Como formar um time afinado com a visão do empreendedor? Claro que não é tarefa fácil, mas formar uma boa equipe é fundamental para garantir a construção de um grande negócio.
Abaixo damos o caminho das pedras de como Formar Equipes Empreendedoras Dentro de Sua Empresa.
Indicado para empresas em fase de pré-lançamento, e também para renovação de equipe de organizações já existentes.
A questão é achar as pessoas certas para os lugares certos, e refletir sobre a visão de mundo desses funcionários e os atributos que eles devem apresentar para se ajustarem à personalidade da marca/empresa.
Leitura Recomendada: Curso ensina como criar seu negócio online passo a passo, do zero ao lucro.
O Colaborador “lucro”
A Formação de Equipes Empreendedoras começa pela compreensão da necessidade de atrair pessoas com comportamentos mais empreendedores.
Dada a limitação de recursos característica do estágio nascente de qualquer negócio, tudo de que o empreendedor não precisa é o empregado “despesa”, mas sim de um colaborador “lucro”, aquele que contribui proativa e criativamente para os resultados do negócio.
Aliás, es estiver pensando em maneiras de aumentar o lucro da sua empresa, tenho um artigo sobre isso aqui no blog.
Grandes Propósitos
É até possível formar grandes equipes em empresas de propósitos medíocres, mas seus membros se desmotivarão rapidamente.
Se sua empresa desaparecesse, o que o mundo perderia?
Se a resposta dos seus colaboradores for “nada”, preocupe-se com a missão e a visão do seu negócio. Seus colaboradores não entenderam a mensagem e você tem um problema.
Ou ela inexiste ou é medíocre, e você continuará tendo o problema.
As pessoas certas nos lugares certos
Cabe ao empreendedor primeiro refletir sobre os “lugares certos” que serão ocupados pelas “pessoas certas”. Nesta situação, estes lugares dizem respeito às funções críticas para o sucesso do negócio.
A evolução do negócio implicará novas funções chave que serão desdobradas de vender e produzir. Além disso, crescerá a necessidade de ter as pessoas certas para administrar o crescimento da empresa.
Visão de Mundo
Não se trata de formar um exército de robôs que agem de forma programada. Mas é importante reunir pessoas que acreditam e vivenciam as mesmas crenças e atitudes que a empresa.
Cada empresa, uma pessoa
Se estiver convicto dos quatro elementos anteriores, você tenderá a formar uma equipe empreendedora e, assim, seu negócio terá mais chance de deslanchar, se comparado às empresas nascentes com a tradicional filosofia de um dono e seus empregados.
Para selecionar as pessoas “certas”, o conceito de brand character, utilizado no marketing, pode ser útil.
MAIS ALGUMAS DICAS
Contribuidor “lucro” e o lucro em si
Em alguns negócios nascentes, os resultados esperados do colaborador podem não estar diretamente relacionados com os fatores geradores do lucro em si.
Pense grande
Pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno. E grande não só no tamanho da empresa, mas também na dimensão dos benefícios dos seus produtos e serviços.
É fato que nem sempre grandes empresas começaram com grandes propósitos.
Funções críticas para o sucesso do negócio
Todas as empresas têm funções críticas para o sucesso do negócio. Para uma empresa nascente, estas funções se resumem a vender e entregar.
Empreendedores solitários e com limitações de recursos tendem a fazer as duas coisas e por esta razão trabalhar longas jornadas.
Quase sempre irão executar uma função melhor do que a outra.
Um sócio ou colaborador que aposte no grande propósito do negócio pode contribuir na melhoria das vendas ou da qualidade da entrega.
O desafio para o empreendedor é perceber quais são estas funções e como encontrar a pessoa certa para executá-las.
Equipe Desmotivada? Promova Ações de Incentivo
De acordo com o artigo da eDools – 31% dos trabalhadores estão acomodados no emprego e não têm incentivo algum para mudar.
Para reverter esse quadro, as empresas estão adotando a prática das ações de incentivo.
Já imaginou ser convidado para uma festa exclusiva no Parque da Disney e ainda dançar na pista com o Mickey e seus amigos?
Ser premiado num estádio olímpico grego? Ou mesmo participar de uma comemoração por metas batidas no meio do deserto de Dubai?
“Isso é pura motivação na veia”, segundo Marcello Larrat – diretor da empresa que leva o seu sobrenome e que em 2012, realizou a façanha de fechar o Louvre, museu mais importante do mundo, para uma festa exclusiva.
O local foi palco da premiação de uma campanha motivacional “Você Conquista 2011”, desenvolvida por um de seus clientes, para premiar funcionários de uma empresa de combustíveis, levando quase mil revendedores e seus acompanhantes à Paris.
Com a concorrência cada vez mais acirrada e as metas cada vez mais arrojadas, as empresas optam pelas campanhas motivacionais para formar equipes empreendedoras e incentivá-las a atingir metas e resultados esperados.
Afinal, investir e valorizar o trabalho dos colaboradores são receitas indispensáveis para motivar e manter bons resultados.
Uma campanha de incentivo, motiva os colaboradores principalmente quando envolve prêmios, viagens, bônus, ou qualquer tipo de premiação que possua um valor agregado.
A premiação em valores é uma alternativa, mas os colaboradores hoje buscam algo que o dinheiro não paga: bem-estar.
O profissional preza também pela sofisticação dos prêmios, aliado à criatividade na produção dos eventos.
“É preciso preocupar-se não só com o rendimento, mas também com a motivação interna”, diz Larrat.
Segundo pesquisa desenvolvida pela Catho, o bom relacionamento com os colegas no ambiente de trabalho é o item mais motivador para o trabalhador, seguido pelo reconhecimento como bom profissional pela chefia e fazer o que gosta.
Segundo Marcello Larrat, as ações motivacionais variam de acordo com a meta e o setor de atuação. Nas áreas de vendas, por exemplo, é comum os prêmios serem oferecidos em bens materiais.
Já quem atua em cargos executivos, favorece o prestígio, como estar em um grupo seleto, vivenciando experiências especiais em uma viagem exclusiva.
Como Formar Equipes Empreendedoras Conclusão
O tempo de ser o “chefe mandão” ficou no passado. Isso não significa que não deva existir uma hierarquia clara em sua empresa.
Porém, o papel de um líder admirado é muito mais auxiliar sua equipe à se desenvolver, do que apenas ditar ordens.
Independente de sua equipe estar presencialmente em sua sede, ou ser uma equipe remota, você precisa ser o guia que mostra o caminho, mas deixar o espaço para sua equipe decidir qual o melhor caminho para chegar lá.
Por Marcelo Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.
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