua mão, ou os óculos que estavam na sua cabeça o tempo todo, hehehe.

Nossa mente funciona da seguinte maneira:

  • Você relaxa e cria um espaço para os pensamentos (muita gente chama isso de meditação ou processo criativo);
  • Quando faz isso, sua mente vasculha em toda a sua existência em busca de situações parecidas (vividas por você ou por outras pessoas), ou opostas para criar um comparativo;
  • Dando o tempo necessário para sua mente, que varia de pessoa para pessoa, ela trará uma solução, ou várias possibilidades de solução.

Tudo isso ocorre em nível subconsciente, por isso é tão importante que você “peça” para sua mente resolver o problema, reflita sobre ele, e dê o tempo que ele precisar para encontrar a solução.

Note que você lembrará dos grandes executivos em poses de contemplação. Isso é porque eles aprenderam isso.

É claro que vai ter momentos de correria, onde você precisa se virar em várias pessoas para dar conta. Só que isso deve ser a exceção, nunca a regra.

Sabe quando você acorda com uma ideia incrível, do nada? Então, foi sua mente trabalhando com calma.

Conselho: sempre que puder, mas principalmente quando a coisa estiver bem complicada, PARE, respire fundo, tome um café, um chá, dê uma caminhada… Faça qualquer coisa que quebre o que você esteja fazendo.

Eu te garanto, pode me cobrar nos comentários, que você vai voltar mais produtivo e qualquer tarefa que levaria 2 horas você fará em 1 (ou em meia), juro.

Aprendi isso com um grande profissional do mercado, André Cia. Um dos melhores Copywriters da atualidade.

Ah, e não pense que a quantidade de horas trabalhadas fazer você merecer mais ou menos o sucesso.

Uma das primeiras palestras que assisti sobre produtividade e “merecimento” foi com o Erico Rocha (esse mesmo, o das sacadas), onde ele falou que muita gente o procurava dizendo:

“Erico, eu não sei mais o que fazer, trabalho 18 horas por dia e não tenho resultados, daí vejo pessoas vindo do nada e conquistando tudo o que querem. Eu sei que mereço o sucesso, mas ele não vem…”

Então ele falou algo que me marcou até hoje:

“Quando você contrata alguém para consertar a sua geladeira, importa quantas horas o técnico levou para fazer o serviço, ou o que importa é o resultado final?”

Erico Rocha e Leandro Mantelli
Participe de eventos e faça muito networking

Pare de ler esse artigo agora e pense um pouco sobre isso, reflita se você está mais para o técnico que resolve o problema logo, ou o técnico que passa o dia todo “procurando outros problemas”.

Os principais inimigos da produtividade trabalhando em casa

Sim, você começa a trabalhar em casa com toda a empolgação, cheio ou cheia de planos e pura motivação (principalmente depois que participa de alguns daqueles eventos desses “Gurus de Prateleira”, que te enchem de motivação sem nenhum conteúdo só para você falhar e comprar o curso ou mentoria deles).

Só que passa um tempinho e toda aquela empolgação se transforma em dúvidas e, inevitavelmente, você começa a se perguntar:

  • “E agora? O que eu faço da minha vida?”

Bem, essas dúvidas podem atrapalhar muito sua produtividade, mas não são o único motivo de uma possível queda de rendimento.

De acordo com o site Cores e Flores existem 4 inimigos principais da produtividade para quem trabalha em casa. Vamos conhecê-los?

Sedentarismo

Sei que muitas vezes você vai ter tanta coisa para fazer que vai deixar lazer e exercícios de lado. Não faça isso, por mais que você esteja sem tempo, descuidar da saúde física vai cobrar uma conta muito cara.

Até existe uma frase que diz:

“Passamos a vida comprometendo nossa saúde para ganhar dinheiro. Depois passamos toda a velhice gastando esse dinheiro para cuidar da saúde”.

Fora que já é comprovado que pessoas que praticam exercícios físicos conseguem ter mais energia e concentração comparado a quem não pratica nada.

Duvida? Veja o que diz o blog de saúde da Editora Abril:

“Além de ajudar a manter o corpo fisicamente disposto, a atividade física impacta diretamente na esfera mental. O excesso de informação típico dos nossos dias pode levar a um esgotamento que afasta as pessoas de seus compromissos. Não à toa se recomenda priorizar um tempo para desacelerar o ritmo e encontrar no exercício o equilíbrio de que a mente precisa.”

Falta de Disciplina – Distrações

É muito comum atropelar as tarefas quando se trabalha sozinho. Preocupe-se em criar uma rotina que separe seu dia em blocos.

Dê o melhor de sí dentro que cada bloco de tempo. Então, relaxe por alguns minutos e siga para o próximo.

Uma boa dica é você separar um desses blocos de tempo para deixá-lo vazio.

Assim, se alguma tarefa exigir um tempo extra, você não atropelará nada para concluí-la. E se tudo correr bem, terá um tempo extra para estudar.

Falta de Prioridade – Saiba dizer não

Outro erro comum de quem começa a trabalhar em casa é querer abraçar o mundo. É muito importante que você tenha um planejamento (vou falar sobre isso no próximo tópico).

Eu sei muito bem como é isso, pois até hoje eu preciso me policiar para não cair nessa tentação.

Como o fundador da Apple, Steve Jobs falou diversas vezes, empreender não se trata de dizer sim para um projeto, mas de saber dizer não para todas as outras oportunidades que aparecerem depois que você optar por uma.

Sim, eu sei que vai bater uma angústia e uma dor na consciência estar mal financeiramente e recusar oportunidades. Porém, acredite que você tem um objetivo e só vai realmente progredir se seguir firme nele.

Recomendo os livros: A Única Coisa e Essencialismo, que falam justamente sobre isso. Em resumo, todos os dias se pergunte se você pudesse fazer uma única tarefa nesse dia, uma única tarefa que deixasse você mais perto de seu objetivo, qual seria?

Com essa resposta em mente, faça isso, depois todo o resto será “lucro”.

E se pergunte sempre se as tarefas que está executando estão trazendo real retorno financeiro para seu negócio.

Se a resposta for não por dias seguidos, repense todo seu negócio urgentemente.

Falta de Planejamento

Esse assunto não pode ficar em um sub tópico. Porque é importante demais, então toma esse tópico!

Antes de Tudo: Planeje

Isso é o principal para que todo o resto flua.

Como você vai saber que está atingindo seus objetivos trabalhando em casa se não souber para onde está querendo ir?

Portanto, dedique um bom tempo nesse planejamento, porque ele não pode ser simplesmente: “Quero ter o máximo de clientes que eu conseguir”…

Coloque no seu planejamento números e porcentagens reais, tangíveis. Não adianta ter milhares de ideias para ganhar dinheiro, ou ideias de negócios, se não tiver como medir sua evolução.

Dica: se você estiver muito no início e não fizer ideia de quais números pode alcançar, você tem duas escolhas:

  • Tente estudar mais a fundo seu mercado para saber os números dos seus futuros concorrentes. Isso já lhe dará um bom norte;
  • Se isso não for possível, pense em quantas vendas precisará fazer para conseguir manter o negócio viável, pagando todas as contas incluindo o seu salário.

Feito isso, crie metas otimistas e pessimistas. E corra atrás.

Somente tendo um bom planejamento, e ele sendo claro e simples, é que você poderá tomar todas as decisões mais corretas para se manter no caminho do sucesso.

Mantenha-se Simples

Você notou que eu falei em planejamento simples? É porque ele precisa ser simples.

Não subestime o poder da simplicidade, nós os humanos temos a mania de achar que só é grandioso o que for complexo. Pois saiba que esse pensamento está equivocado.

Quanto mais você mantiver suas metas simples, mais controle você terá. Mais fácil de acompanhar e metrificar será.

Não se engane, manter as coisas simples requer muito esforço, estudo e constante reavaliação.

Porque é muito mais cômodo “emendar” soluções ao que já temos do que ter que, algumas vezes, repensar e refazer tudo.

Mantendo as coisas o mais simples possível você cresce muito mais rápido, mais barato e mais sustentável.

Eu por exemplo, quantas vezes começo a ter milhares de ideias de projetos e técnicas e etapas e processos…

Daí eu paro e me lembro que sou só uma cara que escreve artigos sobre Marketing, para ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos.

Isso é simples, mas perceba a complexidade que só isso já traz:

  • Ter que estar sempre me atualizando sobre o mercado;
  • Estudar o Google Constantemente para seguir as regras;
  • Revisar os artigos já postados para mantê-los atualizados;
  • Transformar esses artigos em roteiros para os vídeos;
  • Responder comentários;
  • verificar constantemente a performance do site…

Agora, imagina se além disso tudo eu ainda quiser ficar criando produtos, trabalhando outros nichos…

Sou só um. E aceito essas limitações, dessa forma, aquilo que eu quiser fazer, vou fazer com a maior energia possível.

Agora, vamos para o tópico que eu considero um dos mais importantes desse artigo.

Vamos ver quais são os nichos que permitem que você possa trabalhar em casa, criando sua renda extra ou, realmente construindo sua empresa online ou não

71 Ideias de Negócios para você Trabalhar da sua Casa, Construir seu Negócio e Ganhar Dinheiro

Não sou ninguém para te dizer o que você pode, ou não, fazer da sua profissão. Mas, para quem está decidido a trabalhar em casa, como eu disse antes, seja por desejo ou por necessidade, essas dicas podem ajudar muito.

E, só para deixar bem claro, não existe oportunidade melhor ou pior, boa ou ruim. Isso depende muito da sua vocação, do que você gosta de fazer e, principalmente, do que você não gosta.

Vou dar um exemplo, minha esposa ama cozinhar, e criou um canal de culinária no Youtube chamado Bora Provar, e um site de receitas com o mesmo nome (se você gosta de culinária, clique nesses links para conhecer seu trabalho).

Ela não se importa se vai lucrar dinheiro com isso (embora eu acredite que, com o tempo e determinação, ela vá), só que ela dedica horas do seu dia nesse projeto por puro amor.

Então, imagina quando ele decolar e começar a dar lucro, então ela poderá se dedicar somente à isso, e vai crescer ainda mais rápido.

Já, eu, adoro vê-la criando suas receitas – e principalmente comendo todas elas 😋. Mas, meu gosto pela culinária se limita à um bife com arroz, e churrasco nos finais de semana.

O que eu quero dizer com isso é que você vai pesquisar e encontrar muitas pessoas mostrando o “palco” se suas realizações: muita grana, reconhecimento, prêmios… 

E vai cair no erro de comparar com os seus “bastidores“: trabalho excessivo, nenhum reconhecimento, falta de dinheiro…

Aqui vai meu conselho mais importante:

“Nunca compare seus bastidores com o palco dos outros”.

Nada vem por acaso, tudo é fruto de muito trabalho e networking – se você ainda não começou a fazer seu networking comece o quanto antes.

Muito do que as pessoas chamam de “sorte” é, na verdade, trabalho duro que foi reconhecido por alguém de seu círculo de networking, e que tinha uma demanda para aquilo.

E é o que basta, na maioria das vezes, para um negócio começar a decolar.

Agora que já falei o que você precisava saber, vamos os nichos com maiores oportunidades de você ter sucesso ganhando dinheiro em casa:

Para quem quer trabalhar em casa fora da internet

Ramo de Produtos e Vendas
1. Trabalho artesanal
2. Produção de alimentos
– 2.1 Doces Gourmet
– 2.2 Confeitaria Caseira
– 2.3 Marmitas Saudáveis
– 2.4 Salgados Congelados
3. Produção de bebidas
4. Revenda de produtos
– 4.1 Marketing Multinível (MMN)
5. Aluguel de produtos
6. Brechó
7. Conserto de roupas
8. Conserto de móveis e estofados
9. Fabricação de Móveis
10. Organização / Animação de casamentos e festas
– 10.1 Cerimonialista
– 10.2 Músico
11. Escritor
12. Jornalista
13. Tradutor
14. Mecânico
– 14.1 bicicleta
– 14.2 carro
– 14.3 moto
15. Cuidador de Idosos
16. Babá ou Babysitter
17. Doula
18. RP – Relações Públicas
19. Chef pessoal ou serviço de bufê
20. DJ
21. Designer de interiores
22. Profissional de “adaptação” da casa
23. Florista
24. Narrador
25. Designer de Joias
26. Jardinagem e Paisagista
27. Envelopar cartas

Para quem quer trabalhar em casa usando ou não a internet

Ramo de Prestação de Serviços (com poucas exceções, todos podem ou não ser entregues totalmente online)

28. Consultoria
– 28.1 Consultoria de investimentos
– 28.2 Consultoria de marketing
– 28.3 Consultoria financeira
29. Programador
– 29.1 Desenvolvimento web
– 29.2 Desenvolvimento de games
– 29.3 Criação de aplicativos
30. Design e edição de vídeos
31. Coaching
32. Estética (serviço ou curso)
– 32.1 Maquiador(a)
– 32.2 Cabeleireiro(a)
– 32.3 Massagista
33. Personalização de artigos
34. Fotografia
35. Aulas de dança
36. Responder pesquisas
37. Aluguel de quarto
38. Personal Stylist, buyer / shopper
39. Técnico em manutenção de eletro eletrônicos
40. Hospedagem de Pets
41. Telemarketing / Vendas / Atendimento ao Cliente
42. Artista
43. Contador
44. Consultor
– 44.1 Consultor de Planejamento Universitário
45. Trader
46. Motorista de Uber
47. Organizer: Organizador profissional
48. Serviço de Limpeza em Casa
49. Especialista em digitação de dados
50. Arrumar cestas de presente
51. Ilustrador freelancer
52. Contador

Para quem quer trabalhar em casa pela internet

Trabalhando por conta:
53. E-commerce
– 53.1 Dropshipping
– 53.2 Mercado Livre
– 53.3 Magazine Luiza
54. Blogs
– 54.1 Google AdSense
– 54.1 Native Ads
55. Agente de Viagens
56. Criação de ebooks
57. Criação de cursos online em vídeo
58. Infoprodutor Digital
59. Afiliação de produtos
60. Copywriting
61. Aulas online
62. Canais no Youtube
– 62.1 Google AdSense
63. Digital Influencer
64. Venda de espaço publicitário online
65. Gestão de redes sociais
66. Redação
67. Revisão
68. Aulas particulares
69. Tradução
70. Importação de Produtos
71. Assistente virtual

Caso tenha faltado algum nicho, justamente o que você já atua ou pensa em atuar, indique-o nos comentários para que eu possa incluí-lo aqui e enriquecer ainda mais esse artigo com a sua colaboração.

Sites que ajudam a encontrar trabalho em casa

Nesse tópico vou ser mais abrangente e apresentar diversos sites com conteúdos e ofertas de oportunidades.

Agora que você já conhece todos os nichos que permitem isso, vamos conhecer vários sites que vão te ajudar a encontrar essas oportunidades de trabalho ou emprego remoto 👍

Conheça sites para você arrumar um emprego que lhe permita trabalhar em casa com carteira assinada:

  • Catho: Segundo a Wikipédia, A marca Catho foi inaugurada por Thomas Case em maio de 1977, com a criação da Catho Recolocação de Executivos, a primeira empresa a atuar nesse segmento no Brasil. Catho é um site brasileiro de classificados de empregos. Sua sede fica localizada em Barueri, no estado de São Paulo. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos.
  • Infojobs: Infojobs.com.br iniciou suas operações no Brasil em 24 de março de 2004 como Infoemprego.com.br. Em Fevereiro de 2007 recebeu uma nova plataforma tecnológica e uma nova marca: InfoJobs.com.br. Diferente da Catho, que está mais para uma empresa de RH, a Infojobs é um grande portal onde empresas e candidatos podem dar match – tipo um tinder de negócios hehehehe.
  • Manager: A Manager Empregos foi fundada no ano 2000 e hoje é um dos principais sites de Recursos Humanos do país. E além de oferecer informações e orientações importantes sobre carreira e mercado de trabalho, o site conta com uma vitrine profissional onde os candidatos podem cadastrar seus currículos para serem avaliados por milhares de empresas que divulgam ofertas de trabalho e prospectam currículos diariamente.
  • Vagas.com: Possui mais de 3 mil empresas cadastradas, segundo ela própria, das 100 maiores empresas do país, 71 estão cadastradas e oferecendo vagas em sua plataforma, 100% gratuita. Os candidatos podem cadastrar o currículo, buscar por emprego e receber alerta de vagas por e-mail. Atua no Brasil há mais de 15 anos.
  • Curriculum: Muito simples de utilizar, você faz seu cadastro gratuito, informa as áreas de sua preferência e a plataforma passa a enviar todas as vagas que surgirem (e as em aberto), para seu e-mail. E ela também faz o inverso, apresentará seu curriculum para todas as empresas que buscarem profissionais com o seu perfil.
  • Indeed: A empresa está presente no mundo todo, com escritórios espalhados em 60 países e está disponível em mais de 28 idiomas. Oferece aplicativo para dispositivos móveis, assim você se atualiza das oportunidades de onde estiver.
  • Sine: Trata-se um classificado online de vagas de emprego, em todo o Brasil e promove o contato direto entre empregador e trabalhador. Por tratar-se de um órgão oficial do governo federal, também oferece dados estatísticos sobre taxas de desemprego. E oportunidades para trabalhadores com pouco estudo e experiência.
  • Adzuna É um “Google do emprego”, pois agrega em seus sistemas diversas plataformas de emprego. Atualmente oferece mais de 300 mil vagas em todo o Brasil. Além de publicar artigos semanais sobre carreira e empregos’’.
  • Trampos: Fundada em 2013, sua missão é empoderar profissionais para as carreiras do futuro. Possui mais de 500.000 cadastros e oferece muito conteúdo e cursos (atenção, alguns são pagos) para seu desenvolvimento.
  • Empregos: Esse já está no mercado desde 1998 e também oferece diversos treinamentos tanto para empresas quanto para candidatos

Além, é claro, dessas empresas grandes o suficiente para criarem seus próprios programas de recrutamento:

  • Philips do Brasil: Essa empresa dispensa apresentações, pois já faz parte da vida dos brasileiros há algumas gerações. E não ficou de fora dessa tendência atual de home office, oferecendo algumas vagas para quem deseja trabalhar no ramo da tecnologia.
  • Locaweb: Locaweb é uma empresa brasileira de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem, líder no Brasil e na América Latina, segundo pesquisa da International Data Corporation em 2011. Wikipédia
  • Home Agent: Empresa que terceiriza centrais de teleatendimento. Foi fundada em 2011 e diz prezar pela qualidade no serviço prestado, mas principalmente, pela satisfação de suas equipes. Seu lema é: Pessoas felizes rendem mais.
  • Partner Hero: Outra empresa que terceiriza serviços para Startups. É focada na experiência do consumidor. Porém, seu site é todo em Inglês (isso não deveria ser problema para você), mas oferece hubs para se trabalhar em casa a partir do Brasil.
  • Somos B2W: Já pensou trabalhar em home office para grandes e-commerces como Submarino, Shoptime, Americanas… Pois saiba que essa possibilidade existe, e não é só uma renda extra que eles oferecem. Todas essas lojas virtuais, e muitas outras, fazem parte de uma empresa chamada B2W e oferece diversas oportunidades.
  • Dell: Precisa falar dessa empresa? Uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, gigante no Brasil. Pois a Dell também entrou na onda do home office e oferece oportunidades para você ganhar dinheiro em casa, trabalhando pela internet.
  • Intel: A maior fabricante de chips e processadores do mundo entrou nessa lista por oferecer vagas de trabalho remoto para diversos países no mundo todo. Se você estiver lendo esse artigo de outro país, ou se conhece alguém que more fora do Brasil e esteja procurando emprego, vale a pena dar uma olhada nessa lista de vagas.
  • Amazon: Outra grande multinacional do comércio eletrônico também oferece oportunidades de carreiras para trabalho remoto. Porém, no momento em que estou escrevendo esse artigo não existe nenhuma vaga em aberto para o Brasil. Mas, não custa dar uma verificada.
  • TicketLog: Essa é uma empresa de “vales” eletrônicos que nasceu em 1990. Tipo, alimentação, gás, refeição… Tudo em um único cartão para que empresas possam entregar benefícios para suas equipes de forma mais organizada. Para quem recebe esse benefício funciona como um cartão de crédito pré-pago. Na verdade seu programa de contratações fica dentro da Infojob.
  • Gol: Uma das maiores companhias aéreas da América Latina. Porém, muito prejudicada pela crise causada pelo novo Coronavirus. Não sei se está contratando agora, mas ela tem um histórico de contratar para seu teleatendimento pessoas em regime home office. Vale a pena ficar acompanhando.
  • Natura: A maior empresa de cosméticos do Brasil (6,3 mil colaboradores) ainda vai aparecer mais uma vez nesse artigo, mas agora vamos falar sobre as oportunidades de trabalho remoto que essa empresa oferece. Basta entrar nesse link que eu indiquei (clicando no nome), e você terá acesso a uma tabela com varias vagas em aberto e poderá escolher por cidade, idioma, nome da vaga etc.

Estes sites te ajudarão a conseguir uma renda extra através da internet.

  • GetNinjas: Esse eu usei muito lá atrás, é o “tinder” do freelancer. Nele, você cadastra os serviços que oferece e ele passa a te avisar sempre que alguém solicitar esse serviço. Daí é só entrar em contato e combinar os detalhes. Existe a versão paga que te dá mais visibilidade. Mas a free já é ótima.
  • Fiverr: Se você arranha o Inglês vai querer estar nesse site. Sua ideia original era oferecer diversos serviços freelancer por U$5,00. Porém, como tempo os preços foram variando e hoje muita gente oferece combos que vão agregando no valor.
  • Vinte Conto: É a versão brasileira do Fiverr. Nesse site você pode oferecer seus serviços, o serviço que quiser, mas ele precisa custar R$20,00. Sei que é muito pouco, porém é uma ótima oportunidade para você se apresentar para o mercado e mostrar que seu trabalho vale muito mais que isso.
  • 99freelas: Eu amo esse site, já contratei muito freelancer por ele. Você deve ficar atenta aos reviews dos usuários quando for prestar um serviço. Pois isso vai influenciar na sua reputação dentro da plataforma. Reputações altas trazem melhores clientes e, consequentemente, valores mais altos.
  • Freelancer: Acredito que conhecimento é o que nos abre oportunidades. Conhecer esse site pode te colocar em contato com tomadores de serviços de qualquer lugar do país. Essa é uma empresa holandesa que presa pela transparência e qualidade de seus cadastros. Então, capriche na qualidade do seu serviço prestado.
  • MaxMilhas: Aqui é realmente uma oportunidade de uma rendinha extra (não se empolgue), e só vale para quem tem cartão de crédito e o utiliza bastante. Sabe aqueles pontos que você acumula, não usa e perde tudo? Sim, os bancos sempre oferecem pontos como uma grande vantagem, mas que no fundo você nem sabe para que serve. O máximo que consegui até hoje foi trocar por uma pipoqueira elétrica. Aliás, muito útil quando estamos com preguiça! Enfim, aqui você pode vender todos aqueles pontos para alguém que queira comprar milhas e economizar na viagem. E todo mundo ganha.
  • Workana: Outra alternativa ao Fiverr, VinteConto e 99freelas, aqui não tem limitação de preço, funciona tipo um leilão, mas você pode criar tipo um Mercado Livre de seus serviços, montar combos etc.
  • Crowd: Outra grande alternativa para freelancers. Esse site não cobra comissão de quem presta o serviço, mas de quem contrata. E só aceita cadastro de empresas com CNPJ. O que profissionaliza todo o processo.
  • Angel: Para quem curte o mercado de Startups e adoraria trabalhar nessa área, ajudando marcas a nascerem e se desenvolverem. Quem sabe o próximo unicórnio não passe pelas suas mãos?
  • Gamedev: Você ama o mercado de games e adoraria trabalhar nesse ramo? visite esse site. E não se preocupe se não sabe programar nada. A indústria de games exige também ótimos profissionais de marketing, redação, administração, limpeza.
  • Crypto: Se você manda bem com criptografia, blockchain e criptomoedas esse é o se site salvo nos favoritos, hehe. Aqui você vai estar em contato com milhare de outros profissionais da mesma área e poderá contratar, ser contratado, fazer parcerias e tudo o mais que for útil para você. De nada, me agradeça depois hehehe.
  • Mercado Livre: esse você já conhece, acredito, e pode servir tanto para se desfazer daqueles itens que não tem mais serventia para você, como para começar a montar um negócio real. O Mercado Livre vai te dar muita visibilidade e existem vários cursos que ensinam algumas técnicas para você se destacar por lá.
  • OLX: Nasceu como um site de trocas, e ainda mantém isso em algum nível. Mas é mais uma alternativa ao Mercado Livre, porém com as negociações e pagamentos ocorrendo diretamente entre vendedor e comprador. Bom para uma renda extra pontual.
  • Rent a Local Friend: Se você mora em algum lugar turístico, ou que receba bastante gente, pode fazer sentido para você conhecer esse site. Sua lógica é bem simples, você se cadastra como um “amigo local” um tipo de guia turístico. E ganha um dinheiro para isso.
  • Hotmart: Se você já ouviu falar em mercado de afiliados, deve conhecer essa empresa (se ainda não conhece, daqui a pouco eu vou falar disso). A hotmart é uma plataforma de cursos e infoprodutos. Ela facilita muito o trabalho de quem está começando porque te entrega todo um sistema de pagamentos para você integrar em seu negócio. E, se você não tem nenhum produto próprio, pode se afiliar em produtos de terceiros e receber uma comissão por cada venda.
  • Monetizze: Alternativa à Hotmart. Eu ainda tive a sorte de conhecer a Monetizze no início, quando a gente conseguia ter o telefone pessoal do Márcio Motta (e ele te atendia). A Monetizze se diferenciou da Hotmart por aceitar, também, produtos físicos na sua plataforma.
  • Eduzz: Como o nome já diz, é uma plataforma de afiliados mais voltada para a educação, também tem a opção de produtos físicos. Seu diferencial sempre foi cobrar a metade das taxas das outras duas.

Vale lembrar que todos os sites acima podem, e devem, ser utilizados para você encontrar parceiros e mão de obra para não precisar tocar seus projetos sempre só.

E estes sites vão te ajudar a alavancar seu home office, transformando em uma empresa forte e lucrativa.

Todos os sites acima vão te ajudar nessa etapa, mas aqui nesse tópico eu resolvi separar empresas que oferecem cursos e treinamentos – muitos deles gratuitos.

Que vão te ajudar a se preparar profissional e emocionalmente para trabalhar em home office e entrar para o mundo do empreendedorismo digital.

Agora chegou a hora de eu entregar minhas fontes. Não só a Rock como todos os sites que vou indicar nesse tópico, foram imprescindíveis para que eu conquistasse o conhecimento que tenho hoje:

  • Édipo Tolentino: O Édipo é um cara que eu tenho o prazer de conhecer pessoalmente e acompanhar seu crescimento nesse mercado. ele tem muito conhecimento. E sabe aplicar como poucos. Vale muito a pensa seguir o Édipo, inclusive no Youtube. Ele também tem cursos incríveis de Copy e outros assuntos que serão muito importantes para que você melhores seus resultados de vendas.
  • Rock Content: Essa empresa possui tanto material gratuito que você vai estar muito bem servido. Além da Rock University – uma verdadeira universidade de Marketing Digital. Criada para ser uma empresa de Marketing de Conteúdo, se viu obrigada a treinar o mercado para criar demanda para seus serviços. E hoje se destaca como uma das fontes de conhecimento mais confiáveis. Fortemente recomendada.
  • Viver de Blog: O Henrique Carvalho é outro dinossauro do MKT Digital. Quando eu entrei nesse mercado ele já tinha resultados expressivos e só se destacou cada vez mais. Tive a oportunidade de participar de sua mentoria e só pude comprovar que ele realmente é quem mostra ser – o que nesse mercado é raro, acredite. O conteúdo de seu blog tem muita informação importante para quem vai fazer do empreendedorismo via Marketing Digital seu foco.
  • Inglês Winner: Você precisa saber se virar no Inglês para realmente se destacar nesse mercado. A grande maioria das informações que chegam no Brasil já foram testadas por outras pessoas e já não é mais tão novidade assim. O que no começo é bom, pois te ajuda a seguir em um caminho mais seguro. Só que, quando você estiver trabalhando em um nível mais alto, crescendo e assumindo uma espaço maior no mercado, vai precisar desenvolver conhecimento próprio. O Paulo Barros oferece a melhor didática e plataforma para ensinar inglês que eu conheço. E é uma pessoa super acessível. Você precisa conhecer o Inglês Winner do Paulo Barros.
  • Neil Patel: O Neil é um desses caras que a gente acha que não são desse planeta. Ele possui várias empresas e ainda tem tempo de criar conteúdo em vídeo e texto sobre tudo o que envolve o empreendedorismo digital. Ele aborda todos os assuntos que serão relevantes para quem quer atuar sério no mercado. É outro que eu recomendo.
  • Alex Vargas: dizem que o melhor fica sempre para o final, né? Não é esse o caso, pois todos dessa lista vão te ajudar a adquirir conhecimento de muita qualidade. Mas, eu diria que se você estiver no estágio muito inicial, em saber que rumo tomar, você deveria começar por aqui. Não que o Alex Vargas não aborde temas mais avançados, ele aborda e muito bem. Só que o Alex é o responsável pelo programa Fórmula Negócio Online (que eu citei lá no começo). Que é um programa, praticamente uma faculdade, de cursos sobre empreendedorismo digital que vai desde o Zero absoluto até altos ganhos (tem alunos dele que chegam a faturar 17 Mil por mês –  outros até mais que isso). Então, eu recomendo que você comece por aqui.
  • SEBRAE: Esse dispensa apresentações, é um órgão realmente focado em ajudar quem quer que seja, do pequeno ao grande, a alcançar os recursos de conhecimento necessários para começar uma empresa competitiva. E para quem busca oportunidades de Home Office isso não seria diferente, separei um link especial do SEBRAE para quem quer saber e se capacitar mais para isso.
  • Caio Rodrigues: Esse é um nome que merece ser acompanhado, comecei a seguí-lo a pouco tempo e é bem específico para quem deseja aprender mais sobre tráfego orgânico, SEO. Ele promove lives com certa frequência em seu Youtube e, recentemente pude participar de uma delas, então posso afirmar: Ele responde tudo o que perguntam, sem fugir de nenhuma resposta, e entrega muito conteúdo. Vale a pena acompanhar seu canal. 
  • Mulheres Empreendedoras: Esse é um site voltado para o universo feminino, e destaca muito bem a realidade e o papel da mulher no universo do empreendedorismo. Sempre atualizado e com ótimas matérias.

Hoje são esses os principais nomes que eu sigo no mercado. Que abordam o empreendedorismo, principalmente o digital, que é o que te dará as ferramentas e possibilidades de montar um negócio lucrativo, que gere renda e receita para que você ganhe dinheiro trabalhando em casa.

Sigo vários outros nomes, também, só que muito mais voltados para SEO e conteúdo, que são as áreas que eu domino. Mas, se você quiser mais sugestões, pergunta aí nos comentários que terei o maior prazer em responder.

Franquias Online podem ser uma solução para trabalhar pela internet

Sim, você não precisa começar do absoluto Zero se tiver algum dinheiro para investir. A grande vantagem das franquias é o suporte.

A grande maioria oferece treinamento, suporte e acompanhamento até você começar a ter lucro e andar “com as próprias pernas“.

Mas, para isso, você precisa escolher muito bem seu nicho e qual empresa quer se tornar “sócio”. Busque sempre informações sobre a empresa franqueadora.

Para trazer algumas alternativas bacanas para você, fui buscar no site Echosis uma lista com algumas empresas para você avaliar (caso esse seja seu desejo):

  • Echosis: Empresa de Marketing Digital;
  • Procob: Oferece soluções para as áreas de consultas cadastrais, proteção contra fraudes online e presencial;
  • Sandaliaria: É especializada em sandálias e acessórios, que tem como diferencial a personalização por imagem digital;
  • Comics Camisetas: Trabalha com camisetas masculinas e femininas, e disponibiliza estampas diferenciadas, trazendo as tendências sobre música, filmes, personalidades, humor e artes em geral;
  • Cuidador Virtual: Empresa de teleassistência para idosos. Oferece atendimento 24 horas, personalizado e durante os 7 dias da semana;
  • RHF Talentos: Recursos humanos que oferece um portal de negócios e oportunidades tanto como agência de RH, como consultoria em diversas áreas;
  • Bye Bye Paper: Atua na área de digitalização, gestão eletrônica de documentos e gestão de conteúdo;
  • Clube Turismo: Rede de agências de viagem e oferece aos clientes serviços e produtos completos na área de turismo;
  • Gigatron: Atua no mercado de gestão empresarial, oferecendo softwares e soluções para diversos segmentos;
  • Miarte: Comercializa bolsas e calçados femininos, com o slogan “amigas vendendo para amigas”.

Caso você tenha a intenção de criar sua própria rede de franquias, tenho 11 passos para te indicar.

Ferramentas para aumentar sua produtividade

Ferramentas para aumentar a produtividade
com essas ferramentas você vai fazer mais em menos tempo

Alguns desses links são links de afiliado e eu receberei uma comissão caso você adquira alguns desses serviços (jogo limpo com você e você me ajuda se quiser 😉).

Armazenamento e compartilhamento de arquivos

Dependendo do seu ramo de atuação, pode ser necessário compartilhar arquivos entre vários usuários, se for algo pontual, de vez em quando, eu recomendo o wetransfer.com que é gratuito até 2Gb por transferência.

Porém, se você precisar compartilhar os mesmos arquivos com frequência, como tabelas de acompanhamento, imagens, ou o que quer que seja, você vai precisar de um servidor em nuvem.

Servidor em nuvem é como um pendrive, só que na internet, e permite o compartilhamento de arquivos entre múltiplas contas, ou seja, nada de você ficar dando sua senha para todo mundo.

Dessa forma você mantém o controle sempre, e pode restringir e revogar o acesso de outras pessoas a determinadas pastas.

Alguns servidores na nuvem que podem ajudar você a trabalhar em casa com mais profissionalismo:

  • Dropbox;
  • Google Drive;
  • OneDrive;
  • iCloud.

Organização e compartilhamento de tarefas

Muitas vezes você precisará gerenciar remotamente um terceirizado, ou criar uma lista de tarefas com seu cliente para facilitar a solicitação de informações ou, permitir que ele acompanhe o avanço do trabalho contratado.

Para isso, existem ferramentas altamente customizáveis, onde você pode atribuir tarefas, prazos e responsabilidades:

  • Trello;
  • Monday.

Controlar as horas trabalhadas da sua equipe

Se você contratar alguém por horas trabalhadas como vai controlar quanto tempo realmente essa pessoa passou trabalhando em casa para você?

O mesmo vale para você, caso tenha sido contratado ou contratada para dedicar um número determinado de horas por dia. Assim, você torna sua prestação de serviço remoto mais transparente.

Há algum tempo isso seria impossível. Mas, agora existem ferramentas para isso.

As ferramentas a seguir, além de servirem como um “livro ponto”, também permitem controlar quanto tempo cada tarefa levou para ser executada – isso serve para você analisar o retorno que cada tarefa impacta nos seus resultados. Algumas ferramentas para isso:

  • Toggl;
  • Bitrix.

Reuniões virtuais

O que nasceu como uma alternativa aos interurbanos, acabou se tornando uma ferramenta imprescindível, não só para quem precisa trabalhar em casa, mas para qualquer trabalho remoto e qualquer negócio online.

As ferramentas de teleconferência, ou como são conhecidas atualmente “calls”. E existem muitas, algumas permitem, inclusive, criar salas com diversos participantes:

  • Skype;
  • Hangouts;
  • Zoom;
  • Whereby;
  • Whatsapp.

Planilhas e documentos

Talvez as ferramentas mais utilizadas atualmente sejam os documentos de texto, planilhas e apresentações de slides – as mesmas utilizadas desde o nascimento dos computadores.

Porém, essas ferramentas se atualizaram e permitem você compartilhar cada arquivo e trabalhar no modo colaborativo, onde várias pessoas atualizam um mesmo documento ao mesmo tempo:

  • Google Docs;
  • Office online.

Site e hospedagem

Você vai precisar de um site? Provavelmente sim, então vai precisar conhecer alguns serviços que podem te ajudar, caso você não queira, ou não possa contratar alguém para cuidar disso para você.

Primeira coisa é comprar seu domínio, que é seu endereço na internet, tipo: www.suaempresa.com.br, saiba que existem diversos serviços que oferecem isso (e são confiáveis), mas se você quiser comprar um com o final “.com.br” o ideal é ir direto no registro.br, pois é o órgão oficial.

Depois, vai precisar hospedar seu site, ou seja, contratar um serviço que permita armazenar e distribuir seu conteúdo para toda a internet, eu recomendo esses:

  • Hostgator;
  • Locaweb;
  • LightSail (Amazon);
  • Google Cloud Tools,

Depois disso, você vai precisar criar seu site, novamente eu recomendo que você contrate um profissional, mas se você tiver tempo sobrando e pouco dinheiro para investir, como começar com um bom CMS, que são serviços onde você “monta” seu site:

  • WordPress (o maior e mais famoso);
  • Wix;
  • Ghost.

Existem dezenas de CMS disponíveis no mercado, se você procurar vai encontrar, mas me restringi a mostrar somente dos que eu conheço.

Temas de WordPress

Se você optou pelo WordPress, saiba que existem temas profissionais, que são os layouts (a cara) do seu site.

Esses temas não são só o que “é visto” pelos usuários, mas oferecem várias ferramentas para você gerenciar seus contatos, divulgar seus conteúdos em redes sociais, etc:

  • Tema Centive;
  • Tema Épico;
  • Tema Athena.

Ferramentas bônus

O que eu citei acima são ferramentas mínimas para qualquer negócio online profissional.

É claro que quando você estiver recém começando não vai precisar se preocupar em utilizar todas elas. Mas, conforme a necessidade for surgindo você já saberá quais são.

Agora, eu gostaria de apresentar algumas ferramentas que são um pouco mais avançadas, não que sejam complexas, mas serão úteis quando você já tiver sua estrutura básica montada, são elas:

  • 12 minutos: Resumos de livros para quem não tem muito tempo para ler, mas precisa se atualizar e se desenvolver.
  • Hotzapp: Se você trabalha com clientes pelo Whatsapp, principalmente agora que ele permite pagamentos, essa ferramenta vai te poupar muito tempo, e ainda vai organizar todos os seus contatos, gerando alertas da última conversa e de quando você combinou dar algum retorno. Depois que você a conhecer não vai mais conseguir viver sem!
  • Mailchimp: Um ótimo gerenciador de e-mail, ele é gratuito até 2000 contatos (depois disso fica um pouco cara), mas se você estiver começando é a melhor alternativa. Ainda não está totalmente traduzida para o português, mas já dá para se virar.
  • Egoi: Também um gerenciador de e-mail, é paga, 100% em português, mas oferece algumas vantagens, como um criador de apps e um suporte realmente rápido.
  • LeadLovers: Possuem o Blog Automação e Vendas que vale a pena ser acompanhado de perto, é mais uma alternativa para seus e-mails. Só que é uma empresa brasileira, com um ótimo suporte e muitos treinamentos.
  • Evernote: Um bloco de notas que você instala em todos os seus dispositivos e permite que faça suas anotações, acesse-as e compartilhe-as com quem quiser.

Dica para quem vai Começar a Trabalhar em Casa

Agora que você já se decidiu a começar seu negócio online, trabalhando no conforto (ou desconforto) da sua casa, preste atenção em algumas dicas para o comecinho essa caminhada.

Comece pelo boca a boca

Não caia na tentação de investir dinheiro que você não tem em anúncios que você não consiga medir o retorno.

Não estou dizendo que você não deva anunciar na rádio local, ou fazer panfletos. Eles darão resultado, apenas se certifique de fazer tudo correto e ter como se manter até que esse resultado comece a aparecer.

Só que, hoje em dia, existem formas mais simples de divulgar seu negócio, e elas são as redes sociais.

Crie um perfil de seu negócio, preencha com todas as informações possíveis, focando nos seus diferenciais (estudou o mercado e os concorrentes?), e nos benefícios de seus serviços ou produtos.

Foque no Primeiro Cliente

Sim, o primeiro cliente será o mais importante, pois foi a primeira pessoa a acreditar em você e no seu potencial de resolver seu problema.

Portanto, seu primeiro cliente deverá receber muito mais do que contratou, é sua obrigação encantá-lo para que ele faça o boca a boca por você.

Lembre-se sempre que uma indicação vale por 1000 anúncios.

Tenha Clareza e Especificidade na sua Comunicação

Parece simples demais essa dica, mas ela é tão básica que poucos se lembram.

Quantas vezes você já viu anúncios dizendo que “Faço serviços gerais”, ou “Conserto eletrônicos” e ficou em dúvida se esse prestador de serviço resolveria o seu caso?

Se você faz bolos de aniversário, divulgue que você faz “bolos de aniversário que todos querem repetir“, e nunca que você faz “doces para festas”.

Tá, você pode achar que assim vai perder clientes, só que não é verdade. Dessa forma você se posiciona como referência em algo específico e ficará na mente das pessoas como uma autoridade nesse nicho específico.

Seja Firme nas suas Negociações

Quando estamos muito no começo tendemos a baixar nossos preços e aceitar qualquer proposta na ânsia de fechar um negócio.

Isso é um erro, porque quando você baixa seu preço na esperança de fidelizar um cliente, está na realidade comprovando na mente dele que seu produto ou serviço não vale o quanto você está pedindo. Simples assim.

Claro que você deve ter cobrar preços compatíveis com o mercado, mas se deixar claro quais os seus diferenciais, não negocie preços, somente resultados!

Trabalho em Casa Requer Mais Responsabilidade do que Disciplina

O assunto “Trabalho em Casa” está em alta. Vemos e lemos muitas matérias sobre esse tema, tanto sobre pessoas trabalhando em casa para alguma empresa ou em seu próprio negócio.

Mas há um tópico em comum a todos: A Disciplina.

Li muitas matérias com dicas de como trabalhar em casa, todas muito parecidas, porém todas contendo a tal palavra DISCIPLINA.

Vamos ser sinceros, é bem difícil ter disciplina CONSTANTE.

É normal você se cobrar e dizer para si mesmo “agora vou começar a ter horários, não vou me distrair com nada”.  No primeiro dia é tudo maravilha, mas sinceramente, quanto tempo isso dura?

Dá para manter a Disciplina sempre?

Ouço muito as pessoas dizerem que não servem para trabalhar em casa pois não teriam disciplina por si só. Precisam ter uma rotina certa.

Mas fiquei pensando nessa tal disciplina e, prefiro dizer, que para trabalhar em casa nós precisamos ser mais responsáveis do que disciplinados.

Claro, cada caso é um caso, mas para quem tem seu próprio negócio o mais importante é ser responsável.

No inicio eu me martirizava muito, brigava comigo quando acordava tarde, ou quando passava a manhã inteira arrumando a casa e não trabalhava.

Mas espere aí! Se existem vantagens para trabalhar em casa, por que não usá-las?

O primeiro passo é parar de se cobrar e ter a responsabilidade de saber o que você está fazendo. De achar a melhor maneira para viver bem no trabalho/casa.

Se para você o importante é cumprir horários, então faça isso. Se mesmo trabalhando em casa você precise se arrumar, como se fosse sair, boa! É isso aí!

Se no meio da manhã ou da tarde, te der uma vontade de sair para passear, ir à praia, ao shopping, não se culpe.

Se você tem um bom prazo para entregar o trabalho, não são 2 horas que vão fazer com que você não seja um bom profissional, vá em frente.

O lado positivo é que às vezes nestas “saídas” você até pode ter uma inspiração. No caminho você pode vislumbrar uma maneira de fazer ainda melhor o seu trabalho.

O importante é ter responsabilidade. Saber quais são seus compromissos, assim você vai se adaptando a cada projeto e terá sua tão sonhada qualidade de vida como sempre desejou e viverá mais feliz.

Não se culpe e seja responsável!

Conclusão: Vale a Pena Trabalhar em Casa?

Frase motivacional de Rocky Balboa

Meu amigo ou minha amiga, que prazer foi escrever esse artigo gigante e completo para você que resolveu (ou ainda está avaliando) trabalhar em casa.

Saiba que eu me cobrei fazer muita pesquisa antes de entregar esse conteúdo para você. Isso porque eu também trabalho em casa há muitos anos.

Porém, tem momentos em que ficar sozinho, ou com a família o tempo todo te pedindo coisas, pode ser um desafio muito grande. E você vai se perguntar se tomou a decisão correta.

Principalmente quando sua família não compreende o que você faz e os resultados não aparecem.

Saiba que, essa resposta desse tópico caberá somente à você. Entenda que trabalhar em casa não é melhor ou pior que trabalhar em um escritório, só é outra forma de ganhar dinheiro.

No fim das contas, tudo vai depender da sua motivação, do seu propósito e da sua resiliência.

Porque, como disse o personagem Rock Balboa em seu último filme. A sua sorte só depende de você.

Não culpe ninguém pelos seus resultados quando estiverem ruins…

Espero de verdade ter ajudado você, se ficou alguma dúvida ou se deixei de falar algo, por favor, escreve nos comentários.

Para encerrar esse artigo, quero deixar o texto completo da frase motivacional que Sylvester Stallone colocou nesse filme (se não viu esse filme, assista e depois me fale o que achou).

Essa mensagem serve para tudo, principalmente se você está começando essa caminhada de Home Office e vai começar a trabalhar em casa:

Deixa eu te dizer algo que você já sabe. O mundo não é um mar de rosas. É um lugar muito cruel e sórdido, e não importa o quão durão você seja, o mundo vai te bater até você ficar de joelhos e vai te manter assim permanentemente se você deixar. Nem você, nem eu, nem ninguém bate mais forte que a vida. Mas a questão não é quão forte você bate. A questão é o quanto você aguenta apanhar e continuar seguindo em frente; quanto você suporta e continua indo em frente. É disso que as vitórias são feitas! Agora, se você sabe o quanto você vale, então vá lá e reivindique. Mas você tem que estar disposto a suportar, e não apontar o dedo dizendo que você não está onde deveria estar por causa dele, dela, ou ninguém. Covardes fazem isso, e você não é covarde. Você é melhor que isso!

Rocky Balboa

“algumas imagens foram retiradas (com licença de uso) do site: https://www.storyblocks.com/

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Replies to “Pensando em Como Trabalhar em Casa? Veja 71 Ideias de Oportunidades [+Ferramentas] para Gerar Renda Online”

Germano

Ótimas dicas! Para quem quiser trabalhar em casa. Eu já utilizo algumas das ferramentas que você indicou. Entre elas a que fez maior diferença para mim foi o Hotzapp. Nossa, como eu perdia tempo antes. Parabéns pelo artigo.

Leandro Mantelli

Oi, Germano. Eu só indico o que eu uso ou já usei. Essas ferramentas, incluindo o Hotzapp servem exatamente para ajudar você a ganhar tempo. E no nosso mercado tempo é realmente dinheiro! Obrigado pelo seu comentário

Emanuella

Esse artigo tem tudo a ver comigo. Pois montei meu Próprio Negócio de Marmitas Fit em Casa. Ganhei muito mais do que quando trabalhava em uma empresa. Teve um mês em que eu consegui 12 Mil Reais. E tudo seguindo o que você fala nesse artigo! Para saber como eu estou conseguindo é só ver esse link: https://canaldoempreendedor.com.br/fit-lucrativo

Leandro Mantelli

Oi, Emanuella. Fico muito feliz em ter ajudado!