Empreendedorismo

Como Ser um Empreendedor de Sucesso - As 13 Principais Dicas para Empreender

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Junte-se a mais de 12.700 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você quer muito empreender, certo? Eu sei bem como é isso. Um misto de empolgação com aquele friozinho na barriga, e aquela voz interior querendo descobrir como ser um Empreendedor de Sucesso do mundo corporativo.

Homens com capa e voando representando Como ser um Empreendedor de sucesso
Conheça os “Super Poderes” dos Empreendedores de Sucesso

Mas, cuidado com o excesso de otimismo nessa hora. Ele só vai atrapalhar. O que você realmente precisa é de um bom planejamento nessa hora.

Só assim você vai estar bem preparado e embasado para ter mais chances que seus concorrentes de alcançar o verdadeiro sucesso como Empreendedor.

Como Ser Um Empreendedor de Sucesso: Saiba Isso

Um empresário deve saber como ser um empreendedor de sucesso. Todo empreendimento nasce, basicamente, de um sonho. Sonho que o empresário ou futuro empresário tem de construir um negócio em que acredite e com o qual tenha verdadeira identificação.

Sonho de fazer as coisas do seu jeito, ganhar dinheiro trabalhando com o que gosta e que represente a ponte para a realização profissional e pessoal.

Ao abrir um negócio próprio, seja físico ou digital, o empreendedor vislumbra conquistas.

Porém, entre o desejo e a efetiva concretização dos objetivos existe um longo caminho cheio de altos e baixos. Tal trajetória exige muita dedicação para deixar de ser apenas uma promessa.

Mas como se tornar um empreendedor de sucesso? Podemos identificar características comuns entre os que se destacam. São traços que fazem com que essas pessoas tenham um desempenho acima da média.

Principais Características de Quem Quem Sabe Como ser um Empreendedor de Sucesso

Iniciativa

O empreendedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com iniciativa. É um líder que vai atrás de soluções e está sempre atento ao mercado. Ele se antecipa e faz acontecer, pois vê oportunidades onde outros não as enxergam.

Persistência

Ele é persistente. Convicto de que tem uma ideia ou projeto com possibilidades, não desanima diante dos problemas, traça metas e se empenha ao máximo para atingi-las.

guia negócio online

E-book Gratuito: Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo

Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum.

Busca por Informação

A busca por informação faz parte de sua rotina. Sabe que um maior conhecimento sobre clientes, fornecedores, concorrentes, produtos e serviços é o atalho para obter diferenciais em meio a tanta competição.

E não hesita em consultar especialistas que possam lhe orientar. Além disso, é um ouvinte atento, pois boas ideias vêm tanto da pessoa mais humilde quanto de alguém extremamente preparado.

Nesse artigo eu apresento minha lista de 24 livros sobre gestão e empreendedorismo que não pode faltar em nenhuma estante.

Aproveite para ler meu artigo sobre os motivos para você transformar seu negócio em uma negócio digital trabalhando em casa. Leia Aqui.

Planejamento

Planejamento é sua palavra de ordem. Todas as suas ações são pensadas, revistas, monitoradas e ajustadas conforme as circunstâncias. Organizado, mantém registros financeiros e a partir deles toma decisões fundamentadas.

Busca Constante por Eficiência e Qualidade

Outro aspecto marcante é a exigência permanente de qualidade e eficiência. Sua intenção é surpreender o cliente positivamente e compromete-se a ajudar a equipe para cumprir as tarefas.

Inconformismo

O empreendedor de sucesso não quer ser apenas mais um. Ele pensa grande. Por isso ousa, arrisca – de forma calculada, pois tem o pé no chão – e sempre crê que é capaz de construir o que idealizou.

A Diferença entre DOM e TALENTO

Vejo muitas pessoas falando que não tem o “dom” do empreendedorismo…

Enquanto eu defendo que é muito mais uma questão de talento, ou seja, uma habilidade que desenvolvemos com estudo e prática quando temos o perfil de empreendedor.

E percebo que isso é mais uma desculpa vinda do medo de errar do que uma crença real. Por isso, fui buscar essa definição da diferença entre DOM e TALENTO em um texto de Abraham Shapiro.

O Que É DOM?

Dom é uma palavra que vem do latim donu. Significa dádiva, presente. O dom, é uma capacidade especial inata.

Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas.

Este é o fato de certas crianças desenharem bem, outras tocarem um instrumento musical com desenvoltura ou aprender números ou trabalhos manuais.

Um dom não é condição suficiente para caracterizar um gênio. Qualquer indivíduo pode ter um dom.

Já um gênio tem, sim, um dom. Mas na genialidade há algo que a ciência ainda não explica.

Quando citamos Beethoven, Mozart, da Vinci ou Pelé como exemplos de pessoas que tiveram um dom especial, não poderemos excluir o Seu Mané Mecânico – que descobre em poucos segundos qualquer problema de um carro, e o conserta como ninguém.

Aqueles tinham um dom e também foram gênios. Já o Seu Mané apenas tem um dom.

O Que É TALENTO?

E o que é talento? O talento se parece muito com o dom na sua essência. Mas tem origem diferente.

O talento é uma tendência ou um gosto especial que pode ser desenvolvido.

Mesmo que exista algum componente genético, qualquer talento depende de três atitudes para atingir sua plenitude. O talento depende de:

  • treinar muito;
  • ter disciplina: olhe para os atletas, por exemplo;
  • e perseverança: persistir na busca dos resultados.

Isto só confirma a ideia de que “todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

E como ficam aqueles que têm dom, mas não têm talento?

Estes são um desperdício, nasceram com algo especial, mas não foram lapidados como deviam.

E tem também os “desligados”, aqueles que, mesmo tendo tido boas chances, não se esforçaram para se desenvolver.

Deles é que se diz: “Deus dá asas para quem não quer voar”.

Thomas Jefferson, um dos primeiros presidentes dos Estados Unidos, comentou com muita sabedoria: “Eu acredito muito na sorte. Quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”.

Isto equivale a dizer que inspiração sem transpiração de nada vale.

Comece seu Próprio Negócio com Essas Dicas para Empreender

O brasileiro é um empreendedor nato. Sonha com o próprio negócio, o concretiza e precisa ter uma boa dose de criatividade e preparo para não sucumbir ao fracasso.

Dicas para empreender

“Hoje, por meio das minhas palestras, compartilho minha experiência como empreendedor sem esconder os meus tropeços”, diz o franqueador da Direito de Ouvir Amplifon, Frederico Abrahão, “É enorme o volume de pessoas que estão passando pelo o que eu já passei.

Elas têm sede de conhecimento. A teoria é importante, mas a experiência de quem fez e ainda faz tem muito valor”.

Começar a Empreender nunca é fácil

Frederico começou a trabalhar aos 12 anos, entregando panfletos em semáforos da cidade de Uberaba (MG), e hoje é franqueador da Direito de Ouvir Amplifon Brasil – que pertence à italiana Amplifon, líder mundial em varejo de aparelhos auditivos.

O caminho do menino entregador de folhetos de Uberaba (MG) que se tornou empresário de sucesso foi longo.

Com 13 anos, um de seus passatempos prediletos era ir ao estádio, assistir aos jogos de futebol do time da cidade.

Descobriu que, se fosse gandula das partidas, poderia ver o jogo e ainda ganhar algum dinheiro. Logo, também passou a vender picolés nos intervalos das partidas para aumentar a renda.

Mas, seu objetivo era aprender como ser um empreendedor de sucesso.

Aos 14 anos, montou seu “primeiro negócio”, uma criação de galinhas caipiras. “Durante a semana, eu vendia os ovos de porta em porta e, aos finais de semana, vendia os frangos na feira livre”, relembra.

Na metade dos anos 90, quando os primeiros telefones celulares começavam a circular no Brasil, Frederico viu, na novidade, uma oportunidade.

Assim, criou, na cidade de Franca (SP) uma das primeiras assistências técnicas em celulares do Brasil. A empresa foi vendida para que ele pudesse se dedicar ao curso de Direito.

Mas, o espírito empreendedor de Frederico continuou ativo e, logo depois, o empresário montou a primeira assistência técnica de aparelhos auditivos da região, a partir da experiência da esposa fonoaudióloga.

O negócio prosperou, assim nasceu a Direito de Ouvir na cidade de Franca, em 2007.

13 Dicas de Como Ser um Empreendedor de Sucesso

Muitas pessoas têm vontade de gerir o próprio negócio e se aventuram no caminho – às vezes tortuoso – do empreendedorismo.

A paixão pelo que faz e saber os riscos que pode correr durante a batalha são pontos fundamentais que todo novo empresário deve ter, mas não é o bastante.

Por isso, enumerei 13 dicas preciosas para quem tem o anseio de se livrar das amarras de uma carreira em uma grande empresa e realizar o sonho do seu próprio negócio:

1. Crie o seu futuro

Para ser um empreendedor de sucesso, é fundamental saber planejar e colocar seus objetivos em prática.

Não adianta adiar decisões importantes. É preciso analisar cada situação, entender o que é possível fazer e projetar as consequências de cada decisão.

E prepare-se para agir caso suas estratégias não saírem como o planejado: assuma riscos, mas riscos calculados.

2. Procure ser o melhor. Sempre

É regra básica que o empreendedor acredite no seu potencial. Se você não tiver autoconfiança, será difícil conquistar seus clientes, estabelecer parcerias e fazer o seu negócio crescer.

A autoconfiança, no entanto, não deve ser um sinônimo de estagnação. Dificilmente um profissional que não se atualiza conseguirá se manter no topo do seu segmento por muito tempo.

É preciso acompanhar as novidades, mudanças e tendências do seu mercado.

3. Sucesso e disciplina caminham juntos

Disciplina e persistência são duas palavras-chave para os empreendedores. Sem que haja dedicação e organização, um projeto de negócio pode até sair do papel, mas dificilmente vai decolar.

4. Um desafio por vez

Crie estratégias para enfrentar as dificuldades do dia a dia e para tirar os seus planos e metas do papel. O ideal é atacar um obstáculo de cada vez.

Mas tenha em mente que, por mais que se planeje, é natural que algumas coisas não saiam exatamente como se esperava.

O empreendedor não pode se desesperar nesses casos. Errou? Falhou? Reveja sua rota e recomece sua caminhada o mais breve possível.

5. A força da união conta a favor

Por mais capacitado que o gestor seja é impossível comandar um negócio sozinho. Mas, ao delegar as tarefas, ele precisa ter a certeza de que elas vão ser cumpridas da melhor forma possível.

É aí que entra a equipe. Ter um time capacitado é primordial para que um negócio possa caminhar rumo ao sucesso.

6. Fuja da zona de conforto

Se você quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, aprender e fazer coisas novas é essencial. Assumir riscos e ousar é inevitável para o crescimento do seu negócio.

Não estou sugerindo que se assumam riscos irresponsáveis.  Aproveitar as oportunidades e arriscar de maneira calculada é uma forma consistente de construir um negócio bem-sucedido.

7. Sempre entregue mais do que se espera

Estar comprometido com os resultados é essencial para alcançar o sucesso do negócio. Oferecer atendimento e serviços excelentes é um dos melhores caminhos para otimizar os resultados.

8. Fracasso serve como aprendizado

O fracasso é uma ótima fonte de aprendizado para um empreendedor.

Quem consegue fazer de seus erros uma catapulta para o crescimento profissional aprende melhor a lidar com altos e baixos de mercado e não se abala quando as coisas não saem como o esperado.

9. Perfil empreendedor

Grande parte dos profissionais acredita que o empreendedorismo é um dom, mas eu discordo!

É possível desenvolver características fundamentais como: delegar tarefas, ter metas claras, planejar, monitorar e persistir. Estes são os principais pontos que devem ser trabalhados pelo novo empreendedor.

10. Buscar conhecimento

Muitos profissionais acreditam que saber apenas o básico pode ser a chave de sucesso do negócio.

Há também aqueles que se sintam desconfortáveis ao pedir ajuda de um especialista do ramo.

Estas pessoas correm o risco de pagar caro por suas decisões e escolhas, por isso, recomendo sempre buscar conhecimentos por meio de livros, cursos e workshops.

O bom empreendedor deve estar por dentro de tudo o que acontece em seu segmento.

11. Tirar a ideia do papel

Para levar o projeto adiante é preciso pesquisar profundamente a ideia, buscando informações sobre gestão e processos daquele negócio.

Enquanto estamos pensando no conceito, pode ter certeza que há alguém fazendo algo muito próximo.

Com esta pesquisa em mãos, veja a viabilidade do negócio, avalie os prós e os contras e coloque a mão na massa!

Fique preparado para errar, mas sempre tentando acertar.

Lembre-se sempre: a persistência é a alma do negócio.

12. Conheça a sua área

O empreendedor deve ter uma visão ampla sobre todo o negócio em si. Ele não tem que operar todas as áreas, mas precisa saber a importância que cada área tem em seu negócio e contratar pessoas competentes para opera-las.

13. Errar é humano

Não se deve ser comprometido com o erro. Todo empreendedor erra e corrige a falha o mais rápido possível!

Saber identifica-lo e planejar estratégias para dar a volta por cima são indispensáveis no mundo dos negócios.

Enfim, o novo empreendedor deve estar disposto a enfrentar qualquer problema que possa surgir durante a trajetória. O caminho pode ser difícil, mas a vitória é gratificante.

Conclusão: Você Tem as Características de um Empreendedor de Sucesso?

Então, não sou eu – e nem ninguém – que vai ditar se você tem ou não tem as características dos empreendedores de sucesso.

Aliás, um conselho:

Nunca deixe que ninguém lhe diga o que você pode ou não pode fazer

Isso cabe somente à você, então leia e releia todas as características acima e tente assimilá-las às suas características.

Mas, não trave caso algumas delas não faça parte da sua personalidade. Desde que você ame o que faz, e tenha firme o propósito de que está contribuindo para ajudar a sociedade com a sua solução, o resto você adquire com o tempo.

A mensagem final desse artigo é a seguinte:

Seja persistente e humilde. Peça ajuda sempre que achar necessidade, isso não é um sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, todos os grandes empreendedores de sucesso pediram, e aceitaram, ajuda em algum momento.

Empreender não é um final, mas um caminho e, com certeza o seu sucesso ajudará muita gente a alcançar seus sonhos também.

Por isso, saiba que ninguém é derrotado enquanto se mantiver tentando.

Espero ter ajudado você a descobrir como ser um empreendedor de sucesso, qualquer dúvida deixe seu comentário que terei o maior prazer em responder!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.