Marketing

A importância do Marketing na Transformação Digital para empresas e clientes

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
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A era do digital não se refere apenas em possuir uma página web e fazer publicidade no Google ou conseguir seguidores no Facebook.

Mas, você sabe qual a real importância do Marketing na transformação digital das empresas?

Essa era, a que de momento estamos todos vivendo graças ao fenômeno da digitalização, tem vindo a transformar e revolucionar vários setores que nem contariam com isso.

Marketing na Transformação Digital

Falemos da área da música, meios de comunicação, viagens, fotografias… A maioria destes setores beneficiaram de uma grande estabilidade e poder empresarial graças à era da digitalização.

E se falarmos no setor financeiro?

Parece que foi menos afetado menos, mas o digital, de uma forma ou outra afeta todas as empresas do setor, sobretudo tendo em conta que o nosso “produto” é digital pela sua própria natureza e o “serviço” se pode digitalizar como ocorre na banca, seguros, intermediários financeiros, fundo de investimento, mediadores de seguros e muitos outros.

Adira à digitalização se o seu cliente já o tiver feito

Essa era digital fez com que o cliente tenha entrado mais rapidamente na fase digital do que as empresas.

Nesse caso o processo de compra também foi digitalizado: parte das pesquisas, informação, comparação… fazem-se em torno do digital.

As vendas podem ser ainda mais, não que o cliente não esteja receptivo a isso, mas porque as empresas por vezes dificultam o processo. É importante irmos ao ritmo dos clientes

Tentar contratar um seguro, dos mais simples, através de uma seguradora (pela internet, é quase impossível).

De certa maneira habituamos mal o cliente, já que ele sempre pensa que ao existir uma interação com uma pessoa real vai conseguir baixar o preço ao invés de fazer o processo mecânico.

Por isso, prefere terminar o processo de compra por telefone ou de forma presencial.

Não pense que se trata de fazer uma estratégia digital. 

Mas não é suficiente fazer uma estratégia digital, nem de fazer um plano de marketing digital. A estratégia tem que ser única para toda a companha e a digitalização tem de que fazer parte do seu DNA. 

O plano de marketing também tem que ser único, já que está pensado para o mesmo cliente (o cliente é o mesmo independentemente do canal que use para chegar a nós). 

O meio  digital não é um canal de promoção, nem um canal de distribuição. Por isso não tem sentido ter um plano de marketing digital que não esteja integrado no plano de marketing geral. 

Se trata de digitalizar processos e canais, para melhorar a experiência do nosso cliente. Daremos o caso das contas de luz, água e das telecomunicações que se tornaram digitais.

É necessário entender bem as possibilidades da tecnologia e saber aproveitá-la em benefício dos nossos clientes.

Trata-se de acreditar que o cliente é, de verdade, o centro de tudo o que fazemos na nossa empresa, e de nos dedicarmos a atender às suas exigências: poder de comunicar conosco quando e onde lhe convenha, e oferecer uma experiência positiva.

De uma forma mais resumida, nos encontramos num momento em que:

  • O processo de compra se digitalizou (não em todas as suas fases, mas em grande parte).
  • O cliente agora tem voz, e exige mais meios de comunicar com a empresa (maioritariamente pelas redes sociais).
  • O cliente sabe que as empresas têm imensos tipos de dados sobre eles e espera que isso ajude a personalizar as comunicações e ofertas que lhe são oferecidas.

Marketing como líder da transformação digital

O contexto atual nos obriga a assumir a responsabilidade de saber que tipo de exigências são pedidas pelos nossos clientes.

O marketing surge como a voz do cliente, e ajuda a que eles obtenham diferentes experiências com base nos canais e pontos de contato que oferecemos.

E como o cliente se digitalizou, o marketing deve liderar essa transformação digital tendo em conta o que os clientes esperam de nós.

Conclusão: A importância do Marketing na Transformação Digital

Devemos assumir que deve existir uma mudança sem medos de liderar a transformação da nossa empresa. Saia da sua zona de conforto e repense na forma como tem interagido com os seus clientes. 

As mudanças podem não ser fáceis, mas estão sendo cada vez mais necessárias, pelo que, está na hora de agir.

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