O Melhor Curso de Marketing Digital de 2020 [Gratuito] e Pago

Cursos

13 Cursos de Marketing Digital Online [2020] Gratuitos e Pagos - Qual é o melhor?

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste artigo você vai conhecer os cursos de marketing digital mais recomendados de 2020. Vai aprender também sobre diversos conceitos sobre mkt que te ajudarão a entender melhor todo esse universo.

Esses conceitos ajudarão você a entender as diferenças entre as propostas de cada curso.

curso de marketing digital
O melhor curso de Marketing Digital vai lhe ensinar o passo a passo

Assim você economiza tempo (e dinheiro, se for o caso), escolhendo um curso que supra seus objetivos. E poderá usar esses conhecimentos para entrar de vez nesse mercado, vem vem crescendo cada vez mais.

Aliás o Mercado Digital é a melhor saída para quem quer trabalhar em casa, seja com um negócio próprio, seja prestando serviços.

Sendo assim, vamos ao que interessa 😉

Você verá nesse artigo: ocultar

O que é Marketing?

Marketing é saber criar e entregar valor para seu cliente antes (e depois) de ele realizar a compra. Para isso, é crucial conhecer a fundo seu público-alvo e satisfazer suas necessidades através de conteúdos informativos e produtos que os interessem.

Como eu disse antes, Marketing é uma palavra pequena, mas que carrega consigo muitos conceitos.

Para começar, essa palavra inglesa deriva de outra palavra: Market (Mercado), e não tem tradução direta para o português.

Seria algo como “Mercadando”, tá, sei que não ajudou, por isso vou recorrer aos grandes pensadores da área, segundo Philip Kotler:

“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”

Philip Kotler

Quando você conhece a fundo seu público, consegue adiantar suas necessidades, criando autoridade e credibilidade que farão seu cliente perceber um valor maior em tudo o que você vender.

Um marketing bem trabalhado tira você da briga por preço e diminui muito a barreira de entrada de seus produtos no mercado. Mesmo com preços maiores que seus concorrentes diretos.

Isso é o que defende a AMA – American Marketing Association:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

American Marketing Association

O marketing sempre foi um setor secundário na maioria das empresas, pois suas ações sempre trouxeram resultados indiretos.

Sempre foi comum que o setor de Marketing ficasse atrelado ao de Vendas, sendo um subsetor nas empresas.

Porém, com a chegada da internet há algumas décadas, os inimigos e concorrentes deixaram de ser somente os vizinhos físicos.

Com os clientes podendo comprar os mesmos produtos de empresas distantes, através do e-commerce, e muitas vezes sem sequer uma loja física, o setor de Marketing passou a crescer sua importância.

Hoje já existem diversas ferramentas para metrificar o retorno direto de investimento em marketing digital.

Isso criou uma demanda por profissionais diferenciados, menos vendedores e mais estrategistas, analistas. Ou seja, profissionais de Marketing Digital

Por onde começar com Marketing Digital?

Sempre comece entendendo seu cliente. Mas, principalmente, entenda que o Marketing Digital não é o setor de vendas diretas da sua empresa.

Porém, seu objetivo é sim, vender – porém é um “vender sem vender”.

Ou seja, defina uma estratégia de conteúdos que interessem seus clientes, que resolvam problemas de seus clientes.

A melhor estratégia de Marketing Digital é a que entrega muito valor para seu cliente, a ponte de ele perceber sua empresa como a mais preparada para lhe atender quando houver uma necessidade.

Porém, apenas criar conteúdo sem pedir nada em troca pode ser um tiro no pé. Se você não construir uma lista de contatos, poderá estar apenas aquecendo seu lead para outra empresa vender.

Por que um Curso de Marketing Digital?

Por isso é tão importante que você entenda muito bem desse mercado. E a melhor opção para isso é fazendo um curso que prepare sua empresa para ser vista e percebida pelo mercado como a mais preparada.

Existem centenas de cursos de Marketing Digital oferecidos no mercado, cada um com uma proposta diferente.

Porém, você precisa conhecer os diferentes conceitos de cada um para saber qual se adequa melhor à sua realidade.

Deixa eu explicar melhor, o Marketing Digital é tão vasto que eu o vejo mais como um caminho do que como um fim.

Você pode usá-lo para fazer vendas diretas enviando tráfego pago ou orgânico (calma que já explicarei isso) direto para a página de vendas do seu produto.

Ou, pode criar um conteúdo informativo para demonstrar como seu produto resolve o problema da pessoa, e oferecer algo em troca do cadastro dela.

Então, utilizar esses cadastros para que sua equipe de vendas entre em contato, ou criar novas campanhas em plataformas de redes sociais, ou buscadores para oferecer seu produto diretamente – chamado de Remarketing.

Falarei mais sobre cada uma dessas estratégias ao longo desse mesmo artigo.

Basta você continuar comigo para entender tudo.

Curso de Marketing Digital Gratuito / Grátis

Mas, agora quero falar sobre os cursos de MKT Digital oferecidos gratuitamente na internet.

Se você leu até aqui o que eu escrevi, já deve ter entendido que uma das estratégias das empresas é entregar um grande valor para seus futuros clientes, para que sejam percebidos como autoridades.

Quando você aumenta ou cria sua autoridade, está na verdade aumentando sua credibilidade junto ao mercado.

Prova disso são os inúmeros comerciais de TV que utilizam artistas para oferecerem seus produtos. Artistas tem muita autoridade, portanto, muita credibilidade.

Voltando aos cursos gratuitos.

Quando uma empresa, ou escola, oferece um curso de marketing digital de graça para você, sua intenção é conseguir seu cadastro para futuras ofertas.

Pois ela saberá que você é alguém em busca de qualificação profissional. Portanto, um potencial cliente para seus cursos mais avançados.

Outras escolas oferecem o curso de graça, mas você precisará pagar pelo certificado.

Entenda que não estou criticando essas escolas, longe disso. Elas estão praticando o verdadeiro Marketing Digital de Conteúdo, ou o chamado Inbound Marketing.

Elas ganham um cadastro qualificado que poderá se tornar um cliente, e como elas estão aumentando sua autoridade junto a você, é muito provável que você indique essa escola para mais pessoas.

Esse é o verdadeiro Marketing com estratégia bem executada.

E o que você ganha? Muito

Se você não entende nada do mercado digital, ou do assunto de Marketing, seria muito arriscado começar investindo seu dinheiro em um curso que pode não ser o mais indicado para você.

Ou, talvez você esteja apenas com curiosidade quanto ao assunto, e não faria sentido investir em algo que você possa não dar seguimento.

Enfim, esses cursos gratuitos são ótimos para você conhecer mais sobre o assunto e descobrir qual área do MKT você mais se identifica.

Certificados de Marketing Digital

Porém, para mim, a principal vantagem desses cursos gratuitos são os certificados. Se você precisa de certificados para concluir horas complementares nos seus cursos. Essa é a melhor opção.

Porém, apenas verifique junto à sua instituição de ensino, se os certificados oferecidos pela escola são aceitos.

No próximo tópico eu apresentarei algumas alternativas de cursos gratuitos de Marketing Digital que mais se destacam em 2020.

Vantagens de um curso de Marketing Digital Pago

Pronto, agora você já entendeu que um curso gratuito, por melhor que seja, nunca será uma experiência completa.

Se fosse assim não existiriam pós graduações sobre o assunto, nem cursos presenciais caríssimos.

A grande vantagem de um curso pago é a aplicação direta em seu negócio. Isso, claro, além de:

  • Suporte: você terá dúvidas, e um curso gratuito não terá um suporte como prioridade.
  • Atualização: geralmente os professores envolvidos nesses cursos são profissionais atuantes no mercado. Isso é muito importante, pois as plataformas mudam constantemente.
  • Networking: pode parecer secundário agora, mas você fazer parte de um grupo com outras pessoas que também investem em Marketing pode ser uma alavanca para seu negócio. Porque dependendo da sua área de atuação, essas pessoas podem se tornar parceiros ou clientes fundamentais para seu negócio.

Falando de aplicação, para mim esse é o grande benefício direto de um curso pago. Pois, ao contrário do que acontece na grande maioria dos outros cursos. No Marketing Digital você aplica o que aprende na hora. E os resultados vem na hora.

Ou seja, você já recupera seu investimento, na grande maioria das vezes, ainda durante o curso.

Melhores Cursos de Marketing Digital Gratuitos

Agora sim chegamos onde interessa para você. Vou listar abaixo os cursos que considero mais completos e sérios do mercado.

Todos os cursos que vou indicar são na modalidade EAD (Educação à Distância).

Caso algum deles seja presencial, ou ofereça essa possibilidade, eu indicarei para você.

Importante: não estou apresentando por ordem de melhor ou pior. Todos são bons, cada um com sua proposta.

Curso de Marketing Digital Primeira Venda à Jato:

O primeiro dessa lista não poderia ser outro senão o meu curso. Nele eu mostro como eu consegui faturar mais de 1 Milhão de Reais em comissões como afiliado.

Objetivos do Curso

Apresentar o Marketing de Afiliados e como é possível vender todos os dias na internet, sem ter produto próprio e investindo o mínimo necessário para ser encontrado por quem está com a “mão na carteira”.

Para quem esse curso é indicado?

  • Profissionais de Marketing que estão iniciando no universo do Marketing Digital;
  • Estudantes de Marketing;
  • Profissionais Liberais que desejam saber mais sobre Marketing Digital
  • Empreendedores;
  • Profissionais de outras áreas que desejam migrar para o Marketing Digital;
  • Interessados sobre o assunto em geral.

Características do curso:

Módulos: Possui 3 Aulas

Carga horária: 3 horas;

Possui certificado: Não;

Prazo para conclusão: Vitalício.

Link para o curso: Conheça o curso de Marketing Primeira Venda à Jato

Curso de Marketing Digital SEBRAE:

Esse é um dos cursos mais procurados por pertencer a uma instituição reconhecida e respeitada: o SEBRAE.

Objetivos do Curso

Você aprenderá porque é importante monitorar os resultados das suas ações, com o uso das métricas, e descobrirá as várias etapas dessa metodologia. Saberá, ainda, como melhorar a gestão e a integração dos times de marketing e vendas e como dar o próximo passo, elaborando o seu próprio departamento de marketing digital.

Características do curso:

Módulos: Possui 6 módulos;

Carga horária: 2 horas;

Possui certificado: Sim e é gratuito;

Prazo para conclusão: 15 dias.

Link para o curso: Conheça o curso de Marketing do SEBRAE

Para quem esse curso é indicado?

Este é um curso mais voltado para o empreendedor que deseja aplicar, ele mesmo, as estratégias em seu negócio. Descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio.

Curso Fundamentos de Marketing FGV:

O curso Fundamentos de Marketing apresenta a você o marketing, importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços que assume uma posição estratégica na empresa, uma vez que contribui para a sua longevidade, agindo de forma diversa.

Objetivos do Curso

Você irá aprender:

  • Ampla noção do marketing nos diferentes segmentos da empresa;
  • Compreensão correta dos conceitos fundamentais de marketing; 
  • Competência para analisar as iniciativas de marketing que ocorrem no cotidiano social.

Para quem esse curso é indicado?

O curso Fundamentos de Marketing é gratuito e recomendado para estudantes do Ensino Médio e Superior, professores da rede pública e privada de ensino e outros profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema do curso.

Características do curso:

Módulos: Possui 4 módulos;

Carga horária: não informado;

Possui certificado: Sim e é gratuito;

Prazo para conclusão: enquanto o curso estiver disponível na plataforma.

Link para o curso: Conheça o curso Fundamentos de Marketing do FGV

Curso de Marketing Digital para Iniciantes MIRAGO:

Um Curso de Marketing Digital Grátis para quem deseja dar os primeiros passos nesse universo! 

Objetivos do Curso

oferecer ao aluno uma visão geral dos principais conceitos e atividades de marketing digital.

Além disso, oferecer um contexto histórico de como o marketing evoluiu ao longo das últimas décadas. Isso se deve à mudanças no comportamento do consumidor, principalmente após o surgimento da internet.

Para quem esse curso é indicado?

  • Profissionais de Marketing que estão iniciando no universo do Marketing Digital;
  • Estudantes de Marketing;
  • Profissionais Liberais que desejam saber mais sobre Marketing Digital
  • Empreendedores;
  • Profissionais de outras áreas que desejam migrar para o Marketing Digital;
  • Interessados sobre o assunto em geral.

Características do curso:

Módulos: Possui 5 módulos (19 aulas);

Carga horária: 8 horas;

Possui certificado: Sim e é gratuito;

Prazo para conclusão: não informado.

Link para o curso: Conheça o curso de Marketing do MIRAGO

Curso de Marketing Digital Universidade Rock Content:

A Rock University oferece um aprendizado extremamente completo. Ele é oferecido em vários cursos gratuitos e pagos.

Somente os cursos gratuitos já oferecem uma carga de aprendizagem muito boa. Esse eu posso falar com propriedade pois sou aluno VIP da Rock Content e possuo acesso há todos os cursos da plataforma.

Objetivos do Curso

Formar profissionais de Marketing Digital que atendam às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Por isso a “Universidade” é dividida em vários cursos que voce pode adquirir em separado, ou todos em um pacote.

Para quem esse curso é indicado?

Para quem deseja trabalhar com Marketing Digital em empresas e agências. E não pretende entrar no Marketing de Afiliados.

Características do curso:

Módulos: diversos a depender do curso escolhido;

Carga horária: diversas;

Possui certificado: sim, cada curso oferece um certificado válido por 2 anos;

Prazo para conclusão: Depende do plano escolhido, pode ser de 12 meses ou vitalício (incluindo atualizações).

Preço: (gratuitos) ou a partir de R$499

Link para o curso: Conheça a Rock University.

Cursos de Marketing Digital Hotmart e Monetizze:

As duas principais plataformas de afiliados do Brasil também oferecem cursos gratuitos e muito bons para quem está começando.

Objetivos do Curso

Formar afiliados que possam lucrar com vendas online em suas plataformas.

Para quem esse curso é indicado?

Para quem deseja conhecer o mercado de afiliados e não tem nenhuma experiência.

Características do curso:

Módulos: diversos a depender do curso escolhido;

Carga horária: diversas;

Possui certificado: não informado;

Prazo para conclusão: vitalício.

Preço: gratuitos

Link para o curso: Escola Monetizze | Hotmart Sparkle.

Melhores Cursos de Marketing Digital Pagos

Agora entramos na parte em que realmente falamos com quem quer atingir objetivos reais como profissional.

Não me interprete mal, sei que todo mundo quer conquistar objetivos. Mas, cada pessoa tem seu tempo. Se você ainda não está disposto, ou disposta a investir em um conhecimento avançado, ainda não está no momento de conquista, e sim de aprendizado.

E está tudo bem. Cedo ou tarde você se sentirá à vontade para dar aquele passo a mais que vai te diferenciar da maioria do mercado e te destacar.

Para quem já está nesse momento, de aplicar conhecimentos reais para atingir resultados reais, eu indico os seguintes cursos:

Fórmula Negócio Online 3.0 (FNO 3.0):

O curso mais antigo do Mercado de Afiliados. E o mais respeitado. O Fórmula Negócio Online foi 100% atualizado e reformulado em 2020 para atender toda a mudança que o mercado passou. Está na versão 3.0.

Objetivos do Curso

Formar afiliados profissionais em Marketing Digital. Para isso ensina desde o básico até o mais avançado.

Possui um suporte altamente elogiado e didática fácil para quem está começando. E muita estratégia para quem já está atingindo grandes resultados.

Leia minha Resenha Completa sobre o Fórmula Negócio Online.

Para quem esse curso é indicado?

Qualquer pessoa que deseje começar um negócio lucrativo através da internet. Mesmo que não tenha nenhuma experiência com o Marketing Digital ou o Marketing de Afiliados.

Características do curso:

Módulos: 18 módulos fixos + 17 módulos bônus;

Carga horária: 50 horas;

Possui certificado: Sim – incluído no valor do curso;

Prazo para conclusão: 2 anos.

Preço: R$ 497 em até 12x no cartão

Link para o curso: Veja meu review completo do Fórmula Negócio Online. Ou clique aqui para ver a página do curso.

Método Remunera 365 (R365):

Alternativa ao Fórmula Negócio Online. Na verdade eu conheci esse curso de tanto fazerem Spam nos meus artigos. Então, a impressão que eu tenho dele é que suas táticas sejam bem duvidosas.

Porém, eu não conheço a metodologia e não posso afirmar nada.

Objetivos do Curso

Metodologia focada totalmente em resultados, onde o objetivo deste método é fazer você conseguir gerar renda todos os dias do ano! 

Focado no manejo de ferramentas que geram uma renda rápida para os alunos.

Para quem esse curso é indicado?

Afiliados iniciantes que queiram arriscar uma renda rápida, porém sem se preocupar em criar um negócio consistente e duradouro.

Características do curso:

Módulos: 12 módulos fixos;

Carga horária: não informado;

Possui certificado: não informado;

Prazo para conclusão: 2 anos.

Preço: R$ 197 em até 12x no cartão

Link para o curso: Conheça o Método Remunera 365.

Método Mude Sua Rotina:

Um dos mais vendidos do momento. Não me inspira nenhuma confiança. O produtor só fica posando com carros importados e vendendo uma ilusão que você conseguirá ficar milionário com uma fórmula mágica.

Lembrando que essa é apenas a minha opinião leiga, não conheço o curso a fundo e posso mudar de opinião assim que o conhecer melhor..

Objetivos do Curso

Ensinar você a encontrar clientes de maneira fácil e prática.

Você vai aprender como encontrar centenas de pessoas interessadas nos produtos que você esteja trabalhando.

Ativar o mindset de um empreendedor digital

Vou te mostrar o que deve fazer e como fazer para pensar grande, pensar como um verdadeiro Empreendedor Digital de Sucesso!

alavancar cada vez mais os seus resultados

Estratégias e métodos para você potencializar seus resultados. Você vai aprender tudo do absoluto zero. Fique tranquilo!

Para quem esse curso é indicado?

Quer uma fonte de renda extra para conciliar com o trabalho, estudo e/ou outras atividades;

Está com dificuldade de se recolocar profissionalmente;

Quer construir um negócio para ser sua principal fonte de renda;

Está insatisfeito(a) com seu atual emprego e está buscando novos conhecimentos e novas áreas para trabalhar;

Características do curso:

Módulos: não informado;

Carga horária: não informado;

Possui certificado: não informado;

Prazo para conclusão: vitalício.

Preço: R$ 297 em até 12x no cartão

Link para o curso: Conheça o Método Mude Sua Rotina.

Método Profissão Home Office:

Esse curso apresenta uma proposta diferente dos demais. Nele você não atua como afiliado e nem precisa vender produtos. Trabalhará como avaliador de produtos de grandes multinacionais.

Objetivos do Curso

Ensinar como você pode trabalhar de casa para grandes multinacionais como Google, Netflix, Facebook sem precisar saber inglês, e usando apenas celular com internet e algumas horas vagas na semana!

Para quem esse curso é indicado?

Para quem está apenas procurando por uma renda extra nas horas vagas.

Características do curso:

Módulos: 7 módulos;

Carga horária: não informado;

Possui certificado: não informado;

Prazo para conclusão: não informado.

Preço: R$ 147 em até 12x no cartão

Link para o curso: Conheça o Método Profissão Home Office.

Curso de Marketing Digital Universidade Rock Content:

Sim, ela está aqui de novo, agora como um curso extremamente completo. Esse eu posso falar com propriedade pois sou aluno VIP da Rock Content e possuo acesso há todos os cursos da plataforma.

Objetivos do Curso

Formar profissionais de Marketing Digital que atendam às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Por isso a “Universidade” é dividida em vários cursos que voce pode adquirir em separado, ou todos em um pacote.

Para quem esse curso é indicado?

Para quem deseja trabalhar com Marketing Digital em empresas e agências. E não pretende entrar no Marketing de Afiliados.

Características do curso:

Módulos: diversos a depender do curso escolhido;

Carga horária: diversas;

Possui certificado: sim, cada curso oferece um certificado válido por 2 anos;

Prazo para conclusão: Depende do plano escolhido, pode ser de 12 meses ou vitalício (incluindo atualizações).

Preço: a partir de R$499

Link para o curso: Conheça a Rock University.

Ferramentas de Marketing Digital SENAC:

O curso do SENAC é muito mais voltado para a prática. E visa Aperfeiçoar os profissionais interessados na área de marketing digital a lidar com as exigências dos meios eletrônico, posicionando sua marca ou empresa no mercado, utilizando as ferramentas e aplicando estratégias específicas para o mundo virtual.

Objetivos do Curso

Você aprenderá Marketing tradicional e marketing digital: conceito, diferenças, funções e usos;

Conceitos De Big Data, Customers Success, Webinar, Chatbot, Inbound Marketing,Inbound Sales.

Ferramentas digitais: conceitos e usos nas estratégias de marketing digital, blog, redes sociais, marketing de busca, marketing de guerrilha, e-mail marketing e mobile marketing.

Para quem esse curso é indicado?

Público geral. Idade mínima: 14 anos completos no ato da matrícula. Escolaridade: Ensino fundamental completo.

Características do curso:

Módulos: Não informado;

Carga horária: 30 horas;

Possui certificado: Sim – para quem tiver no mínimo 70% de aproveitamento.;

Prazo para conclusão: 40 dias.

Preço: R$ 99,75 em até 4x no cartão

Link para o curso: Conheça o curso de Marketing do SENAC

Demonstração do Curso de Marketing Digital do SENAC

As principais Ferramentas de Marketing Digital

Agora que você já conheceu uma série de cursos de Marketing Digital Online Gratuitos e Pagos, está na hora de conhecer as principais ferramentas que farão parte da sua vida assim que entrar nesse mercado.

Eu sei o quanto pode ser complexo gerir diversas campanhas / clientes ao mesmo tempo e, se você for uma “eugência” ou uma “eupresa” fica quase sobre humano.

Enquanto você está só começando até é possível se organizar entre tantas métricas a serem checadas diariamente.

Porém, chega um momento que você não consegue mais ter uma vida, hehehe.

Por isso, preste atenção nessas ferramentas que vou apresentar para ver qual delas vai ser mais útil para você nesse momento.

E, mesmo que nesse momento você não precise de nenhuma elas. É sempre bom tê-las em mente para a hora em que essas ferramentas de MKT Digital forem necessárias para facilitar a sua vida.

Web Analytics com Google Analytics

Talvez a ferramenta mais básica e importante de todas. É através dela que você faz um diagnóstico em tempo real do seu site.

Um estudo realizado pela Amazon demonstrou que a empresa perdia milhares de dólares a cada milisegundo a mais que seu site demorasse para carregar.

O Analytics do Google oferece ferramentas de velocidade e desempenho de su site. E o melhor, essa ferramenta mostra:

  • Suas páginas mais acessadas;
  • De onde vem esses acessos;
  • Informações sobre o público como localidade, idade, sexo…

Um exemplo prático da necessidade dessa ferramenta é saber se a maioria dos seus acessos vem de desktops ou celulares, e adaptar o layout para que fique cada vez mais amigável para seus visitantes.

Aliás, o nível é tão alto de informações que você saberá inclusive o modelo dos celulares que mais trazer tráfego para você.

Visite a página do Google Analytics aqui.

Google Search Console

A melhor ferramenta para quem quer trabalhar com tráfego orgânico. O GSC mostra para você sua performance em diferentes dispositivos, assim você não precisa alterar o layout do seu site o tempo todo sem critério algum.

O Google Search Console também mostra quais artigos seus estão recebendo mais links externos.

Quais páginas não estão otimizadas para smartphones. E até se seu site está sendo vítima de malwares.

O melhor de tudo: é 100% Grátis.

Visite a página do Google Search Console aqui.

Google Tag Manager

Quando você possui um site profissional e começa a utilizar algumas ferramentas, muitas delas (o Google Analytics é um bom exemplo) solicitarão que você instale alguns códigos para que possam funcionar corretamente.

Essa parte pode ser um tanto complicada se você não tiver algum conhecimento de programação. Ou, pode ser impossível se você não tiver acesso ao código fonte do seu site.

Nesse caso, o Google Tag Manager é uma mão na roda para todos, pois o único código que você precisará instalar em seu site é ele (pode pedir para seu webdesigner).

Depois disso, sempre que alguma ferramenta solicitar a instalação de seu código, basta entrar no painel amigável do GTM e gerenciar tudo por lá.

Visite a página do Google Tag Manager aqui.

Pixel do Facebook / Instagram

Não sei se você sabe disso, mas Instagram e Facebook são a mesma coisa em relação a gerenciamento de negócios.

O Pixel do Facebook nada mais é que um pequeno trecho de código que você vai instalar em seu site (pode usar o GTM aqui). Com isso o Facebook conseguirá reconhecer cada visitante seu, que estiver logado, e te passar várias informações sobre seus visitantes atuais.

Essa é uma ferramenta muito poderosa para você conhecer a fundo quem já se interessa pelo seu conteúdo. As informações que ele consegue capturar são infinitas:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Onde Mora;
  • Interesses;
  • Quanto tempo ficou no seu site.

Não confunda com o Analytics do Google, pois o Pixel do Facebook utiliza essas informações para que você possa criar anúncios exatamente para quem já o visitou, ou criar um público baseado nos interesses dos seus visitantes.

Dessa forma seus anúncios no Facebook saem muito mais baratos e seu retorno é muito maior.

Visite a página do Pixel do Facebook aqui.

Canva

Essa é uma ferramenta com algumas funcionalidades pagas, porém é outra mão na roda para quem precisa criar peças visuais de divulgação. Com ela você cria facilmente:

  • Capas para eBooks;
  • Miniaturas para Youtube;
  • Posts para praticamente todas as redes sociais;
  • Stories (vídeo ou imagem).

Possui centenas de modelos prontos, onde você só precisa trocar o texto ou a imagem, permite que você faça o upload de seus arquivos, como um logotipo.

E é muito intuitiva – toda em Português.

Visite a página do Canva aqui.

Trello

Se você precisa se organizar em tarefas que tenham prazo, sozinho ou gerenciando uma equipe, esqueça os bloquinhos de papel.

O Trello é uma ferramenta gratuita e muito fácil de organizar.

Com ele você pode criar agendas, programar lembretes, inserir e retirar membros de tarefas…

Visite a página do Trello aqui.

Mindmeister

Nem todo mundo utiliza o poder dos mapas mentais para apresentar ideias, e organizar suas ideias.

Porém, uma vez que você comece a utilizar essas ferramentas nunca mais se imaginará sem elas.

Utilizando mapas mentais você consegue visualizar seus pensamentos e aprimorar seus planos de ação (antes de agir). Isso faz você economizar muito tempo e dinheiro com ideias que não estavam bem estruturadas.

Gratuito até 3 mapas (mas você pode ir deletando mapas não usados).

Visite a página do MindMeister aqui.

Uptime robot

Essa ferramenta avisa você sempre que seu site ficar offline. E é muito simples de configurar, basta criar sua conta gratuita, informar o endereço do seu site e seu e-mail.

Pronto, agora pode relaxar que, caso seu site saia do ar por qualquer motivo que seja, você receberá um e-mail informando isso.

E, se seu site voltar sozinho, a ferramenta envia outro e-mail informando que deu tudo certo.

Ela é gratuita para monitoramento a cada 5 minutos. Se você desejar que seu site seja monitorado minuto a minuto, segundo a segundo, ela oferece planos diversos.

Visite a página do UpTime Robot aqui.

LeadLovers

Uma das melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado brasileiro é a Lead Lovers, ela permite não só o gerenciamento de seus e-mails, mas permite a criação de páginas de captura, vendas, ofertas…

Não possui uma versão gratuita, mas entrega muito resultado pelo valor que cobra.

Visite a página do LeadLovers aqui.

MailChimp

Uma das melhores ferramentas de e-mail marketing do mundo. Muito intuitiva de se usar, porém, ainda está engatinhando na sua versão em português, tendo muitas de suas funcionalidades somente em inglês.

Sua principal vantagem é que oferece até 2000 leads gratuitos na sua versão de entrada, uma baita ajuda para quem está começando.

Porém, seus planos se tornam muito caros após isso, principalmente porque sua cobrança é feita em dólares.

Visite a página do MailChimp aqui.

OneSign

Você já entrou em um site e uma janelinha convidou você para aceitar suas notificações? Isso se chama Push notification e é uma ferramenta pouco utilizada, mas muito poderosa no Marketing Digital.

A OneSign é gratuita e fácil de utilizar, uma vez instalada você pode configurar que envie as notificações automaticamente a cada novo artigo postado.

Visite a página do OneSignal aqui.

ThriveLeads

Essa é uma ferramenta de captura de leads fantástica. É paga e não possui versão gratuita. Porém, com ela você pode criar uma captura geral para todo o site, ou uma captura de e-mails diferente para cada página, só depende da sua estratégia.

O melhor dela é sua integração com praticamente todas as ferramentas de e-mail marketing do mercado.

Ela permite que você crie pop-up, blocos de captura que aparecem no meio do artigo, no topo ou no rodapé.

Possui dezenas de laytouts prontos para cada tipo de captura e permite que você personalize totalmente cada um.

Também é possível criar quizzes interativos com ela.

Visite a página do Thrive Leads aqui.

WordPress

Responsável por 70% dos sites ativos no mundo, essa ferramenta que começou com a intenção de facilitar a criação de blogs evoluiu.

É gratuita e com ela você pode personalizar tudo em seu site.

Oferece temas e plugins gratuitos para praticamente tudo o que você quiser fazer.

Indico o tema Centive One para que você comece seu negócio. É um pequeno investimento em um tema profissional que já integra ferramentas de captura e landing pages.

Além de ser muito rápida de carregar e ter um suporte personalizado.

Visite a página do WordPress aqui.

Benefícios do Marketing Digital

Praticamente o mundo todo está conectado hoje em dia. E após os eventos causados pela pandemia, muitas pessoas que tinham alguma barreira quanto a consumir produtos via internet, entraram nesse mercado.

A tendência é só crescer e ainda tem muito mercado para isso. Por isso que, desenvolver uma estratégia de Marketing Digital será fundamental para:

  • Criar uma presença digital e ser encontrado pelos seus potenciais clientes;
  • Criar uma autoridade que gere credibilidade e diferencie você dos concorrentes;
  • Estar presente em todas as etapas da jornada de compra dos clientes;
  • Competir com empresas maiores: um site bem estruturado e uma comunicação pensada nos interesses dos clientes o coloca de igual para igual com qualquer marca;

Acredito que essas vantagens sejam até redundantes para você, que está procurando por um curso de Marketing Digital. Mas não custa falar sobre tudo o que isso proporciona, né?

Marketing Digital de A a Z

Ao longo desse artigo eu posso ter escrito alguns termos que não fazem parte do seu dia a dia, por isso vou explicar brevemente os que considero mais importantes.

Persona / Avatar

É a representação visual e personalizada do seu público alvo. Quando falamos em “público alvo” geralmente nos referimos a pessoas de tal a tal idade, qual esses e aqueles interesses…

Já a Persona ou Avatar é UM cliente específico, com nome, idade, sexo, que personifica um determinado público alvo.

Você pode ter quantas personas forem necessárias para personificar seu público.

Funis de Conversão

É a jornada que seu cliente faz até decidir pela compra de seu produto. Quando você conhece essa jornada, pode incluir sua presença digital nesses pontos chave e aumentar as chances de influenciar na tomada de decisão.

Geralmente é feita através de e-mails, porém no Inbound Marketing ela vai utilizar conteúdos criados estrategicamente para cada etapa.

Remarketing

Lembra que eu falei sobre o Pixel do Facebook? Então, remarketing consiste em reimpactar alguém que já teve acesso a você antes. Pode ser alguém que visitou determinada página do seu site, e você o convida a ver outro conteúdo relacionado.

Pode ser alguém que chegou até a sua página de venda e você apresenta alguma oferta ou conteúdo de quebra de objeções…

KPIs

Metas específicas que você pode metrificar para avaliar sua evolução.

Jornada de compra do cliente

Nem todo mundo que chega até você está no momento de compra de seu produto ou serviço. Com um Marketing Digital bem estruturado, você consegue guiar essa pessoa – no seu tempo, para sua oferta.

Leads

A Grosso modo é todo mundo que deixou seu contato com você. Qualquer pessoa que tenha demonstrado algum nível de interesse em sua comunicação tem potencial de se tornar cliente.

Os principais conceitos e Estratégias de Marketing Digital

Eu chamo de escolas, ou de linhas a serem trabalhadas e que guiarão toda sua estratégia de Marketing Digital.

Definir seu conceito é definir se você prefere trabalhar com geração de conteúdo orgânico (SEO), ou tráfego pago para captura de Leads.

Se você vai apostar mais em Inbound para focar em sua marca (Branding), ou Marketing Direto…

Ao longo desse artigo eu apresento muitos desses conceitos, e um curso de Marketing Digital irá guiar você a conhecê-los mais a fundo na hora de definir seu caminho.

Inbound Marketing: O que é e como utilizar?

É exatamente o que eu estou fazendo aqui, criei esse conteúdo completo para que você tenha todas as suas dúvidas sanadas.

Em troca disso, espalhei várias capturas ao longo de todo o conteúdo, além de indicar alguns serviços onde ganho comissão de vendas.

Tudo isso de forma natural para que não pareça uma venda – e não é uma venda direta. Porém, dependendo do meu momento dentro da sua jornada de compra, você poderá:

  • Sair daqui sem tomar nenhuma ação;
  • Deixar seu e-mail para receber minhas atualizações;
  • Clicar em algum dos links distribuídos ao longo do artigo.
  • Se inscrever no meu curso gratuito e, eventualmente, comprar algo de mim.

Todos os meus conteúdos tem a intenção de demonstrar o quanto eu “sou o mais qualificado” para te ajudar a resolver os teus problemas.

Isso é Inbound Markeitng na prática.

Você pode fazer o mesmo com seu site, ou utilizar a mesma estratégia no Youtube, Instagram…

Branding: criando uma marca forte

Branding é quando focamos em tornar nossa marca forte, e não somente um produto.

Essa estratégia é deixada de lado por quem está começando por não conseguir metrificar seu retorno direto.

Mas, a grosso modo, se você tem um único produto, seu produto é sua marca. Quando você tem uma linha de produtos, vale mais a pena investir em sua marca, que será o guarda-chuva de todos os produtos, do que em cada produto.

Uma marca forte gera credibilidade e diferencia uma empresa no mercado. Além de aumentar o valor percebido pelos clientes e tirar você da briga por preços.

Website responsivo e Otimizado

Ter um site é construir sua casa em terreno próprio na internet. Muitas pessoas optam por ter apenas um canal no Youtube, ou um perfil no Instagram. Essas pessoas correm um grave risco.

Pois essas plataformas mudam de regras a todo o momento, e é comum que canais e perfis sejam deletados de uma hora para outra.

Isso não acontece com seu site, pois nele quem dita as regras é você.

Uma das estratégias mais consolidadas do mercado digital consiste em você gerar conteúdo nas redes sociais e sempre convidar as pessoas a saberem mais, ou baixarem algo em seu site.

Dessa forma você “marca” essa pessoa com seu pixel, e ainda pode transformá-la em Lead.

Para isso, é fundamental que seu site seja rápido, leve, amigável e abra corretamente independente do dispositivo que seu visitante utilize.

Se seu visitante tiver que esperar muito tempo (e quando falo muito tempo é qualquer coisa acima de 5 segundos – sendo que o ideal é até 3), para seu site abrir, ele irá embora antes de ver seu conteúdo.

Uma vantagem adicional para isso é que se seu site seguir todas essas dicas, ele será muito mais facilmente indexado pelo Google. Ou seja, você terá chances maiores de estar entre os primeiros resultados. 

O que é SEO (Search Engine Optimization)?

São estratégias para que seu site “seduza” o Google e apareça entre os primeiros resultados das pesquisas.

Existe muita dica furada na internet ensinando truques rápidos para você burlar o algoritmo do Google.

Porém, meu conselho mais sincero é que você aceite que o algoritmo do Google é sempre mais rápido e inteligente que você.

E a única maneira de você conseguir um resultado consistente com o marketing de conteúdo é realmente focando em escrever o melhor conteúdo possível.

Só existem 3 fundamentos que você deve seguir para chegar ao topo:

  • Escreva o melhor conteúdo sobre seu assunto;
  • Tenha o site mais rápido que seus concorrentes;
  • Consiga que outros sites enviem links para o seu.

Todo o resto deriva desses 3 conceitos (ou você acha que eu escrevo artigos de 10 mil palavras à toa…).

Aposte em conteúdos para SEO e você terá uma receita de longo prazo consistente.

O que é PPC (Pay Per Click) Como usar o Google Ads, Facebook ads e Bing ads (SEM)

Todas as campanhas pagas que você fizer em redes sociais ou de busca serão cobradas de duas formas:

  • Por Impressões: geralmente a cada mil impressões – CPM;
  • Por Cliques: onde você só paga quando alguém clicar em seu anúncio – CPC (custo por clique);

Não existe uma melhor forma, nem um valor ideal. É só matemática básica, defina um objetivo, uma verba inicial e faça seus anúncios.

Ao término desse período analise os resultados e veja se o investimento se pagou.

Melhore o processo e repita. E é assim sempre.

Como criar campanhas mais atrativas

Lembra de quando falamos sobre Avatar? A melhor maneira de fazer campanhas mais atrativas é criando peças que despertem o interesse de seu cliente final.

Só isso, invista tempo conhecendo os problemas e objetivos de seus clientes e você saberá como chegar até eles através da publicidade.

Fazendo isso você verá seus custos com publicidade, seus CPC’s e CPM’s caírem muito.

Youtube Marketing: o que é e como fazer

Youtube é a plataforma de vídeos do Google. Você pode gerenciar todas as suas campanhas diretamente pelo Google Ads.

É uma forma muito poderosa de você atingir seus clientes. Pois o poder dos vídeos está cada vez maior.

Estima-se que, já agora em 2020, 60% dos conteúdos de busca sejam consumidos em vídeo.

Não é a toa que em grade parte das busca no Google, são vídeos do Youtube que aparecem em primeiro lugar.

A força do vídeo na web

Uma dica para saber quando criar um conteúdo em vídeo. Se a pergunta começar com: “como”, faça um vídeo.

O youtube é a terra do “como fazer”. 

Outro uso muito poderoso para vídeos é reviews e demonstrações de produtos. Se você vende produtos, invista em vídeos com seus clientes – podem ser avatares (pessoas que representem seus clientes), utilizando seus produtos.

Isso é tão poderoso que muitas das maiores marcas do mundo a utilizam, basta ver um comercial de carro – sempre tem alguém dirigindo (preste atenção em quem está dirigindo, pois essa pessoa representa o público alvo do carro).

Outro exemplo são os comerciais do MCDonalds, repare nas pessoas que estão dentro da lanchonete, são todos avatares dos diferentes públicos que a empresa quer atingir.

Redes Sociais: as plataformas mais usadas e principais estratégias

Sem segredos quanto às principais redes sociais e hoje: Facebook e Instagram.

Entenda uma coisa, não é porque você não está em uma rede social que ela não seja importante.

O Facebook é hoje uma Rede Social com um público predominantemente acima dos 40 anos. Mas o público com idade inferior ainda é gigante.

O Instagram pegou a fatia do pessoal abaixo dos 40. O que não significa que o público senior não seja gigante.

Estamos falando de milhões de pessoas, então seu público está lá.

Sei que soarei repetitivo agora, mas a única estratégia que realmente funciona em qualquer rede social é ser você mesmo, autenticidade é reconhecida por todos.

Quando você conhece seu público, sabe de seus interesses e consegue ser autêntico na forma como apresenta seu conteúdo. Você crescerá.

Mas, tenha sempre em mente o objetivo de criar uma lista de contatos.

E-mail Marketing: como funciona e como fazer

Falando em lista de contatos… O principal ativo do seu negócio online é sua audiência. Para isso você cria um site, canal no Youtube, contas em redes sociais…

Porém, caso um dia todas essas plataformas saiam do ar, como você faria para se comunicar com seu público?

E-mail e telefone seriam sua salvação. São a mina de ouro do Marketing Digital.

Para isso, é muito importante que você espalhe pelo seu site e todas as suas redes capturas de e-mail.

O ideal é você criar materiais gratuitos e de valor para seu público e os entregue em troca desses dados de seu público.

Conforme sua lista de e-mails cresce, você poderá informar seus conteúdos novos e ofertas diretamente para eles.

É verdade que ao longo do tempo as taxas de abertura de e-mails foi diminuindo. Porém, quando você conhece seu público você sabe o que os interessa e poderá enviar conteúdos que farão seus contatos quererem abrir seus e-mails.

Chatbots: como funciona e como fazer

Quando você for escolher um curso de Marketing Digital verifique se ele inclui chatbots em sua grade.

A estratégia dos chatbots é a mesma do e-mail marketing e pode ser desde uma central de atendimento tira-dúvidas, como um vendedor online.

Não se limite a achar que chatbot é somente uma maneira de automatizar uma conversa no Messenger do Facebook.

Hoje existem milhares de empresas que apostam em chatbots para iniciar e segmentar um público e o entregar pronto para que um humano finalize a venda.

Ou, pode ser um grande tira-dúvidas amigável e divertido em seu site.

Lembre-se, quando você conhece seu avatar a fundo vai saber se ele preferirá uma linguagem formal ou informal.

Buscas por voz: por que você deve se preocupar com isso desde já?

Podcasts são as estações de rádio da atualidade.

Os algoritmos do Google e do Youtube já reconhecem o que é dito em vídeos e áudios e conseguem entender a semântica. Isso faz o algoritmo não só ouvir, mas entender o que é dito no podcast.

Dessa forma você começará a ver com cada vez mais frequência o Google apresentando resultados de áudio nas buscas.

Mas, o principal motivo para você começar hoje mesmo seu podcast é que as buscas por voz – quando alguém pergunta para o Google, Alexa, SIRI, falando, a resposta vem em áudio.

Hoje essas ferramentas ainda estão lendo o que está escrito nos sites onde encontram a resposta.

Porém, em muito pouco tempo, quando você perguntar para o Google, ou para a SIRI o que é “tal coisa”, você ouvirá um trecho de algum podcast dando essa resposta.

Marketing de Afiliados – Ganhe dinheiro sem ter produtos próprios

marketing de afiliados

Quando eu comecei nesse mercado em 2016 eu via muita gente dizendo que eu poderia ganhar dinheiro na internet vendendo produtos que não eram meus.

Juro que pensei que estavam me dizendo para piratear coisas, hehehe.

Mas, não, existe um mercado BILIONÁRIO na internet onde você pode oferecer milhares de produtos para seu público e ganhar uma comissão por cada venda.

Porém, durante muito tempo o Marketing de Afiliados foi meio que desvirtuado no Brasil.

Era tão fácil vender qualquer coisa que a maioria das pessoas que entravam no mercado se limitavam a fazer anúncio mandando tráfego direto para a página de vendas do produto.

Ninguém se preocupava em criar uma audiência nichada. Em fazer uma reputação…

Daí, com mais gente entrando no mercado, o lucro foi diminuindo cada vez mais, até que ficou impossível de lucrar desse jeito. E o que o pessoal começou a dizer?

Que o Markeitng de Afiliados estava morrendo. Porém ,entenda que isso não é verdade, muito pelo contrário. Esse mercado nunca esteve tão lucrativo.

Mas, ele só é lucrativo para quem sabe trabalhar do jeito certo!

A única maneira de você prosperar como um afiliado é criando uma audiência própria.

Quando você tem audiência, você tem o ouro nas mãos. Basta pensar nas Digital Influencers. São pessoas que ficam famosas e ganham muito dinheiro sem vender nenhum produto.

Porém, geraram tanto valor para um determinado público que fidelizaram uma audiência. É só o que precisam para serem disputadas por marcas daquele nicho a divulgarem seus produtos.

Você não precisa se tornar Influencer, ou ter um canal no youtube. Pode fazer isso com um blog, ou um perfil no instagram, mesmo sem aparecer.

Se você não pensa em se tornar produtor de algo, foque em gerar conteúdo de valor para fidelizar um público.

Se você quiser saber como fazer isso basta se inscrever no meu curso gratuito Primeira Venda à Jato, nele eu falo exatamente o que eu fiz, e como, para me tornar TOP afiliado de produtos milionários.

Principais plataformas

Claro que você já deve ter ouvido falar de Hotmart, Monetizze e Eduzz. Mas, saiba que essas plataformas de afiliados são apenas a ponta do Iceberg quando nos referimos a esse mercado.

Existem milhares de programas de afiliação que você nem se dá conta.

Quer alguns exemplos: Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Hostgator…

Muitos serviços online, como temas, plugins de WordPress, hospedagem de sites, e-mail marketing oferecem comissões para quem divulgar seus produtos.

Quer mais? Uber e iFood oferecem dinheiro para cada indicação que você fizer que se torne cliente do respectivo serviço.

No meu curso gratuito Primeira Venda à Jato eu apresento cada uma dessas plataformas, e algumas outras, e explico como você pode se beneficiar e ganhar dinheiro, sendo renda extra ou seu negócio principal, com elas.

Conclusão: Qual Curso de Marketing Digital Escolher?

marketing digital
Defina uma estratégia e a desenvolva constantemente

Espero ter dado a você o conhecimento necessário para tomar suas próprias conclusões sobre qual o melhor curso de marketing digital online do mercado.

É claro que eu sugiro que você comece pelo meu e depois opte por se tornar aluno do Fórmula Negócio Online (caso queira trabalhar por conta própria).

Ou que opte pelos cursos da Rock Content (caso queira trabalhar dentro de uma empresa ou agência).

Do mais, entenda que esse é um mercado em constante mudança e evolução. Então, você precisa gostar de estudar e consumir informações sobre o assunto.

Entenda que, de fato, você nunca saberá tudo, pois apesar de os conceitos de Marketing nunca mudarem, as aplicações desses conceitos no Marketing Digital mudam a toda hora.

Se ficou alguma dúvida é só deixar seu comentário que responderei com prazer.

Compartilhe esse artigo para ajudar outras pessoas a entenderem melhor esse assunto.

Perguntas Frequentes

Qual é o melhor curso de marketing digital 2020?

Se você busca por um curso realmente completo, do Zero ao avançado, o Fórmula Negócio Online é o que eu indico. Se está em busca de um curso gratuito, recomendo o meu Primeira Venda à Jato.

Qual curso fazer para trabalhar com marketing digital?

Existem centenas de cursos de Marketing Digital espalhados pela internet. Cada um focado em um objetivo diferente. Neste artigo eu apresento 13 alternativas.

Como é o curso de marketing digital?

É um curso que capacita você a divulgar marcas e produtos, direta ou indiretamente pela internet. Você pode fazer vendas diretas e obter o retorno do investimento diretamente.

Como escolher um Curso de Marketing Digital que atenda as minhas necessidades?

Essa área da publicidade é realmente enorme. Meu conselho é que você aprenda o básico, após isso saberá qual ramo terá maior inclinação, então ficará mais fácil escolher. Nesse artigo eu mostro várias alternativas de cursos gratuitos e pagos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.