O que é Omnichannel – escrito originalmente por Adriana Noviski – atualizado em 29/06/2020
Um tema recorrente nas reuniões de Marketing e planejamento da atualidade, mas que já é antigo nas feiras de varejos National Retail Federation – NRF que ocorrem todos os anos nos EUA, foi o Mobile Consumer e as vendas e o relacionamento com os clientes por meio das tecnologias digitais móveis.
Os acessos via mobile nos e-commerces e redes sociais já superam os acessos via desktop há alguns anos.
Uma das mudanças de comportamentos mais notadas por lojistas é o conceito de showrooming: quando consumidores vão às lojas apenas para testar o produto, mas finalizam a compra online.
Algumas soluções digitais já foram apresentadas para o mercado, porém, algumas ainda difíceis de serem implementadas por aqui devido a fatores como:
- regulamentação de compras por celular,
- logística e,
- tecnologias ainda difíceis de serem usadas.
Alguns pontos pesam para que se dê urgência nesse assunto pelos empreendedores, como a questão da:
- sustentabilidade,
- compartilhar conquistas com os colaboradores,
- atendimento ao cliente, porém, um deles recebeu bastante destaque –
- o OmniChannel.
A questão das experiências através da conectividade com a internet ainda rende “muito pano pra manga”. Veja alguns deles:
OmniChannel
Quem trabalha em varejo já deve ter ouvido ou vai ouvir falar muito do novo conceito Omni-Channel. Se ainda não ouviu, talvez você precise se atualizar. Um curso que recomendamos aqui no blog é o FNO 3.0.
Essa é a maior tendência de mercado digital dos últimos anos e deve embasar toda a comunicação de todas as empresas, independentemente do tamanho.
Não há mais diferenças entre loja física ou virtual. O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa.
O consumidor de hoje é multicanal e cross canal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e prático para ele e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais.
Entram nessa história:
- as próprias lojas físicas,
- venda porta a porta,
- E-ecommerce,
- Mobile Commerce,
- TV commerce,
- Social Commerce, etc.
Não existe somente um canal de compras.
Integração e Engajamento
O consumidor não distingue mais on-line do off-line. Quando está on-line, ele está conectado as redes sociais, está compartilhando, validando suas opiniões com amigos, pesquisando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista.
Segundo pesquisas recentes feitas nos EUA, constatou-se que o consumidor que participa da vida social da Marca através de redes sociais como twitter, facebook e foursquare, por exemplo, vai consumir e indicar mais os produtos ou serviços de determinada marca.
Inclusive algo que antes era grande motivo de diferenciação por parte dos clientes eram a quantidade, ou o tamanho, das lojas físicas. Isso mudou e, hoje, grandes varejistas físicos competem com lojas virtuais onde seus responsáveis trabalham, literalmente, em casa – regime home office.
Isso é o engajamento do consumidor com a marca, porém a comunicação deve ir de encontro aos interesses do consumidor, não somente do que a marca quer “empurrar” para ele.
Consumidores conectados
O numero de consumidores que consultam online antes de comprar em lojas físicas aumentou drasticamente – o índice pulou de 19%, em 2009, para impressionantes 62%, em 2011.
Em pesquisa feita pela Deloitte nos EUA constatou-se que 42% dos consumidores já usaram smartphones para apoio em compras de vestuário e 48% em compras de eletrônicos.
O consumidor quando entra na loja já sabe todas as características do produto, por isso, é fundamental que os colaboradores estejam muito bem treinados.
Consumidores no controle
Os consumidores tem o controle sobre o que querem, como lhe é conveniente, e a personalização que esperam.
As empresas mais inteligentes sabem que não adianta apenas adicionar canais.
Manter a competitividade e reter clientes significa proporcionar uma experiência sensorial de compra perfeita, através de todos os pontos de contato:
- web,
- loja,
- mobile,
- social,
- call center,
- representantes e
- equipe.
Conclusão: Omnichannel é, sim, Necessário
O conceito de OmniChannel traz uma perspectiva mais evoluída do multicanal/ cross canal. É uma visão de integração total, onde para o consumidor não importa qual o meio de compra e sim a experiência que está tendo com a marca como um todo.
Fique atento – Os clientes sempre acabam mostrando o que querem.
Procure entender e oferecer aquilo que eles querem. Existem muitas ferramentas para isso, é só uma questão de executar!
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