Pensando em melhorar sua experiência e chances de se tornar um, ou uma, grande empreendedor, ou empreendedora, e baseado no artigo sobre empreendedores de sucesso, resolvi criar esse artigo onde vou indicar alguns livros sobre empreendedorismo que acho essenciais para qualquer empreendedor.
Se você leu o artigo que me refiro, viu que constante atualização é uma das bases para o sucesso em qualquer área da vida.
E empreendedorismo não é diferente, não importa se você tem uma empresa ou trabalha em casa.
Falando em atualização, se você ainda não conhece o curso Fórmula Negócio Online, está marcando toca e recomento que clique nesse link agora e veja meu artigo completo sobre essa verdadeira Universidade de Empreendedorismo Digital, que já existe há anos e foi recentemente atualizado.
O Segredo dos Empreendedores Milionários
“Um dos segredos dos empreendedores milionários é ler todos os dias!” – É o que diz diz Russell Sarder, da NetCom Learning, que fatura mais de US$ 10 milhões por ano.
Muitos empreendedores gastam cada hora do dia lidando com a gestão da empresa e esquecem que conhecimento e inovação são fundamentais para fazer a sua empresa crescer.
Separe uma ou duas horas por dia para ler livros, artigos e estudos sobre negócios e empreendedorismo.
Pensando nisso, o Portal InfoMoney, em parceria com a professora de Administração e coordenadora do Núcleo de empreendedorismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Rose Mary Lopes e o professor de Empreendedorismo do Insper, Alvaro Armond, selecionaram 8 livros que os empreendedores e empresários não podem deixar de ler.
8 Livros Recomendados pelo Portal InfoMoney
Dentre eles estão 2 livros de um de nossos colaboradores, Pedro Mello (Startup Brasil e Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia No Brasil). Confira as sugestões abaixo:
“Como Fazer Uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”
(Elsevier Editora): o livro lançado pelo Instituto Endeavor traz o depoimento de mais de 50 empresários de sucesso no Brasil, como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Jorge Gerdau, Marcel Telles, entre outros.
“No final de cada capítulo existe um aprendizado, com uma linguagem fácil, acessível e inspiradora”, explica Armond.
“O Andar do Bebâdo”
(Editora Zahar): o físico americano Leonard Mlodinow, autor da obra, explica porque as pessoas têm dificuldades em lidar com o acaso.
Para Armond, a leitura é indicada porque muitas pessoas não sabem o que fazer quando acontece algo que não estava nos planos da empresa.
“Muitos têm visão racional, mas o empresário tem que aprender a lidar com o acaso. Já que o acaso acontece”, diz o professor.
“Desenhando Negócios”
(Editora Campus): o autor do livro, Dam Roam, mostra ao leitor como pensar com imagens, ajudando assim a descobrir e ter novas ideias, resolver problemas de maneiras inesperadas e melhorar a capacidade de expor insights.
“O livro ajuda o leitor a desenvolver a competência visual, além de ensinar a vender ideias, por meio da interpretação de imagens”, acrescenta o professor do Insper.
“Startup Brasil”
(Editora Agir): Os autores Pedro Mello e Marina Vidigal contam como dez empresários, como Miguel Krigsner (O Boticário) e Alexandre Tadeu da Costa (Cacau Show), enfrentaram problemas como concorrência, crescimento além do esperado, dificuldades para entrar no mercado, entre outros, superaram estes problemas e alcançaram o sucesso.
“São empreendedores de valor. Muitos quando pensam em empresários pensam nos americanos, mas no Brasil temos empresários que devemos nos orgulhar”, afirma Rose Mary.
“Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia No Brasil”
(Editora Évora): o livro é destinado a todos que desejam abrir um negócio voltado a tecnologia.
A obra escrita por 25 especialistas explica desde contexto do empreendedorismo no Brasil até as vantagens e desvantagens de se ter sócios.
“Apesar de falar sobre empresas de tecnologia, as informações servem para todos. Os cases citados são interessantes e didáticos”, acrescenta a professora.
“Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation”
(Editora Alta Books): a obra de Alexander Osterwalder oferece ferramentas simples e testadas para que o empresário tente compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio.
“Esta ferramenta serve tanto para quem está abrindo um negócio ou para quem quer melhorar a sua empresa”, diz Rose.
“Investidor Anjo – Guia Prático Para Empreendedores e Investidores”
(Editora Versos): o livro escrito por Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil, é um guia que apresenta, passo a passo, como obter ou efetivar investimento-anjo, além de apresentar modelos e melhores práticas.
A obra orienta tanto empreendedores quanto investidores. “É ideal para quem quer alavancar o negócio”, diz Rose.
“Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil”
(Editora Saraiva): de Jacques Marcovitch, o livro conta a história de grandes êxitos empresariais brasileiros.
Os casos e dificuldades da família Prado, de Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita, entre outros.
“É interessante analisar como estes empresários conseguiram alcançar o sucesso em uma época totalmente diferente”, finaliza a professora da ESPM.
4 Livros Indicados Aqui pelo Site
Primeiro, convidei o Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, para separar quatro livros essenciais para quem quer empreender.
Depois eu vou dar as minhas sugestões. Fique comigo e acompanhe até o final. Depois me fale quais desses livros você já tem em sua biblioteca (vale digital, sim!).
Importante eu dizer que vou deixar o link de todos os livros que forem indicados e, muitos deles, são links comissionados. Ou seja, se você comprar algum deles através desses links, eu ganharei uma comissão.
Vamos começar pela lista do Marcelo. Veja quais são e por que:
Os 4 livros que não podem faltar na sua biblioteca
1. “Empreendedores Extraordinários: 25 celebridades do empreendedorismo moderno e suas façanhas”
O livro propõe aprender com o relato e as experiências de outros empreendedores trazendo as histórias e os conselhos de 25 grandes empresários, como Steve Jobs, Eike Batista e Mark Zuckerberg.
“Neste livro, John Byrne, ex-editor da BusinessWeek, apresenta várias lições que podem servir como inspiração para empreendedores e executivos brasileiros”, conta Nakagawa.
2. “A Arte de Imitar: Seis passos para inovar em seus negócios copiando as ideias dos outros”
Para o autor, criatividade é uma capacidade que os empreendedores podem desenvolver.
“David Murray desmistifica a genialidade dos grandes inovadores, de Steve Jobs a Charles Darwin, de Henry Ford a Isaac Newton com uma explicação muito simples: tudo que existe de inovação no mundo foi copiado”, explica Nakagawa.
3. “Satisfação Garantida”
O livro conta a história de Tony Hsieh e a construção da Zappos, uma empresa bilionária de vendas de sapatos online.
“Mostra suas angústias, dilemas e como teve as ideias simples que colocaram a Zappos.com como uma das melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos.
Qualquer empresa pode aprender com as lições do Tony”, diz Nakagawa.
4. “O Verdadeiro Poder”
Vicente Falconi é um dos principais especialistas em gestão do país. Neste título, ele fala sobre os pontos mais importantes para uma empresa crescer.
“Não é um livro, mas uma consultoria para gestores que querem uma empresa que funciona.
De um jeito simples e objetivo, Vicente Falconi explica o que um gestor precisa fazer para ter sua empresa em suas mãos”, afirma Nakagawa.
Lista de Livros sobre Empreendedorismo Recomendada por Mim
Agora que você já tem uma lista de respeito de um grande nome do mercado. Tenho a ousadia de apresentar a minha lista.
Vale lembrar que tenho meus resultados principalmente ligados ao SEO, que é a técnica de escrever e trabalhar um site para que seja bem rankeado pelo Google.
Portanto, algumas sugestões de leitura que eu trarei abordarão menos empreendedorismo, e mais SEO e Marketing.
Pense Simples – Gustavo Caetano
Gustavo Caetano é um jovem que se tornou um verdadeiro destaque no mundo do empreendedorismo com suas ideias inovadoras e seu senso de solução de problemas.
Nesse livro ele dá diversas dicas de como conseguiu inovar e enxergar oportunidades antes de todos.
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
Um clássico da literatura corporativa mundial. Os ensinamentos desse livro servem de base para dezenas de situações que você vai passar ao longo da vida.
Se você quer realmente se tornar um líder respeitado, coloque esse livro na cabeceira da sua cama e leia e releia eternamente.
O Poder do Hábito – Charles Duhigg
Somos seres pré programados para economizar ao máximo nossa energia cerebral. Por isso somos criaturas de hábitos.
Uma vez que um hábito se consolida em nossa rotina, fica quase impossível mudá-lo… Ficava.
Com esse livro você aprenderá a ressignificar seus hábitos e trocar os que atrapalham seu sucesso por outros muito mais saudáveis.
Como Convencer Alguém em 90 Segundos – Nicholas Boothman
Para mim, esse livro é uma variação prática do livro de Dale Carnegie. É uam leitura rápida e gostosa, porém recheada de aprendizado.
Se você estiver recém iniciando sua empresa vai precisar convencer muita gente a lhe apoiar. Esse é o livro que você precisa nesse momento.
Marketing de Conteúdo Épico – Joe Pulizzi
O mercado atual não suporta mais somente propagandas invasivas. Isso porque o consumidor atual tem em suas mãos o poder de procurar e se informar sobre o que precisa.
Por isso eu acabei indo para o lado do SEO, para ser a alternativa encontrada pelos clientes no momento em que estão buscando uma solução.
Por isso que eu recomendo esse livro, você não convence mais apenas falando do seu produto, mas mostrando como ele resolve o problema do seu cliente.
É é uma das bases do Marketing de Conteúdo.
As 22 Leis Consagradas de Propaganda e Marketing – Michael Newman
A bíblia da publicidade. Esse livro nunca perde a atualidade. Essas leis independem de tecnologia ou da mídia a ser aplicada. Pois são conceitos imutáveis de como a publicidade funciona.
É meu livro de mesa, pois o uso como referência e me economiza muito tempo e dinheiro em estratégias que poderiam não dar certo.
NeuroMarketing – Darren Bridger
Um estudo completo sobre como funciona a mente dos consumidores.
O neuromarketing é uma ciência que junta a Neurociência com o Marketing para nos ajudar a entender como podemos melhorar e otimizar nossas ações de maneira assertiva e inteligente.
SEO Fitness WorkBook – Jason McDonald
Uma das melhores leituras sobre a arte de colocar seu site no topo do Google.
E, o melhor de tudo, compre esse livro em sua versão digital no seu Kindle (pode ser o app), e receba as atualizações anuais gratuitas para sempre!
Essencialismo – Greg McKeown
Como empreendedor você sabe dos desafios que deve superar diariamente, e de quantas atividades precisa exercer para que tudo aconteça como deve.
Daí fica muito fácil se perder e acabar perdendo mais tempo com tarefas menos importantes, prejudicando seu sucesso por acabar deixando de lado o que realmente importa.
Esse livro vai te ensinar a entender oque deve ser priorizado e o que deve ser terceirizado, ou deixado de lado até que o essencial seja feito.
Pense e Fique Rico – Napoleon Hill
Napoleon Hill é quase que um clichê do empreendedorismo atual. Porém, esse livro me ajudou a ajustar minha maneira de pensar.
Reorganizando minhas ideias para andar no caminho dos meus objetivos.
Quando bater aquele desânimo natural dos momentos de dúvida, corra para esse livro.
A Única Coisa – Gary Keller
Outro livro que aborda o mesmo assunto do Essencialismo. Porém, esse é mais voltado a organizar seu poder de foco.
Com certeza você já ouviu falar que precisa ter foco, mas como fazer isso se precisa exercer N tarefas ao longo do dia?
Esse livro te ajuda a responder isso.
Contágio “Porque as Coisas Pegam” – Jonah Berger
Vou te dar um bônus, é provável que você esteja nas redes sociais – se ainda não está é melhor correr.
Só que com tantas opções, como se achar no meio de tantas postagens? Ou, como saber se a quantidade das postagens está trazendo resultados?
Pois saiba que a quantidade, diferente do que te dizem, importa menos que a qualidade delas.
Mas, o que seria “qualidade” em se tratar de postagem em redes sociais?
Pois qualidade é o poder que essa postagem tem de viralizar, de ser propagada e compartilhada nessa rede.
Ou seja, vale muito mais a pena você passar mais tempo entendendo o que seu público vai compartilhar do que ficar o tempo todo invadindo o feed dele com coisas que não serão importantes para essa pessoa.
Esse livro vai te ajudar muito.
Lista de Livros Indicada pela Time
Já dei várias indicações que acredito serem mais voltadas para o mercado brasileiro.
Porém, num artigo que tem a pretenção de indicar livros importantes sobre empreendedorismo, eu não poderia deixar de fora uma indicação vinda de uma Revista tão conceituada e respeitada mundialmente.
Portanto, vamos à lista de livros sobre empreendedorismo da Time:
- Tempo de Mudanças do Charles Handy (Título original: The Age of Unreason – 1989);
- Feitas para Durar do Jim Collins e Jerry Porras (Título original: Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies – 1994);
- Competindo pelo Futuro do Gary Hamel e C.K. Prahalad (Título orginial: Competing for the Future – 1996);
- Estratégia Competitiva do Michael Porter (Título original: Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors – 1980);
- Inteligência Emocional do Daniel Goleman (Título original: Emotional Intelligence – 1995);
- O Mito do Empreendedor do Michael E. Gerber (Título original: The E-Myth Revisited: Why Most Small Business Don’t Work and What to Do about It – 1985);
- O Melhor de Peter Drucker (Título original: The Essential Drucker – 2001);
- A Quinta Disciplina do Peter Senge (Título Original: The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization – 1990);
- Quebre Todas as Regras do Marcus Buckingham e Curt Coffman (Título original: First, Break All the Rules – 1999);
- A Meta do Eliyahu Goldratt (Título original: The Goal – 1984);
- Empresas Feitas para Vencer do Jim Collins (Título original: Good to Great: Why Some Companies Make the Leap … and Others Don’t – 2001);
- Marketing de Guerrilha do Jay Conrad Levinson (Título original: Guerilla Marketing – 1984);
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do Dale Carnegie (Título original: How to Win Friends and Influence People – 1936) – Já indicado por mim aqui;
- O Lado Humano da Empresa do Douglas McGregor (Título original: The Human Side of Enterprise – 1960);
- O Dilema da Inovação do Clayton Christensen (Título original: The Innovator’s Dilemma – 1997);
- Liderando Mudança do John P. Kotter (Título original: Leading Change – 1996);
- A Formação do Líder do Warren Bennis (Título original: On Becoming a Leader – 1989);
- Saia da Crise do Edwards Deming (Título original: Out of the Crisis – 1982);
- Meus Anos com a GM do Alfred P. Sloan Jr (Título original: My Years with General Motors – 1964);
- O Gerente Minuto do Kenneth Blanchard e Spencer Johnson (Título original: The One Minute Manager – 1982);
- Reengenharia – Revolucionando a Empresa do James Champy e Michael Hammer (Título Original: Reengineering the Corporation: A Manifesto for Business Revolution – 1993);
- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes do Stephen R. Covey (Título original: The 7 Habits Of Highly Effective People – 1989);
- Estratégia Seis Sigmas do Peter S. Pande, Robert P. Neuman e Roland R. Cavanagh (Título original: The Six Sigma Way: How GE, Motorola and other Top Companies are Honing Their Performance – 2000);
- Sistema Toyota de Produção do Taiichi Ohno (Título original: Toyota Production System – 1988);
- Quem Mexeu no Meu Queijo do Spencer Johnson (Título original: Who Moved My Cheese? – 1998);
Conclusão: Preciso ler todos esses Livros sobre Empreendedorismo?
Claro que não, até porque eu sei que seu dia é corrido e dificilmente você vai conseguir manter uma leitura grande dessas em dia.
Mas, fica aqui meu conselho, dedique algum momento do seu dia para ler alguma coisa, não importa a quantidade da leitura, mas que você assimilou tudo o que leu.
É muito importante você não esperar uma crise para correr atrás de soluções. Pois, nesse momento você precisará ser criativo, e isso só é possível com muita informação prévia.
Espero ter ajudado com essa lista de livros sobre empreendedorismo.
Na verdade a lista é muito maior, mas esses são os que eu considero os principais, por servirem de base para áreas diferentes.
Se você quiser sugerir outros, fique à vontade para colocar nos comentários, terei o maior prazer em atualizar esse artigo com sua sugestão.
Novas formas de liderar e o impacto no clima organizacional
Overdelivery: como estratégias na hora da entrega podem ajudar sua marca?
Como Empreender no Setor de Bem-Estar: Lições da Prisma Terapias em Copacabana
O Impacto das Tecnologias de Comunicação no Setor de Saúde
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.