Storytelling o que é – Atualizado em 28/06/2020 por Leandro Mantelli. Escrito originalmente por Marco Zanqueta, palestrante motivacional, une a arte de falar em público com a magia dos truques de ilusionismo.
Você já deve ter ouvido muitas vezes aquelas famosas histórias iniciadas pelo “era uma vez”.
Antes de mais nada, se você deseja aprender mais sobre como usar o poder do storytelling em sua comunicação, recomendo que conheça o curso FNO.
O que você ainda não deve saber é que o storytelling (contação de histórias, em uma tradução livre) tem se tornado uma boa arma para alavancar as vendas de diversas empresas.
O conceito do Storytelling
Storytelling une as palavras inglesas story (história) e telling (contar). Começo, meio e fim, com um clímax e personagens marcantes: essa receita é a base para as histórias mais famosas que conhecemos hoje em dia.
É um meio de dialogar com o público usando a história da empresa, do produto, a necessidade e a expectativa do cliente.
O conceito de storytelling passa por algumas fases. Primeiro vem a sabedoria para ouvir e entender o público-alvo.
Depois, é preciso aprender mais sobre a empresa em questão e descobrir qual é o seu trajeto pelo mercado, ou seja, sua história (ou histórias). Em seguida, o que resta é explorar essas histórias para criar novos conceitos e campanhas que encantem os clientes e os tornem fiéis à marca.
Mas se engana quem pensa que qualquer conto pode ser considerado um meio de storytelling. Para que a técnica dê certo, a história deve conter elementos que instiguem e emocionem quem está ouvindo.
Fazer com que os clientes se identifiquem com o que está sendo contado é essencial para o sucesso da campanha.
Por que praticar o Storytelling?
Em estudos, pesquisadores da Washington University descobriram que o ouvinte de uma história pode ser tudo, menos passivo.
Monitorando a atividade cerebral de diversas pessoas enquanto elas liam uma história, conseguiram ver que algumas áreas do cérebro eram ativadas em total acordo com o livro que era lido.
As regiões ligadas à função motora eram ativadas toda vez que os personagens praticavam alguma ação, enquanto os neurônios ligados à visão eram ativados a cada troca de cenário.
Para concluir: quando lemos uma história onde alguém levanta uma xícara, por exemplo, nosso cérebro imita o movimento ao ativar as áreas responsáveis por tal, trazendo a sensação de que nós estamos praticando a mesma ação.
Isso também ocorre na relação das pessoas com as empresas: a divulgação através de histórias cria uma relação emocional muito mais forte com os clientes, além de otimizar o potencial de lembrança dos mesmos.
Além disso, o storytelling torna tudo muito mais interessante do que o uso de dados estatísticos.
Transmídia Storytelling
Sabemos que campanhas publicitárias estão presentes nas mais diversas mídias, como rádio, televisão e internet. Transmídia Storytelling é a arte de contar histórias de acordo com a linguagem específica de cada meio.
Ela é utilizada para manter relações com os mais variados públicos e engajar diferentes grupos de pessoas. Segmentar as campanhas de marketing por meio, pode ajudar muito na propagação das suas ideias.
O Storytelling não apresenta limites: uma campanha pode começar na internet e percorrer o rádio e a televisão, bem como fazer o caminho inverso.
Atualmente, as redes sociais são grandes auxiliares dessa técnica, pois permitem a interação do público com o que é contado e o compartilhamento das informações.
Dicas para aperfeiçoar a técnica:
- Saiba usar o seu bom humor, bem como ritmos diferenciados e poesia. Esses meios são famosos por atingir a emoção do ouvinte.
- Conte histórias apropriadas à ocasião e ao público (cliente/consumidor), tendo um cuidado especial com a segmentação (idade do público, interesses, etc).
- Não leve mais de vinte minutos para contar cada história. Ao se prolongarem demais, elas podem se tornar entediantes e enfadonhas.
- Saiba seu objetivo ao selecionar uma história: ela pode influenciar, impressionar, cativar, persuadir, educar, vender ou causar diversas outras impressões e emoções ao público.
- Mantenha o contato visual com seus ouvintes.
- Varie o tom de voz e as expressões faciais usadas para demonstrar as emoções contidas em cada história.
- Como começar: o “era uma vez” é clássico, mas variar é sempre uma atitude sábia a ser tomada.
Conclusão: Quem Deve Praticar Storytelling?
Todos, e não importa o tamanho da sua empresa, multinacional ou “eupresa” trabalhando em casa.
Aliás, o custo envolvido nessa forma de marketing é muito menor e mais duradouro que o mkt tradicional.
Em suma: o Storytelling serve, principalmente, para mostrar os valores e princípios de cada empresa de forma marcante e inteligente. Trabalhar com a contação de histórias, pode aumentar o número de vendas e clientes em um passe de mágica.
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