Franquias

Seja Rigoroso na Hora de Escolher uma Franquia, Isso Evita a Perda do Investimento

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

*Como Escolher uma Franquia: Atualizado em 26/06/2020

Esse ano ocorrerá em São Paulo mais uma edição da maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo – entre os dias 30 de setembro à 02 de outubro, no Expo Center Norte.

Escolhendo uma Franquia
Pesquisando uma Franquia

Nesses tempos de pandemia e negócios fragilizados, essa é uma boa oportunidade para os interessados em abrir uma franquia conhecerem franqueadoras nacionais e internacionais interessadas em expandir suas redes.

Muito mais que apenas uma renda extra, uma Franquia necessita muita atenção e sinergia entre Franqueador e Franqueado para ter sucesso.

Escolher uma Franquia: Mercado em Alta

Sinto que, como o franchising está em alta, ainda há pouco critério quando alguém quer optar por um negócio.

Porém, minha experiência me diz o contrário: é preciso ser mais rigoroso na escolha por uma franquia.

Acredito que muitos negócios surjam por puro modismo. São produtos e serviços novos, que agitam o mercado por um tempo, mas que não duram.

O que aconteceu com os franqueados que investiram nestas novidades? Muitos perderam o dinheiro de uma vida!

Vale lembrar que muita coisa mudou desde que esse artigo foi escrito originalmente. Como a possibilidade – atualmente uma necessidade em muitos casos, de se trabalhar em casa.

Por isso é importante verificar se sua franquia permite alguma forma remota ou digital de monetizar o negócio.

Realidade das Franquias no Brasil

O país está carente de infraestrutura – e é por esta razão que novas franquias de serviços são bem-vindas – limpeza, jardinagem, reparos etc.

Diante desta realidade, é impossível negar que tais negócios podem ser considerados extremamente atrativos.

É preciso fazer uma análise detalhada dos números apresentados pela franqueadora. Na ânsia por abrir uma franquia, as pessoas negligenciam o estudo de viabilidade financeira do negócio.

Depois, reclamam que não conseguem se manter, que não veem perspectivas de reaver o investimento e se desmotivam. Muitos chegam a se endividar, não conseguindo cumprir os compromissos com a franqueadora.

Uma dica: procure ajuda de quem entende de números se esta tarefa for difícil para você. Eles precisam ser vistos e revistos antes de assinar o contrato.

Outra questão complicada para quem abrir uma franquia é o custo de ocupação dos imóveis.

Alguns Cuidados Antes de Assinar o Contrato

Você que está lendo esse artigo pode precisar de treinamento e mais informações de marketing.

É importante verificar se seu franqueador possui campanhas de divulgação para a sua unidade especificamente, e o quanto isso vai custar para você (se vai precisar pagar uma % dos royalties por isso).

De qualquer maneira, é recomendável que você entenda um pouco de Marketing Digital (ou Online), para isso, recomendo que você leia meu artigo sobre o Curso Fórmula Negócio Online neste blog.

Os preços cobrados, atualmente, quase sempre são abusivos. Muitas vezes, eles inviabilizam a operação. É papel da franqueadora ajudar o novo franqueado na escolha do ponto e na avaliação dele.

E vale a dica: antes de assinar o contrato de aluguel, fique atento ao prazo do contrato – se ele coincide com o prazo do contrato de franquia – e se há cláusulas “mal intencionadas” que podem trazer problemas futuros.

É preciso entender como funciona o sistema de franchising e fazer uma autoavaliação para escolher um negócio que também tenha a ver com a sua realidade de vida.

Quem não se identifica com a atividade escolhida também começa em grande desvantagem.

Conclusão: Como Escolher uma Franquia

Então, aproveite que ainda temos alguns meses pela frente e conheça mais sobre essa feira de franquias já bem tradicional.

Estude bastante sobre o mercado e os tipos de negócio disponíveis. E tente, inicialmente, não escolher por tamanho ou oportunidade, mas por identificação com o nicho e a cultura da franqueadora.

  • Texto original escrito por Melitha Novoa Prado é advogada, consultora de varejo e redes de franquia que atua na área preventiva. (atualizado por Leandro Mantelli).

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.