Você já leu meu artigo sobre oportunidades e ideias para trabalhar em casa, mas mesmo assim concluiu que seu negócio necessita de um ponto comercial? Perfeito.
Nesse artigo, muito objetivo, vou te passar um checklist prático para você ter em mão na hora de escolher seu ponto, esses item vão te ensinar como avaliar um ponto comercial com maiores chances de sucesso.
Para o varejo, a localização é um dos quesitos principais para o SUCESSO.
Porém outros fatores devem ser observados, como:
- demanda,
- acesso,
- público no entorno,
- concorrentes e etc.
Veja minha lista sobre o que levar em consideração na hora de avaliar e escolher o um ponto:
1. Localização
Ruas movimentadas ou shoppings costumam ser atrativos. A visibilidade da loja também é importante. Pontos em esquinas costumam ser valorizados.
Mas, como avaliar um ponto comercial levando em conta a localização?
Veja se os vizinhos podem atrair clientes, como uma cafeteria ao lado de um restaurante, ou expulsá-los, como uma marcenaria ao lado de uma clínica de relaxamento.
Esse é um ponto importante, pois muitas vezes o ponto em si não é atrativo, mas os vizinhos atraem exatamente o público que você busca…
2. Internet
A localização do endereço na internet é cada vez mais importante, como estar visível no Google Street View, pois muitas pessoas fazem pesquisa pela internet.
Porém, isso não precisa ser um impeditivo, pois você pode cadastrar seu novo negócio no Google Meu Negócio e ser rapidamente encontrável por quem estiver realizando uma busca pelas proximidades.
3. Acesso
Atente-se à facilidade de acesso ao ponto tanto por meio de transporte coletivo como de automóvel, o que vale para clientes e funcionários.
Verifique, ainda, se há estacionamento no local e nas proximidades.
Aqui, antes de tudo, você deve conhecer exatamente o seu público, pois cada um terá hábitos de consumo próprios, o que nos leva ao próximo tópico.
Mas, como avaliar um ponto comercial levando em conta o público?
4. Público
Um consumidor de alta renda dará prioridade para realizar suas compras de carro próprio, nesse caso um estacionamento próximo, de preferência próprio será um diferencial seu.
Um consumidor de mais baixa renda dará preferência por comércios próximos de pontos de transporte coletivo.
Agora, se o seu público é en passant, o que importa é uma fachada bem visível e atrativa, pois seu público já está em frente à sua loja independente do transporte.
Estar próximo dos clientes é essencial, principalmente para o setor de varejo.
Verifique se o público-alvo frequenta a região e quais são seus hábitos e perfil sócio-econômico:
- faixa etária,
- renda,
- nível educacional etc.
Agora vou te ensinar Mas, como avaliar um ponto comercial levando em conta a concorrência.
5. Concorrência
Em alguns casos, estar perto do concorrente pode ser positivo, como em ruas segmentadas que atraem o público-alvo ao local.
Exemplo disso são as ruas boêmias. Nesse caso o consumidor quer estar junto de várias outras pessoas, e a variedade de opções vai favorecer todos os interessantes.
Nesses casos, quanto maior a concorrência, maior a demanda.
Contudo, a tática nem sempre funciona.
Se você for abrir uma farmácia, borracharia, ou até um restaurante de almoço, outros concorrentes próximos vão disputar os mesmos clientes.
Avalie a estratégia do negócio por meio do plano de negócios e, se for prejudicial, fuja de concorrentes próximos
6. Imóvel
Avalie se a área do ponto é compatível com o lay-out planejado. A qualidade do imóvel e necessidade de reformas também devem ser examinadas.
É preciso calcular, ainda, os custos:
- reforma,
- aluguel,
- impostos,
- condomínio etc.)
E o prazo de contrato (quanto mais longo, melhor)
7. Segurança
É importante avaliar quesitos como a segurança da região. Shoppings costumam ser mais seguros do que lojas de rua, por exemplo, mas já têm incluídos os custos.
No caso de comércio na rua, é importante levar em conta possíveis gastos com equipamentos e até guardas ou vigias.
8. Consulta de viabilidade
É preciso fazer uma consulta de viabilidade na prefeitura municipal para saber se é permitido abrir a empresa no local.
A pesquisa também deve ser feita com órgãos como Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, com o órgão estadual de fiscalização das atividades industriais e poluidoras, Polícia Federal, entre outros.
Para saber exatamente o que é preciso verificar para o tipo de empresa, peça ajuda a um profissional de contabilidade.
Conclusão: Como Avaliar um Ponto Comercial
Espero realmente ter ajudado você nesse momento não empolgante e tenso que é escolher o ponto que abrigará o seu negócio.
Todos esses cuidados ajudarão sua empresa a ser mais saudável e lucrativa. Falando em lucro, recomendo que leia meu artigo sobre como aumentar o lucro da sua empresa.
Também ouso recomendar que você leia meu artigo sobre o Curso Fórmula Negócio Online para se atualizar quanto às estratégias para alavancar seu negócio.
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