Empreendedorismo

Como Empreender como Webdesigner: dicas essenciais e ideias para ter sucesso

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já pensou em como empreender como Webdesigner? Se você tem o talento para trabalhar com design, tendências e comunicação visual, então pode encontrar um ramo bem interessante de trabalho nessa área.

Atualmente, o salário de um webdesigner contratado por uma empresa começa ao redor dos R$2.500,00, mas pode subir para até R$5.000,00.

Como empreender como Webdesigner

No entanto, um profissional que saiba como empreender como webdesigner pode acabar encontrando clientes na Internet e ter um faturamento médio bem maior do que esses valores.

Quer saber como empreender como webdesigner? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Entenda os muitos caminhos de como empreender como Webdesigner

O primeiro passo para poder ter sucesso na carreira é entender que existem muitos caminhos de como empreender como webdesigner. Afinal, há muito trabalho diferente na área e muitas formas de se especializar.

Por exemplo, existem os designers que trabalham exclusivamente com materiais gráficos para redes sociais. Eles elaboram imagens, trabalham com paletas de cores e são especialistas em combinar o feed de um Instagram ou Facebook para obter o melhor resultado possível.

Já outros profissionais trabalham exclusivamente com o desenvolvimento de sites, fazendo trabalhos apenas para empresas que criam esse tipo de página na Internet ou para clientes que precisam desenvolver uma maior presença online.

Por fim, existem profissionais que trabalham com toda a identidade visual dos clientes. Eles fazem logo, desenvolvem um a paleta de cores, criam o manual de aplicação da marca, fazem o site, as imagens para redes sociais e todos os outros tipos de recursos gráficos necessários para os clientes.

Portanto, existem muitos caminhos e especializações a seguir para poder atuar como webdesigner profissionalmente.

Isso leva em consideração também os diferentes conhecimentos que um profissional da área deve ter.

Por exemplo, alguém especializado só em sites precisa ter alguns conhecimentos de programação e de experiência do usuário para poder criar bons resultados.

Já quem é especializado em imagens para redes sociais precisa de conhecimentos de gestão de mídias e engajamento com o público.

Uma das grandes vantagens dessa profissão é que você pode trabalhar em casa, ou em co-works. Isso permite a você uma enorme economia com aluguel de sala comercial.

Tenha as ferramentas adequadas para poder ser freelancer

Para poder trabalhar bem como webdesigner, especialmente como um freelancer, é necessário ter algumas ferramentas adequadas para o serviço. Na prática, isso significa ter algumas parcerias e softwares para executar alguns trabalhos em específico.

Por exemplo, o Photoshop é a ferramenta básica para um profissional da área. Isso porque ele é o software gráfico mais potente de todos e ideal para a construção de todos os tipos de imagens.

Outro programa da família Adobe que é muito útil para o webdesigner é o Adobe Illustrator, muito usado para a criação de imagens vetoriais, como flyers, banners, layouts e outros conteúdos. Uma das vantagens disso para um designer é que ele se comunica muito bem com o Photoshop, já que são ambos da mesma desenvolvedora.

O InDesign e o Dreamweaver, também da Adobe, são ferramentas muito úteis para quem desenvolve sites e páginas, pois ajudam na diagramação visual do conteúdo e em partes da programação para poder ter o site funcionando da maneira adequada.

Além desses softwares, um profissional da área precisa também de parcerias com outras empresas ou profissionais, já que isso ajuda a dar uma vantagem na busca por clientes online.

Por exemplo, um webdesigner que firme uma parceria com uma hospedagem de sites com e-commerce grátis poderá trabalhar bastante com os clientes dessa empresa ao desenvolver temas visuais e outros elementos.

Já um profissional que trabalhe mais com redes sociais pode firmar parcerias com um gestor de tráfego, já que ambos podem potencializar os trabalhos ao pegar clientes em conjunto.

Saiba onde encontrar trabalho como webdesigner na Internet

Depois de montar o seu planejamento de como empreender como Webdesigner, o próximo passo é entender onde você pode arranjar trabalho como freelancer na Internet.

O primeiro espaço são sempre os sites de trabalhos para freelas. Existem muitos diferentes no mercado, cada um com as suas características específicas.

É possível fazer uma boa prospecção em sites como a 99Freelas ou Workana, que são alguns dos principais do país para freelancers de todos os tipos. Além deles, ainda existe a Trampos.co, que é uma página com vagas de empregos e outros tipos de jobs para quem quer empreender.

Para completar, as redes sociais são bons espaços onde encontrar vagas. Grupos no Facebook ou alguns perfis no Twitter são especializados em divulgar não só vagas de emprego, mas também oportunidades de jobs esporádicos para quem empreende.

É importante ter em mente que, depois de um tempo, você provavelmente já terá contatos de agências digitais e outros clientes fixos para compor o fluxo de trabalho da sua carreira solo. Nessa hora, você pode começar a pensar em expandir, contratar alguém e pegar mais projetos.

E aí, aprendeu como empreender como Webdesigner? O que achou das possibilidades? Comente abaixo!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.