Ter criatividade em tempos de crise é algo necessário, mas nem sempre é fácil. Nesse artigo eu vou te ensinar os 7 passos que eu uso para facilitar meu processo criativo.
Só para lembrar, já tem um artigo aqui no blog com 11 dicas para estimular sua criatividade no geral, recomendo que o leia e siga essas dicas.
Porém, se você está passando por maus bocados em meio a uma crise, algumas ações extras precisam ser tomadas, por isso escrevi esse artigo também. Recomendo que leia os dois 😉.
Mas, antes que você pense que criatividade seja um dom, saiba que tem muito mais a ver com trabalho e estudo, do que com um dom nato.
Tanto é isso que eu constantemente estou me atualizando através de cursos. Um deles, e que eu indico atualmente é o Fórmula Negócio Online. Leia meus artigo completo sobre esse curso.
Fique comigo e alcance ótimos resultados nesses tempo de crise pós pandemia.
Criatividade em Tempos de Crise
1. Planeje e Siga
Estabeleça metas e determine indicadores realistas e coerentes com o cenário atual, mesmo com as possíveis adversidades, busque criar alguns desafios para estimular a sua equipe.
Além disso, com um planejamento bem feito, é possível compreender melhor o mercado, identificar oportunidades e, claro, resolver com mais eficiência os problemas do dia a dia.
Sei que a tentação das metas altas é grande. Mas, jogar as metas nas alturas só vai resultar em frustração e desestímulo.
2. Reveja seus investimentos
Conheça o seu próprio mercado. Defina novos investimentos e reflita se é mais importante seguir em um processo de expansão ou assegurar a manutenção da sua estrutura empresarial.
Em caso de dúvida, priorize sempre a segunda opção.
Avalie a possibilidade de migrar para home office. Com a tecnologia atual é muito mais fácil gerenciar pessoas e processos de casa quando comparado a antigamente.
E isso pode reduzir demais os custos de vocês.
3. Inove e crie diferenciais
Estimule os seus colaboradores a pensarem em novos mecanismos para a corporação, seja na execução dos processos internos ou até mesmo no posicionamento de mercado.
A boa gestão do seu negócio sempre passará pela forma como lida com os seus funcionários. Sendo assim, procure desafiá-los a enfrentar o atual cenário, mas também reconheça as boas iniciativas.
Neste artigo eu apresento 4 dicas para você se tornar um líder admirado por toda a equipe.
Promova brainstorms, premie os inovadores e estimule novos pensamentos. Em períodos de crise, irão sobressair aqueles que souberem buscar as melhores e mais inovadoras alternativas.
4. Informe-se
Reúna o maior número de informações possíveis sobre seu mercado de atuação, pois são elas que indicarão se um negócio é viável, se é possível economizar em um processo ou como a empresa se portará no mercado.
Se quiser algumas dicas de leitura para se inspirar, leia esse artigo com minhas sugestões de livros indispensáveis.
Crie um mecanismo que favoreça a análise de dados e integre todas as informações geradas pela companhia.
Atualmente é possível contar com inúmeros recursos que favorecem a boa gestão do seu negócio.
5. Previna-se
Em tempos de crise, muitas empresas optam por medidas de corte de funcionários, por redução da produção ou pela diminuição de investimentos.
No entanto, antes de tomar esse tipo de decisão, é importante conhecer a realidade da sua empresa e analisar, com bastante cuidado, cada ação que resolver implantar.
Se sua primeira decisão for demitir pessoas, a ideia que você passará para a equipe é que não se importa com eles. Isso pode matar o comprometimento deles.
Fique atento aos seus dados financeiros, pois eles irão indicar a saúde do seu negócio e quais áreas que precisam de ajustes (estoque, produção, pessoal, etc.).
Contudo, outras medidas podem ser tomadas preventivamente: evite contratações desnecessárias, evite que os funcionários realizem horas extras em excesso e reduza a jornada de trabalho.
6. Pratique a escuta ativa
Muitas vezes nos vemos tão sem saída em meio aos problemas, que não nos damos conta que nem sempre precisamos ser os responsáveis por resolver todos os problemas sozinhos.
Se temos uma equipe conosco é provável que muitos deles tenham suas visões do problema e ideias de soluções.
Porém, a única maneira de tirarmos bom proveito disso é parando por alguns momentos e realmente escutar – ativamente – outras pessoas.
Isso se chama escuta ativa e nada mais é que escutarmos atentamente o outro sem interrompê-lo com nossas ideias.
A criatividade no seu ambiente de trabalho vai depender do estímulo que você der para sua equipe mostrando que se importa com a opinião de todos.
7. Mantenha um clima positivo
Ninguém consegue ser criativo em um ambiente pessimista.
Certamente nesses momentos aparecerão os “profetas do apocalipse”. Essas pessoas, geralmente bem intencionadas, acabam vendo somente o lado ruim das situações.
Por isso é muito importante que você mantenha sempre toda a equipe informada da real situação e evite – a todo custo – esses amplificadores do pânico.
Conclusão: Criatividade em Tempos de Crise é Possível com Trabalho e Foco
Temos a imagem idealizada de pessoas criativas como sendo aquelas que tiram da cartola – magicamente – soluções para todos os problemas.
Mas, isso não existe – eventualmente você até consegue ter uma ideia do nada. Mas isso é muito raro – para todos.
Pessoas criativas são, antes de mais nada, pessoas informadas e com bons contatos. O cérebro só faz ligar as informações que possui e, delas, sugere novas alternativas de solução.
Por isso, siga essas dicas:
- Crie um ambiente leve à sua volta;
- Separe um tempo “ocioso” para seu cérebro organizar as informações;
- Estimule “distrações” sadias, como livros, vídeos, jogos…
- Converse com outros empresários do seu nicho, faça um bom networking.
Espero ter ajudado, se precisar de alguma outra dica, ou se tiver alguma sugestão que queira dividir com mais pessoas, será um prazer publicá-la aqui.
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