Empreendedorismo

Você tem Perfil para ser Empreendedor?

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
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Em qualquer empreendimento é necessário ter perseverança, vontade de trabalhar e liderança.

Todo comerciante deve se dedicar ao seu negócio com tempo e envolvimento pessoal. Um negócio é tocado com inspiração, mas também com muita transpiração.

Perfil Empreendedor

Dentre os aspectos fundamentais da personalidade de um empreendedor, segundo o Sebrae, destacam-se 9 características para ser um empreendedor. E todas juntas…

Veja quais são:

Criatividade

Aceitar desafios e buscar soluções viáveis para o equacionamento de problemas.

Liderança

Inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipe, criar um clima de moral elevado, saber compartilhar ideias, ouvir, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.

Perseverança

Manter-se firme em seus propósitos, sem deixar de enxergar os limites de sua possibilidade, buscando metas viáveis até mesmo em situações adversas.

Flexibilidade

Controlar seus impulsos para ajustar-se quando a situação demandar mudanças, estar aberto para estudar e aprender sempre.

Vontade de trabalhar

Dedicar-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio.

Automotivação

Encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados.

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Formação permanente

Buscar constantemente informações sobre o mercado e atualização profissional sobre novas técnicas gerenciais.

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Organização

Compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional, entender as alterações ocorridas no meio ambiente externo de forma a estruturar a empresa para melhor lidar com essas mudanças.

Principalmente se você estiver em regime de home office tendo que administrar remotamente sua equipe.

Senso crítico

Antecipar-se aos problemas principais, analisando-os friamente.

StartUp: Qual o Perfil de Empreendedor Mínimo para esse Modelo de Negócio?

O Brasil possui 6,5 milhões de microempresas e 9,7 milhões de microempreendedores individuais, conforme dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Apesar do número grandioso, a alta competitividade do mercado dificulta o caminho do novo empreendedor ao sucesso.

De acordo com pesquisas já realizadas pelo Sebrae, até 80% das novas empresas brasileiras não sobrevivem a seu primeiro ano de vida – o mesmo se aplica aos mercado americano, berço das startups.

O empreendedor precisa concentrar seus esforços não apenas em ideias ou produtos, mas principalmente em atitudes que o tornem viável, tanto para possíveis investidores quanto para os mercados aos quais pretendem atender.

Contextualizar o produto a ser desenvolvido por uma empresa nascente é sem dúvida um aspecto importante do modelo de negócio.

Mas no tocante à “venda” do aplicativo ou plataforma que o empreendedor, de forma tão dedicada, está demonstrando durante uma reunião com investidores não é o suficiente.

Os investidores também estão comprando o empreendedor; seu poder de oratória, de persuasão, de paixão pelo negócio e seu potencial futuro de dedicação.

Além de tudo o mais, o profissional será analisado por suas características empreendedoras.

O conceito de Empreendedor Mínimo Viável foi criado da observação do mercado, e possui um conjunto de características necessárias para que o empreendedor passe pelo crivo dos investidores ao defender que o foco não deve ser o produto e sim o fundador.

Veja 6 Dicas Valiosas para se Tornar um Empreendedor Viável:

1. Ouça o mercado

Ofereça propostas de remuneração do investimento claras e melhores que outras opções de aplicações;

2. Vista a camisa

Não crie um negócio com o objetivo de se desfazer dele;

3. Tenha uma equipe diversificada

As características dos membros fundadores devem cobrir o maior número possível de áreas, sem que haja excessiva repetição de perfis;

4. Mentores

Mantenha por perto mentores que possam complementar as áreas sensíveis e pontos fracos do seu modelo;

5. Entenda o básico de administração

Aspectos jurídicos e contáveis são indispensáveis e os investidores precisam ter a segurança de que você saberá como tocar um negócio quando chegar a hora;

6. Não seja inocente

Faça com que sua ideia tenha consistência do ponto de vista do faturamento e do lucro.

Um produto que atenda a uma necessidade é bom, mas um produto que atenda a uma necessidade gerando lucros é infinitamente melhor.

Baseado no livro “Empreendedor viável  – uma mentoria para empresas na era da cultura startup”, dos autores André Telles e Carlos Matos, pela Editora LeYa.

Conclusão: Você Precisa Desenvolver seu Perfil de Empreendedor

Não importa se você tem ou não essas características, saiba que ninguém nasce com elas.

Tratam-se de habilidades que precisam ser constantemente praticadas para serem assimiladas.

Aliás, recomendo fortemente que você comece a trabalhar essas habilidades o quanto antes. Se você tiver alguma criança na família, leia esse artigo sobre empreendedorismo infantil.

Também recomendo esse artigo sobre como incentivar que crianças comecem a ganhar seus primeiros “dinheirinhos” como forma de incentivar a noção de poupança.

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