Empreendedorismo

4 Dicas para Ser um Líder Admirado pela Equipe

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
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Ser líder ou um bom gestor? Existem diferenças entre liderança e gestão de equipe. Saiba como ter sucesso como líder. Incentive ao invés de comandar: os funcionários sabem a diferença entre receber ordens e receber incentivos.

Toda empresa deve primar pela confiança entre seus líderes e liderados se almeja o sucesso.

Por isso, seja criativo na hora de lidar com sua equipe. Principalmente se estiver em meio a uma crise – esse artigo pode te ajudar.

Como descreve o artigo do portal Harvard Business Review, quando não há confiança entre o corpo de funcionário, a comunicação, o trabalho em equipe e o desempenho sofrem consequências.

Autora do artigo, Carolyn O’Hara afirma que funcionários são mais propensos a cumprir metas estabelecidas por um líder no qual confiam. Portanto, como gestor, você deve reforçar constantemente a sua confiabilidade. Veja como:

Seja transparente e honesto

Compartilhe o máximo que puder sobre a saúde atual e os objetivos futuros da empresa.

Caso contrário, você vai encontrar-se constantemente lutando contra a fábrica de boatos. Se há um vazio de informação, os trabalhadores vão preenchê-lo e eles vão sempre preenchê-lo com informações negativas.

Parte de ser transparente envolve também ter a integridade para dizer a verdade, mesmo que isso signifique que você tenha que ser o portador de más notícias.

Incentive ao invés de comandar

Os funcionários sabem a diferença entre receber ordens e receber incentivos. Um bom líder deve motivar sua equipe a fazer o que precisa ser feito.

Quando os funcionários se sentem capacitados para ter sucesso e acreditam que os objetivos da empresa estão alinhados com os seus próprios, eles trabalham melhor.

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Nele você aprende em detalhes o que funciona hoje para ter seu negócio online, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum.

Além disso, as pessoas vão confiar em você se você confiar nelas.

Assuma a culpa, mas dê crédito

A melhor maneira de levar as pessoas a agirem bem é dar crédito. Isso reforça a sensação de elas estão trabalhando em direção a objetivos comuns, em vez de simplesmente cumprir uma agenda pessoal com o chefe.

Em vez de lançar a culpa por demissões ou lucros baixos, saliente que é a empresa – e sua própria liderança – que precisam melhorar.

Isso as regras usadas para você não são diferentes das que são aplicadas aos outros na organização.

Não tenha favoritos

Se há uma maneira infalível para perder a confiança, é escolhendo favoritos na empresa. Sempre que há favoritismo, as pessoas percebem.

Se você favorece sempre o(s) mesmo(s) funcionários tudo o mais que você faz para construir a confiança será prejudicado.

Mostre competência

Se você não é bom no que faz, pode esquecer sobre como ganhar a confiança dos funcionários. Mesmo que todos gostem de você, você tem que ser competente para ser confiável.

Isso significa uma atualização regular de suas habilidades. Deve-se também evitar ser um especialista em todas as coisas.

Se você tiver a humildade de fazer perguntas e expressar uma vontade de aprender, mesmo sendo o gestor, você vai trabalhar de forma mais inteligente – e assim como seus funcionários.

Afinal, nós podemos produzir muito mais aliando nossas experiências com um trabalho em equipe do que sozinhos.

Aqui está uma dica para você estar em constante atualização, participe de mentorias e fóruns, faça cursos, mesmo os online. Escrevi um artigo onde eu indico um curso que atende isso e possui milhares de alunos, o FNO.

Via: Abílio Diniz, fonte: Hbr.org

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