Empreendedorismo

Abrir um Negócio Próprio? 8 Passos para Transformar seu Hobby em Negócio (Prazeroso e Lucrativo)

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Iniciar o seu próprio negócio é como embarcar em uma montanha-russa emocional, entre altos e baixos – o tempo todo , querendo saber se o passeio chegará a um ponto onde não será mais possível continuar.

Nesse artigo você vai aprender 8 Dicas de Ouro para Transformar seu Hobby em Negócio. São passos simples, mas muito valiosos. Fique comigo até o final.

Como Transformar seu hobby em negócio

Enquanto é apenas um hobby, podemos ligar e desligar a hora que quisermos. Já uma empresa não é bem assim.

Transformar seu Hobby em Negócio: O Começo é Fácil

Qualquer um pode começar um negócio, mas é infinitamente mais difícil fazê-lo crescer e sustentá-lo, lucro então, nem nunca vi…

Quando uma empresa enfrenta desafios e cai em tempos difíceis (e isso sempre acontece), é a sua paixão e compromisso em começar seu negócio que vão te dar forças para seguir em frente.

Se você não tem uma verdadeira paixão pelo seu negócio, todos podem sentir isso: desde clientes, equipe , consultores e investidores.

Por isso, se concentrar em sua missão é de extrema importância . Isto permitirá tomar decisões mais rápidas e a gerir com firmeza.

Veja as dicas do executivo-chefe da Naturebox, site que vende alimentos prontos, Gutam Gupta, sobre os 3 passos que podem ajudá-lo a transformar sua paixão em um negócio de sucesso:

Conheça os 8 Passos que Vão Transformar seu Hobby em Negócio

1. Estar preparado é estar informado

Você sabe o suficiente? Se não, é bom começar à se perguntar. Se você tem uma paixão por um hobby e quer começar um negócio, você tem que saber o suficiente sobre o mercado que quer atuar.

Dica: Separei uma lista de livros sobre gestão e empreendedorismo que podem te ajudar.

Com propriedade e know-how você vai estar à frente na:

  • Produção de produtos;
  • Construção de uma base de clientes e
  • Poderá vislumbrar mais facilmente a sua visão da empresa, pois saberá quais os percalços que poderá ter que enfrentar.

2. Tem uma ideia, mas não sabe como executá-la

Se você tem uma grande ideia, mas não está suficientemente familiarizado com o campo para começar, use a sua rede de contatos.

Fale com pessoas que já iniciaram as empresas em sua área para ajudá-lo a chegar onde quer.

Isto é como a construção de um conselho informal de pessoas que já passaram por uma jornada semelhante à que você passará.

“Quando eu comecei NatureBox com o meu amigo de faculdade, Ken Chen, a comida era uma paixão da nossa, mas sinceramente não sabia muito sobre o funcionamento de uma empresa do setor alimentar”

Explica Gutam

“Começamos a discutir a nossa ideia com pessoas experientes da indústria para reunir os critérios, aprender estratégias, dicas e truques para executar com sucesso uma empresa de alimentos”.

3. Converse com empresários do mesmo ramo

Cerque-se de pessoas que compartilham da sua visão. Esta é uma boa forma de descobrir todos os custos do negócio. É necessário quantificar todo o dinheiro que vai precisar colocar no negócio.

Se for de longo prazo, comece a guardar dinheiro desde já ou busque uma fonte de financiamento ou investidor.

Não é coincidência que todos da NatureBox têm uma história interessante sobre como os alimentos influenciam e marcam suas vidas:

“Seja em uma jornada pessoal na perda de peso, experiência com alimentos em uma carreira profissional anterior, nós contratamos com base nessas experiências compartilhadas , porque são elas que nos ajudam a moldar nosso negócio”

revela Gutam

4. Pesquise sobre o setor

Os empreendedores multiplicam suas chances de sucesso quando investem em setores que já conhecem.

Mesmo assim, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada da área antes de começar um projeto. A primeira coisa é entender como é o setor e quais são as principais oportunidades,  pontos fracos e tendências interessantes.

5. Encontre um diferencial 

É preciso identificar oportunidades e achar diferencial para o negócio ser bem sucedido. Um exemplo é observar como a tendência de enriquecimento da população pode gerar novas oportunidades.

Isso gera ideias de como posicionar o negócio.

6. Calcule o investimento

Já com um esboço do negócio em mente, coloque no papel no papel como vai ser estrutura. É hora de calcular quanto investimento e qual estrutura a empresa vai demandar.

Inclua estrutura física, mobiliário e pessoal.

Neste ponto, é importante pensar que uma empresa não é só aquilo que você enxerga como consumidor. Há toda uma estrutura por trás da fachada e também financeira para que o negócio sobreviva.

Outra coisa muito importante é o capital de giro. Essa etapa deve ser feita como um planejamento financeiro. A partir da meta de lucro, elabore o plano financeiro detalhado de curto prazo.

7. Faça um plano de negócios

O próximo passo é colocar tudo no papel. Elabore o plano de negócios que é mais abrangente e possui planos estratégicos de marketing e financeiro. Ele tem a função de avaliar se o negócio é viável ou não.

Pronto! Agora, é ter coragem para seguir em frente!

Além disso, é importante definir se vai tocar a empresa em paralelo com outra atividade, como o emprego atual e tomar cuidado para não se atrapalhar.

Tem que se planejar direito, pois enquanto se está trabalhando em outro lugar vai precisar ir atrás da estrutura e recrutar gente. Buscar capacitação também é importante nesta fase inicial.

A Ideia de transformar seu hobby em negócio é fácil, mas a execução… Pode esperar longas horas de trabalho e dias difíceis no começo.

Integração com a equipe e valores semelhantes compartilhados com seus colegas vão crescendo através do tempo. Esse entusiasmo se traduz em uma experiência positiva para o cliente.

E é isso que vai construir o seu negócio.

Mas o benefício de começar um negócio em torno de uma paixão por um hobby é que você sabe por que você está fazendo isso, e pode superar mais facilmente os obstáculos que surgem ao longo do caminho.

É esta unidade profundamente enraizada, e entusiasmo, que vai mantê-lo motivado e comprometido com o produto que você está vendendo .

Conclusão: Transformar Seu Hobby em Negócio Será sua Vantagem Competitiva

jovem mirando em um alvo
Se você seguir essas 3 dicas vai acertar o alvo em cheio no seu negócio

Transformando sua paixão em um negócio bem sucedido não só permite que você seja rentável ao fazer algo que você ama, mas o ajuda a prepará-lo para o sucesso duradouro:

“A paixão é fundamental para a tomada de decisões que são do interesse a longo prazo do cliente e da empresa, que irá ajudá-lo a estabelecer a sustentabilidade e longevidade para a sua marca.”

Finaliza o executivo na NatureBox.

Preparei um guia completo para você começar seu negócio em casa. Mas todas as dicas podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresa.

Última dica: antes de começar qualquer negócio, estude. Você terá muito mais chances se tiver um passo-a-passo para seguir. Para isso, leia meu artigo completo sobre o Programa Fórmula Negócio Online.

*Texto baseado a partir de artigo publicado no site Entrepeneur (em inglês).

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.