Como Ter Novas Ideias no Trabalho? 7 Dicas para Você Começar

Empreendedorismo

Como Ter Novas Ideias no Trabalho (Dica: Não é Ficando em Casa na sua Zona de Conforto)

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Empreendedor – Deixe-se levar ao acaso para descobrir um novo caminho.

Como ter novas ideias no trabalho fazendo o mesmo de sempre?

Somos constantemente cobrados para sermos criativos, e o mundo está mesmo sempre mudando. Mas como alcançar essas ideias novas quando estamos soterrados por obrigações do dia a dia em nossa empresa?

como ter ideias no trabalho
Como ter novas ideias escolhendo sempre o mesmo caminho?

Albert Einstein já dizia que é burrice tentar chegar em um resultado diferente repetindo sempre o mesmo processo.

Para responder isso convidei o Consultor e palestrante nas áreas de Empreendedorismo, Estratégia e Liderança e voluntário do Instituto Empreender Endeavor, Marcos Hashimoto, para nos ensinar como ter novas ideias no trabalho de um jeito inusitado.

Você vai mudar seus conceitos após ler esse artigo, principalmente pela maneira de pensar “fora da caixa” que Marcos nos ensina. Aproveite a leitura

Como Ter Novas Ideias no Trabalho – por Marcos Hashimoto

Que nova estrada você percorreu hoje?

Eu sempre coloco desafios aos meus alunos para testar e eventualmente despertar o lado empreendedor deles.

Um destes desafios era pegar uma estrada qualquer e seguir aleatoriamente até chegar a algum lugar ao acaso e explorar este lugar, buscando surpresas e descobertas.

estrada para o desconhecido
Uma estrada para o desconhecido – você teria coragem de seguir?

Na aula discutimos estas experiências e alguns relatos são muito interessantes.

Quando viajamos, normalmente fazemos um planejamento, muitas vezes um detalhado plano com dias, horários, estadias, roupas, clima, pontos turísticos, lugares onde comer, o que fazer…

Algumas pessoas só colocam o pé pra fora de casa depois de saber, antecipadamente tudo o que vai acontecer na sua viagem.

Um Bom Planejamento é Importante

É este tipo de planejamento que ensinamos nas escolas de Administração, condição fundamental para qualquer negócio sobreviver e cuja falta tem sido a causa da maior parte dos motivos de mortalidade de empresas nascentes.

Quando você tem um mapa na mão com todas as rotas e estradas previamente estudadas por alguém, ou o auxílio de um Tripadvisor ou semelhante, com dicas de onde ir e o que fazer, este planejamento fica fácil.

Podemos aproveitar esta analogia para qualquer pessoa que vai montar um novo negócio, uma padaria, um posto de gasolina, um supermercado ou um salão de beleza.

Negócios tradicionais e franquias de sucesso já possuem este ‘mapa’ pronto, na forma de guias práticos que, se forem seguidos, não vão trazer nenhum tipo de surpresa desagradável para quem trilha esta estrada.

Você Precisa Arejar sua Mente

No entanto, como professor de empreendedorismo defendo sempre que o empreendedor deve criar o máximo de valor possível com o seu negócio.

Não necessariamente com uma tecnologia inovadora de ruptura, mas muitas vezes, um negócio tradicional com algum diferencial competitivo ou um modelo de negócio inovador.

Pode ser um posto de gasolina com conveniência, ou uma padaria que oferece Buffet de café da manhã, não é totalmente inovador, mas sendo diferente do que seus concorrentes diretos, é o que importa.

Saia da Zona de Conforto às Vezes

Por isso, navegar por onde ninguém trilhou antes, abrir novas estradas ao invés de percorrer as que já existem, desbravar novas fronteiras, faz parte do espírito aventureiro do empreendedor e é preciso sentir um pouco o calafrio deste tipo de aventura.

Em menor escala e no sentido figurado, o exercício de deixar-se levar ao acaso para descobrir um novo caminho, para um destino que não havia sido projetado antes é uma forma de viver esta experiência simulada.

Caminhos Conhecidos, Resultados Conhecidos

Além disso, o futuro empreendedor precisa se desvencilhar da necessidade de seguir um caminho trilhado por muitos, precisa aprender a sentir a adrenalina do risco de pegar um caminho que não conhece.

Um caminho que não tem mapa, um caminho que pode levar a um lugar interessante que ninguém descobriu ainda.

A tentação de escolher o caminho seguro para um destino conhecido é muito grande, afinal todos querem arriscar seus investimentos em algo seguro.

Permita-se Errar e Corrigir o Erro

De fato, o empreendedor não é um jogador, que vai arriscando tudo por algo que não sabe nada.

Na verdade, ao escolher um caminho que ele não consegue enxergar muito à frente, ele pode rodar um ou dois quilômetros e, se perceber que não vai levar a nada ou a um lugar que não lhe interessa, ainda há como voltar atrás e experimentar outra estrada.

O risco do empreendedor vai até onde ele pode perder e se alguns poucos quilômetros correspondem a um custo que cabe no seu bolso, então a tentativa vale a pena.

Para o empreendedor, tentar um caminho menos conhecido e andar um pouco por ele pode ser mais interessante do que ir por onde todos vão e por onde é mais conhecido e manjado.

Novos Caminhos, Menos Concorrentes

A incerteza dos novos caminhos é justamente o que afugenta a maioria das pessoas e ir contra a maioria é justamente o que o empreendedor procura para se diferenciar.

Gosto do impossível, pois lá a concorrência é menor.

Walt Disney

Em empreendedorismo, podemos dizer que, trilhar por um caminho desconhecido é como andar em uma estrada com nevoeiro espesso.

empreender é caminhar por uma estrada nublada
Às vezes o empreendedor precisa enfrentar o nevoeiro

Só que, a cada passo que damos, o nevoeiro se dissipa mais, assim:

  • é experimentando fazer um protótipo do produto que sabemos um pouco mais sobre seu processo de produção,
  • é vendendo um primeiro produto para alguém que sabemos um pouco mais sobre a percepção de valor do cliente,
  • é conhecendo o fornecedor que conhecemos um pouco a mais sobre o setor…

E é assim, cada ação para montar ou testar o negócio é um passo nessa estrada, um aprendizado a mais e um pouco mais de nevoeiro que se dissipa, permitindo enxergar melhor a estrada com a redução das incertezas sobre o negócio.

Enquanto os investimentos para dar estes passos forem baixos, o empreendedor segue caminhando.

Quando Saber a Hora de Dar Meia Volta

Quando ele percebe que o caminho não é este ou o próximo passo será caro demais, ele toma a decisão de voltar para tentar outro caminho ou pagar o preço de assumir o risco de continuar.

Assim, o plano de negócio ajuda a dissipar o nevoeiro em estradas conhecidas, mas em estradas desconhecidas, a coragem de dar um passo no nevoeiro é mais importante que um plano de negócio.

Conclusão: Ideias Novas Precisam de Caminhos Novos

Como você viu hoje, não é necessário jogar tudo para o alto e partir para o tudo ou nada em uma estrada desconhecida.

O ideal é você ter e seguir um plano de negócio (nesse artigo eu indico um curso que te ajuda nisso). Mas abrindo brechas para desviar de vez em quando.

Esse artigo não foi somente sobre como ter novas ideias no trabalho, mas também sobre como encontrar novas oportunidades para seu negócio.

Permita-se arriscar um pouco, mas sempre voltando e analisando os resultados. Não existe falha quando um erro resulta em aprendizado.

Você pode seguir essas dicas para empreender com mais segurança. E essas dicas para se tornar um líder mais admirado. E pode ler esse outro artigo para melhorar o lucro da sua empresa.

Se deseja trabalhar em home office e tem dúvidas de como começar, aproveite para tirar todas nesse artigo onde apresento 77 ideias sobre como trabalhar em casa.

Pronto, já dei várias dicas e indiquei várias leituras complementares. Agora é com você.

Qual caminho você vai seguir?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.