Empreendedorismo

O Que É e Como Ser um Líder de Sucesso e Admirado pela Equipe em 4 Dicas

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

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O que é Ser líder ou um bom gestor? Existem diferenças entre liderança e gestão de equipe. Saiba como ter sucesso como líder.

Aprenda nesse artigo prático como ser um líder de sucesso. Fique até o final e torne-se aquele gestor admirado por todos!

Toda empresa deve primar pela confiança entre seus líderes e liderados se almeja o sucesso.

Por isso, seja criativo na hora de lidar com sua equipe. Principalmente se estiver em meio a uma crise – esse artigo pode te ajudar.

Como descreve o artigo do portal Harvard Business Review, quando não há confiança entre o corpo de funcionário, a comunicação, o trabalho em equipe e o desempenho sofrem consequências.

Autora do artigo, Carolyn O’Hara afirma que funcionários são mais propensos a cumprir metas estabelecidas por um líder no qual confiam.

Portanto, como gestor, você deve reforçar constantemente a sua confiabilidade. Veja como:

Seja transparente e honesto

Como ser um líder de sucesso sendo mal interpretado? Compartilhe o máximo que puder sobre a saúde atual e os objetivos futuros da empresa.

Caso contrário, você vai encontrar-se constantemente lutando contra a fábrica de boatos. Se há um vazio de informação, os trabalhadores vão preenchê-lo e eles vão sempre preenchê-lo com informações negativas.

Parte de ser transparente envolve também ter a integridade para dizer a verdade, mesmo que isso signifique que você tenha que ser o portador de más notícias.

Incentive ao invés de comandar

Os funcionários sabem a diferença entre receber ordens e receber incentivos. Um bom líder deve motivar sua equipe a fazer o que precisa ser feito.

Quando os funcionários se sentem capacitados para ter sucesso e acreditam que os objetivos da empresa estão alinhados com os seus próprios, eles trabalham melhor.

Além disso, as pessoas vão confiar em você se você confiar nelas.

Assuma a culpa, mas dê crédito

A melhor maneira de levar as pessoas a agirem bem é dar crédito. Isso reforça a sensação de elas estão trabalhando em direção a objetivos comuns, em vez de simplesmente cumprir uma agenda pessoal com o chefe.

Em vez de lançar a culpa por demissões ou lucros baixos, saliente que é a empresa – e sua própria liderança – que precisam melhorar.

Isso as regras usadas para você não são diferentes das que são aplicadas aos outros na organização.

Não tenha favoritos

Se há uma maneira infalível para perder a confiança, é escolhendo favoritos na empresa. Sempre que há favoritismo, as pessoas percebem.

Se você favorece sempre o(s) mesmo(s) funcionários tudo o mais que você faz para construir a confiança será prejudicado.

Mostre competência

Se você não é bom no que faz, pode esquecer sobre como ganhar a confiança dos funcionários. Mesmo que todos gostem de você, você tem que ser competente para ser confiável.

Isso significa uma atualização regular de suas habilidades. Deve-se também evitar ser um especialista em todas as coisas.

Se você tiver a humildade de fazer perguntas e expressar uma vontade de aprender, mesmo sendo o gestor, você vai trabalhar de forma mais inteligente – e assim como seus funcionários.

Como Ser um Líder de Sucesso: O Poder do Elogio

Um elogio, um prêmio ou um reconhecimento, feitos do modo certo, podem funcionar como fatores de grande motivação.

Nesse blog falamos muito sobre liderança e oportunidades em vários artigos.

Se você está começando sua caminhada pelo mundo do empreendedorismo eu recomendo que leia os seguintes artigos: Trabalhar em Casa e Fórmula Negócio Online, eles lhe darão um norte.

Certa ocasião prestei consultoria para uma grande companhia siderúrgica, de capital majoritariamente alemão, em Minas Gerais. Era um trabalho na área de produtividade e desenvolvimento de sistemas gerenciais.

ilustração de aplausos representando o poder do elogio
O Elogio sincero pode ser uma melhor arma para ser admirado

Entrevistei dezenas de pessoas, do topo da pirâmide hierárquica até a base operacional. A entrevista que muito me impressionou foi a que eu tive com um dos carvoeiros, cuja função é levar carvão para alimentar os altos-fornos da siderúrgica.

É um trabalho braçal desgastante; o uniforme desse pessoal, que é cinza, fica literalmente preto ao final da jornada de trabalho.

Todo líder de sucesso – ou que pretende ser um – deveria conhecer essa história.

Entrevista com o Carvoeiro

Perguntei ao carvoeiro: “No seu trabalho o que você destaca de maior valor para você, aqui na siderúrgica?” pensando que ele fosse enfatizar a estabilidade no emprego, ou algum aspecto de assistência e benefícios que a empresa amplamente propiciava.

Para minha surpresa ele respondeu: “O maior momento que eu vivi até hoje aqui na siderúrgica foi quando eu, e mais quatro companheiros, fomos elogiados publicamente pelo presidente da empresa, perante trezentos colegas.”

“Como foi que aconteceu?” perguntei.

“Estávamos na véspera de um feriado prolongado”, contou ele. “Tínhamos terminado o nosso turno, e já estávamos sendo substituídos pelo pessoal do próximo turno, quando o superintendente, aflito, veio até nós e perguntou se poderiamos continuar a trabalhar por mais um período de 8 horas.

Havia chegado um pedido urgente de grandes proporções e não havia como localizar os outros colegas devido ao feriado e a siderúrgica estava sujeita a perder a encomenda.

Mesmo cansados eu e os 4 companheiros concordamos em ajudar e ficamos carregando carvão madrugada a dentro, até todos os lingotes ficarem prontos.”

“Como é que vocês aguentaram isso?” perguntei.

“Nem eu sei”, respondeu ele. “Estávamos exaustos e fomos para casa dormir, dispensados do nosso próximo turno.

Quando voltamos a trabalhar, o presidente da siderúrgica (que era estrangeiro e havia acabado de voltar de uma viagem à Alemanha) chamou a nós cinco num salão e, perante centenas de colegas, elogiou o nosso esforço e agradeceu enfaticamente a colaboração.”

“Como você se sentiu?”, perguntei.

“Fiquei mudo”, respondeu o carvoeiro. “Nunca imaginei isso. Foi a primeira vez em minha vida que isso aconteceu comigo e nunca esquecerei disso”, arrematou.

O que eu Aprendi sobre o Poder do Elogio

Eis um fato tocante e talvez, para muitos, inusitado, imaginando que uma pessoa com uma função simples como a dele não se importasse com elogios e reconhecimento, e que estaria pensando exclusivamente no pagamento da hora-extra.

Aliás, este não foi o único caso, pois, como consultor, testemunhei vários episódios semelhantes em outras empresas por onde passei, tendo humildes operários como exemplos de dedicação e comprometimento.

É bom lembrar que o bem mais importante do líder é a sua habilidade de saber motivar pessoas, porque liderar e motivar é uma questão essencialmente humana, não técnica.

Claro que o lado técnico é importante e não pode ser relegado ao segundo plano. Contudo o que define a figura do líder é a sua capacidade de motivar e aglutinar pessoas e equipes em torno de um propósito significativo e fazer com que os objetivos sejam atingidos.

Conclusão: Como Ser um Líder de Sucesso e Admirado pela Equipe

Por isso mesmo, nem todo chefe é líder, porque chefe é simplesmente uma pessoa dotada de autoridade formal, mas não necessariamente tem competência interpessoal para comandar pessoas.

Logo, o que gestores comuns fazem tem um nome: chama-se chefiar. Mas, o como gestores competentes inspiram e motivam os outros a fazerem, tem outro nome: chama-se liderar.

Foi o que o presidente da siderúrgica fez com muita habilidade.

Afinal, nós podemos produzir muito mais aliando nossas experiências com um trabalho em equipe do que sozinhos.

Aqui está uma dica para você estar em constante atualização, participe de mentorias e fóruns, faça cursos, mesmo os online. Escrevi um artigo onde eu indico um curso que atende isso e possui milhares de alunos, o FNO.

Espero de verdade que esse artigo tenha ajudado você a aprender como ser um líder de sucesso. Tenho só um pedido:

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