Mudanças do mercado é um dos grandes desafios das Franquias

franquias baratasPor Adir Ribeiro

Estar em constante evolução e acompanhando o ritmo de mudanças do mercado e consumidores é um dos grandes desafios das empresas que operam sob o sistema de franquias. Compartilhamos alguns aspectos relevantes para o aprimoramento contínuo do franchising:

1. Competência na Gestão dos Negócios: é fundamental ampliar a competência de gestão da rede (e de cada unidade franqueada). Em um cenário de margens cada vez mais reduzidas e um ambiente de competição extrema, as redes precisam estar focadas e preparadas para essa gestão.

2. Suporte que Gere Valor: com o crescimento das redes e cada uma delas em estágios distintos de evolução, há a necessidade de contar com visitas estruturadas às suas franquias, com revisão dos processos e ferramentas da Consultoria de Campo & Negócios e modelos de suporte à distância.

3. Ciclo de Vida do Franqueado: a segmentação da rede e tratamento aos franqueados, de acordo com o seu momento de vida dentro da rede, é uma das maneiras mais inteligentes para otimização do suporte de maneira efetiva.

4. Uso de Tecnologia: cada vez se torna fundamental que as redes tenham os seus processos revistos e dimensionados com uso de tecnologia para acelerar os processos, garantir a qualidade das informações e dados, seja na captura na ponta ou na centralização de avaliações.

5. Agir como Dono (empresário): uma das coisas mais interessantes do franchising está em conhecer as histórias de seus empreendedores, esse espírito da fundação do negócio deve estar presente na cultura da rede, seja na equipe da franqueadora como nos franqueados.

6. Cultura e Engajamento: acreditamos que medir o nível de satisfação dos franqueados é importante, mas também iniciar a mensuração do grau de engajamento com as redes será um diferencial relevante. É importante conhecer as cinco esferas que formam essa cadeia de valor:

a) Franqueador: geralmente o fundador ou o principal executivo.
b) Equipe da Franqueadora: diretoria e gerência, suporte, consultores de campo & negócios etc.
c) Franqueado: empresário responsável pela franquia ou operador do negócio.
d) Equipe do Franqueado: gerente da unidade, equipe de atendimento e vendas etc.
e) Consumidor: o mais importante de todo esse ecossistema que irá definir o sucesso de qualquer marca no mercado.

7. Fusões & Aquisições: é crescente a atenção dos fundos de investimentos na avaliação do sistema de franchising. No Brasil, há mais franqueadores que no mercado americano e bem menos franquias, cerca 1/7 (dados da IFA 2014). Alguns caminhos naturais são a fusão entre franqueadoras e a aquisição de marcas, modelos de negócios adequados e financeiramente sustentáveis no longo prazo e potencializando as sinergias de negócios entre as marcas.

8. Multifranqueado: tem se tornado frequente as redes que aceitam (e incentivam) os franqueados multi-unidades, também chamados de Superfranqueados ou Multifranqueados, que operam diversas unidades, da mesma marca ou de marcas distintas e possuem um excelente perfil de gestão de negócios.

9. Novos Formatos de Expansão: num país continental com mais de 5.500 municípios, as redes precisarão revisar os seus modelos de negócios e elaborar novos formatos que permitam ampliar sua capilaridade e assim melhorar o acesso ao mercado. A interiorização é uma forma de se conquistar mais mercado, de maneira sustentável.

10. Programas de Excelência: ambientes que possuem clareza de métricas e que gera recompensa para quem produz resultados consistentes e estiver alinhado às diretrizes, trazem maior engajamento e confiança. O programa de excelência é uma das ferramentas mais modernas e efetivas.

 

Via: Revista Franquia & Negócios 2015


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para o topo