Todos os gerentes e proprietários de e-commerce, já se depararam com um mesmo desafio, a precificação do frete.
Além da importância da definição de um método de envio ágil e adequado ao negócio, o vendedor deve se preocupar com os custos de envio.
Um dos grandes fatores de abandono de “carrinho de compra” nos e-commerce são os valores relativos ao frete.
Muitas vezes o e-shopper visualiza o valor do produto, mas não está “preparado” para arcar com o valor do frete e abandona a compra.
Nesse caso, o cliente normalmente busca um concorrente seu, onde o valor final (Preço+Frete) seja inferior ao praticado pelo seu e-commerce.
Para evitar tais perdas, o varejista deve pesquisar os custos de envio dos seus concorrentes, para que possa usar de parâmetro em seu e-commerce.
Formas de Calcular o Frete
Existem diversas formas estratégicas de definir custos de frete, entre eles:
Custos reais: Quando o valor é definido pelos custos de envio do produto para o e-commerce. Ao definir essa estratégia, o site deve se basear nos custos de tabela de sua transportadora, somada aos seus custos de pessoal e material envolvidos na atividade.
Custos do mercado: Definido pelo valor de frete praticado pelo mercado ou por um concorrente específico. Essa também pode ser uma forma eficaz de barganhar custos com seus fornecedores. Lembre-se que a diferença do custo real, para o praticado, será de responsabilidade do e-commerce. Analise bem essa diferença e o impacto em seu caixa.
Frete grátis acima de um determinado valor: Forma eficaz de incrementar o ticket médio de sua loja. Para descobrir o valor base para oferecer o frete grátis, Calcule o ROI dos resultados esperados x Incrementos de custos.
Frete grátis para um produto específico: Muito utilizado para dar destaque ou limpar o estoque de um produto específico.
Ação de frete grátis por período determinado: Ótima alternativa para gerar vendas em períodos de baixa demanda. Também pode ser usado em períodos pós pico de venda, para ativar os leads gerados.
Frete grátis para uma região específica: Serve para intensificar sua força em determinada região geográfica. Muito utilizado por e-commerce que querem aumentar sua presença em seu estado de origem, diminuindo assim o peso dos custos de frete nas futuras vendas.
Conclusão: Use o Bom Senso Para Calcular seu Frete
Lembre-se que não existe uma estratégia “definitiva” de precificação de frete. O bom gestor deve compreender seu mercado, concorrentes e clientes, para que possa oferecer o valor mais adequado para cada período ou produto.
Diminuindo assim, o fantasma dos “Carrinhos abandonados”.
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Fonte: João Leão, diretor da PGeC, empresa especializada em gestão estratégica de e-commerce, via blog do E-commerce Brasil
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