Branding O Que É, Como Fazer e a Importância para seu Negócio

Marketing

Branding O Que É, Como Fazer - A Importância da Marca e da Imagem do Produto

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
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Que bom que você está aqui, isso é um sinal que você quer mais que apenas ter um produto. Você quer realmente entregar uma solução que ajude a experiência de seu cliente.

E, provavelmente já leu meu artigo sobre o FNO, onde falo da importância de se atualizar, focar no cliente e pensar sua marca.

Isso é um dos pilares do Branding. Nesse artigo você vai aprender o que é, como fazer e a importância de um Branding bem realizado para o futuro da sua empresa.

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O Que É Branding

Branding vem de brand (marca em inglês), é a emoção da marca, a imagem que uma marca passa para o mercado de uma maneira intrínseca. Para explicar o que é branding eu gostaria que você conhecesse uma pequena história.

Outra definição dessa palavra vem do site Significados:

Branding consiste no conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca, atuando desde a sua concepção e continuamente ao longo do seu desenvolvimento.

Eu conheço uma parábola que costumo contar ao falar sobre a importância da marca e da imagem do produto. Ela é mais ou menos assim:

Uma Parábola sobre Branding

Era uma vez, num país distante, um rei que voltava para seu castelo e sofreu uma emboscada no meio da estrada.

Ele conseguiu fugir, mas ficou perdido no meio da floresta, e por dias, sobreviveu apenas de raízes e frutos silvestres.

Felizmente ele se deparou com uma casa e a velha senhora que lá vivia o recebeu e o ajudou a se recuperar, dando-lhe uma gentil acolhida, aquecimento e comida.

Ah comida! Ela lhe preparou uma omelete dos deuses, como jamais havia provado. Depois daquela omelete ele se fortaleceu e se sentiu vivo novamente.

Por fim, ele conseguiu voltar ao seu castelo para o alívio de seus fiéis súditos e reinou por muitos anos, até que um dia, lembrando da saudosa velha que o ajudou, pediu uma omelete ao seu cozinheiro preferido.

Logo na primeira mordida se decepcionou, pois em nada lembrava à da velha senhora. Depois de muitas tentativas fracassadas, resolveu oferecer um prêmio milionário aos melhores cozinheiros da cidade, para que pudessem preparar uma omelete igual à que ele provara há muitos anos.

Após muitas degustações e várias tentativas, nenhum cozinheiro reproduziu a receita, até que chegou um deles e confessou ao rei:

  • Senhor, a omelete que buscas jamais será obtida:
  • Nenhum ingrediente terá o sabor do medo que vossa excelência viveu naquela hora;
  • Nenhum tempero será tão eficiente quanto à fome de dias perdido na floresta;
  • Nenhuma forma de preparo se igualaria à acolhida da velha senhora que praticamente salvou vossa vida;
  • Nenhuma receita daria a mesma satisfação que a alegria por estar vivo.

Sendo assim, meu soberano, podes pedir a todos os cozinheiros deste mundo, mas aquela omelete foi e será sempre inigualável e única.

Só então o rei percebeu que muitos outros fatores contribuíram para dar um valor especial àquela omelete, e, agradecido, ofereceu o prêmio ao brilhante cozinheiro.

Com esta estória eu introduzo o assunto do valor da marca do seu produto e da imagem da sua empresa.

Por Que Branding é Importante?

Por melhor que seja a qualidade do seu produto, o consumidor só vai comprar se estiver alinhado com a marca que ele representa e com a imagem que ele construiu sobre o seu negócio, não apenas o produto.

Um dos maiores patrimônios que o empreendedor pode construir no seu negócio é uma forte marca. É o DNA da sua empresa, um conjunto de valores que caracteriza a identidade do seu negócio.

Este DNA reflete algo poderoso, eterno, bem maior do que o próprio produto que ela representa.

Que valores você pretende passar com a sua marca? Honestidade, integridade, qualidade, rapidez, diversão, bem estar, segurança, poder?

Verifique com sua equipe, parceiros, clientes e não clientes, qual é a imagem que eles fazem da empresa ou produto. Veja se há discrepâncias com relação ao que você quer transmitir em termos de valores.

A imagem que os consumidores têm da sua empresa é constituída de coisas aparentemente simples, mas difíceis de conseguir:

  • Um sorriso,
  • um detalhe,
  • uma decoração planejada,
  • a localização,
  • os serviços agregados,
  • uma embalagem,
  • um gesto,
  • uma atitude.

Qualquer coisa pode influenciar positiva ou negativamente o impacto da imagem formada na cabeça do cliente.

Como Fazer Branding

  • Crie laços duradouros com seus clientes, que transcendam produtos e serviços.
  • Demonstre aos seus clientes que seu produto ou serviço pode atender suas necessidades físicas e emocionais.

A melhor forma de fazer isso é atender ou exceder continuamente as expectativas do consumidor com relação à marca.

Lembra-se da campanha ‘Just do it’ da Nike? Eles criaram laços emocionais com uma parcela sempre crescente de consumidores ao atender uma necessidade de se tomar uma atitude, qualquer que seja ela.

Não importam as consequências, apenas faça o que tem que ser feito, ‘Just do it’!

Outro fator importante na construção de uma marca forte são as sensações propiciadas pelo seu serviço ou produto quando o cliente vivencia uma experiência com ele.

Se você vai a uma loja da Starbucks, por exemplo, você não vai apenas tomar um café. Você vivencia a experiência de aproveitar um momento só seu, com tranquilidade para ler um jornal ou cultivar relações sociais.

Lá você sai por alguns momentos do stress do dia-a-dia do trabalho e aproveita para ficar a sós com seus pensamentos.

Muitas empresas exploram estas técnicas de marketing.

Conclusão: Branding é o que fará Sua Marca se Diferenciar

Meu conselho é que você se preocupe com isso em seu plano de negócios: como quer que sua marca seja percebida?

O pequeno empresário nem sempre pode contar com recursos para investir neste ‘marketing de experiências’, mas se usar bem a criatividade, ele pode criar inúmeras condições para que o cliente perceba que a sua omelete é especial.

A primeira coisa é você realmente se preocupar com a experiência de seu cliente quando adquire seu produto ou serviço.

É importante você estar sempre se atualizando e participando de grupos de outros empresários do seu ramo.

Não é tão difícil, basta pensar como você gostaria de ser atendido. Como você se sente quando é mal atendido em algum lugar?

Chame sua equipe e crie uma cultura onde o cliente vem em primeiro lugar (mas tome cuidado, pois ele nem sempre tem razão).

Agora, ouso pedir um favor, se esse artigo ajudou você de alguma forma, compartilhe-o em sua rede social favorita, pode utilizar qualquer um dos botões abaixo ou ao lado.

Obrigado e bons negócios!

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