Pensando em abrir seu próprio negócio e está considerando “atalhar” pelo mundo das franquias? Se você já leu meu artigo sobre se vale a pena abrir uma franquia, você já viu minhas dicas e tem sua resposta!
Nesse artigo sobre franquias de sucesso vou apresentar as 3 áreas que mais se destacam no mercado. Fique comigo até o final e tire suas dúvidas.
É importante você saber isso para ser rigoroso, ou rigorosa, na hora de escolher sua franquia, afinal de contas, ninguém quer perder todo o tempo e investimento feito.
A Classe C Impulsiona as Pequenas Franquias de Sucesso
De acordo com a Central do Franqueado, o setor de franquias brasileiro, cresceu cerca de 6,9% em 2019, em grande parte impulsionado pelas principais demandas da chamada “classe C”, uma das camadas sociais cuja renda mais tem sofrido incremento nos últimos anos.
Educação, turismo e estética são áreas que vêm se destacando, já que, com o aumento da renda, essa parcela da população começa a poder viajar mais, divertir-se e cuidar melhor da beleza.
O item educação tem ganhado importância contínua, já que os pais querem, para seus filhos, um futuro profissional melhor e uma formação mais sólida, que garanta também para eles esse incremento de renda.
Os pais querem que os filhos estudem, que eles possam dar esse salto de educação formal, a fim de que mantenham melhores oportunidades e tenham um futuro mais promissor.
Por isso, essas são as três áreas que devem merecer destaque no setor de franchising em 2021.
Assim, fique de olho nos seguintes negócios:
- centros de estética,
- salões de beleza,
- agências de viagem,
- cursinhos,
- escolas – tanto de ensino formal quanto de idiomas
- e cursos à distância.
Pois, estes devem continuar sendo apostas lucrativas.
Um Mercado Ainda Pouco Explorado
Apesar de o setor de alimentação ser conhecido como um potencial bom investimento em qualquer cenário econômico, ele está mais saturado.
Não significa que parou de crescer, mas já não é um campo tão promissor como esses outros que atendem à classe C.
Outra tendência do mercado é o surgimento de novas marcas e o ingresso de marcas estrangeiras no Brasil.
Fusões também podem ser esperadas, bem como o movimento de colocar, sob uma mesma empresa franqueadora, várias marcas diferentes, de negócios correlacionados.
O franqueador oferece mais de uma marca, cada uma focada em um público diferente, para desenvolver esse franqueado que, muitas vezes, pode já estar com o crescimento saturado se atuar em apenas uma marca”.
Isso pode acontecer com diversos setores, como alimentação, cosméticos, escolas de idiomas e outros.
Crescimento Sustentável Desses Nichos
A perspectiva é que o setor de franchising cresça, em 2021, mais que a economia do país, o que significa que ele continua sendo um bom negócio para franqueados e franqueadoras.
Mas é preciso crescer com maturidade, sustentabilidade e profissionalismo”, alerta a consultora.
Isso significa comprometimento por parte de franqueados e franqueadores, para evitar o surgimento de conflitos entre as partes – uma das chaves para franquias de sucesso.
Cabe ao franqueado escolher com cuidado o negócio em que deseja investir – algo com que se identifique e a que possa se dedicar integralmente.
Escolha uma Franqueadora Comprometida com seus Resultados
Por outro lado, é responsabilidade da franqueadora dar ferramentas para o desenvolvimento do franqueado e ter disponibilidade para atendê-lo. É preciso ser profissional.
Focar nas pessoas, na gestão de equipes, no processo de seleção do franqueado – que deve ser feito com todo o cuidado e rigor – e na operação também.
A franqueadora deve estar consciente de suas responsabilidades junto aos franqueados. O franqueado deposita confiança e dinheiro na empresa franqueadora, que o está colocando para gerir sua marca.
Por isso, ter um franqueado é mais complexo e delicado do que ter um funcionário de carteira assinada.
O que mais gera conflitos e rompimentos no setor de franchising são questões comportamentais e, por isso, o relacionamento entre franqueado e franqueador deve estar em primeiro plano.
Conclusão: 3 Áreas que Mais Impulsionam Franquias de Sucesso
É preciso basear as relações em troca e cooperação. Atitude empreendedora e confiança mútua é fundamental. As pessoas precisam compreender que o sucesso não é imediato, é uma consequência do bom trabalho realizado.
Caso você ainda esteja em dúvida se uma franquia é mesmo o melhor negócio para o seu perfil de empreendedor, recomendo que você leia esses artigos que publiquei aqui no blog:
Esse artigo sobre 71 Ideias para você montar sue negócio em casa. E esse artigo sobre o curso Fórmula Negócio Online, o curso mais completo para quem deseja começar a viver da internet (do Zero ao avançado).
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