Conectados, criativos e flexíveis: o que a Geração Z espera do ambiente de trabalho - Canal do Empreendedor

Conectados, criativos e flexíveis: o que a Geração Z espera do ambiente de trabalho

Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entenda como os jovens se comportam no mercado e quais os aspectos relevantes para a geração

GenZ

(Créditos: iStock/ andreswd)

Nascidos entre 1995 e 2010, a Geração Z é composta por pessoas que cresceram conectadas à tecnologia desde muito jovens. Com traços individuais distintos das gerações anteriores, esses jovens procuram ambientes de trabalho que se alinhem com seus estilos e metas profissionais. Além disso, suas características dinâmicas e habilidades multitarefas demandam que as empresas adotem novos conceitos de trabalho.

Principais características da Geração Z

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, especializada em analisar as tendências de jovens no Brasil, os integrantes da Geração Z demonstram ser mais realistas e práticos, em comparação com outras gerações. Embora valorizem o enriquecimento financeiro e pessoal, também há uma preocupação significativa nos aspectos emocionais.

No ambiente profissional, essa geração admira a diversidade de pensamentos, podendo apresentar dificuldade em lidar com locais onde a hierarquia é verticalizada. Além disso, os jovens da Geração Z são caracterizados por serem imediatistas, independentes, multitarefas, com propensão ao aprendizado autodidata e forte competência comunicativa, especialmente em ambientes digitais.

Uma geração conectada

Os jovens da Geração Z nasceram em um mundo onde a conectividade digital já era uma realidade desde a infância, com internet e smartphones disponíveis. Por isso, possuem uma rápida adaptação a diversos ambientes digitais. Além disso, a comunicação por meio de redes sociais é uma ferramenta favorável para essa geração.

No ambiente profissional, outra característica marcante é a busca por uma jornada flexível, que inclui a oportunidade de trabalhar remotamente. Além de garantir melhores resultados, esse modelo de trabalho flexível contribui para manter os jovens motivados.

Ideias inovadoras e criativas no ambiente de trabalho

Com o objetivo de aprimorar a eficiência do trabalho e resolver questões burocráticas de maneira mais eficaz, os membros da Geração Z tendem a revolucionar o mercado com ideias criativas e inovadoras. Ao gerenciar essas tarefas de forma mais eficiente, é possível concentrar esforços para desenvolver habilidades pessoais e no crescimento da empresa.

Busca pelo trabalho sem amarras

Considerados mais independentes e voltados para o crescimento pessoal, os membros da Geração Z tendem a ser seletivos quanto às questões com as quais concordam na empresa onde trabalham. Além disso, dada a sua preocupação com a saúde mental, esses jovens valorizam organizações que oferecem melhores condições de trabalho.

Segundo uma pesquisa conduzida pelo MIT Sloan School of Management, 88% dos jovens entrevistados afirmaram que escolhem e permanecem em um local de trabalho devido aos horários flexíveis. Além disso, 77% consideram os bônus oferecidos pela empresa, 69% valorizam um plano de saúde, 38% buscam incentivos financeiros para academia ou creche e 31% procuram empresas que permitam realizar trabalhos voluntários durante o expediente.

Preocupação com o emocional

Devido à sua preocupação com a saúde mental, os jovens dessa geração valorizam empresas que promovem o diálogo sobre questões emocionais no ambiente de trabalho. Além disso, eles priorizam uma relação próxima com seus gestores, onde há espaço para um diálogo aberto, transparente e com feedbacks constantes.

Opções de trabalho para a Geração Z

Graças à sua afinidade com ambientes digitais, habilidade de usar a criatividade a favor do trabalho e valorização do crescimento pessoal, a geração Z pode se destacar no ambiente digital, desde agências de publicidade, ou até mesmo coordenando as redes sociais de uma imobiliária. Por estarem altamente conectados, tendem a propor conteúdos mais criativos e que despertem o público..