Como Aumentar o Lucro da Pequena Empresa? 5 Dicas Práticas

Marketing

QUER AUMENTAR O LUCRO DA EMPRESA? CONFIRA ESSAS 5 DICAS

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

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O maior objetivo de qualquer negócio é o lucro. E é disso que esse artigo fala, aqui você vai aprender como aumentar o lucro da pequena empresa.

Não importa se sua empresa tem sede e funcionários, ou se é somente você trabalhando na sua casa.

Como Aumentar o Lucro da Pequena Empresa

Para aumentar a lucratividade de sua empresa, no entanto, é preciso tomar as decisões certas na hora certa.

Pelo menos é o que diz Ken Yancey, consultor da revista BussinessWeek, no artigo 5 Ways to Prep for Better Small Business Profits (ou “5 maneiras de preparar um pequeno negócio para mais lucro”).

Criar eventos, investir em marketing de baixo custo e dar mais opções aos clientes estão entre elas.

E então, pronto, pronta para aprender como aumentar o lucro da pequena empresa?

Dica 1 – Novas Ofertas

Crie novas ofertas para aumentar sua base de clientes: Comece entendendo melhor seus consumidores e por que eles compram seu produto ou serviço.

A partir daí, fica mais fácil pensar em novas maneiras de atrair clientes para novos produtos.

Muitos pequenos negócios conseguem ganhar mais clientes oferecendo uma maior diversidade de produtos e serviços, que dão mais flexibilidade e liberdade de escolha ao consumidor.

Dica 2 – Investimento em Marketing

Aumente seu investimento no marketing on-line e de baixo custo: Use e abuse de ferramentas que possibilitem a promoção gratuita do seu negócio.

Twitter e Facebook podem trazer muita visibilidade. Outra ideia é criar um blog e participar de outros blogs.

Aproveite a internet para se comunicar com consumidores sobre a sua empresa e as empresas concorrentes.

Além de promover o seu negócio, você também estará recolhendo informações importantes para novas ideias de produtos.

Dica 3 – Pense em E-Commerce

Não tem como aumentar o lucro da pequena empresa – nem da grande, sem pensar (e agir) niso.

Melhore o website de sua empresa e comece a vender on-line: Não importa o tamanho.

Toda empresa precisa de um website para se manter competitiva. Fique atento aos números de visitação, e faça uso do site para vender, e não somente promover o nome da empresa.

Dica 4 – Evolua Constantemente

Separe algum tempo para estreitar o seu foco: Não se acomode.

Organize seus dias para que você dedique algum tempo para fazer planos de melhoras que possam a aumentar os lucros.

Também é importante fazer intervalos durante o trabalho para recarregar as energias e garantir um bom rendimento.

Para ajudar você a se aprimorar eu sugiro que dê uma lida nesse artigo.

Dica 5 – Aposte em Eventos

Crie eventos para atrair os consumidores: Pense em estratégias de promoção que possam atrair mais clientes, como co-patrocinar um evento ou show, por exemplo.

Faça promoções como programas de pontos para clientes, para encorajá-los a repetir as compras.

Outra dica é modificar a decoração e a disposição de produtos com regularidade, para oferecer experiências novas aos consumidores.

Gestão de Atendimento – Como Isso Pode Maximizar Seus Lucros

A Fórmula do Sucesso: Re$ultado$ = Clientes x Frequência x Ticket Médio

Qualquer empresa que se focar nesta simples fórmula conseguirá transformar todo seu negócio. Para que possamos aumentar o nosso faturamento, temos 03 variáveis básicas:

1. C: Clientes Compradores

2. F: Frequência de Compras

3. TM: Ticket Médio ou Valor Médio de compra por cliente

Para elevar o faturamento devemos aumentar estas 3 variáveis:

  • 1. Aumentar a base de clientes;
  • 2. Aumentar o número de vezes que esses clientes fazem negócios com a empresa;
  • 3. Aumentar valor vendido em cada compra.

Simples de entender, mas por em prática requer muita gestão sobre. Se em sua empresa, você gestor sequer controla isso, fica muito mais difícil.

Cada empresa pode montar sua estratégia para aumentar cada variável acima citada e aumentar seu faturamento.

Há empresas que focam somente em um item especifico. A rede americana Macy´s, por exemplo, quer somente manter a sua base de clientes e aumentar seu valor médio de compras.

Para terem uma ideia, a Macy´s tem cerca de 500 mil versões para um e-mail de feliz aniversário.

Vamos nos aprofundar nas estratégias sobre como aumentar o lucro da pequena empresa.

Para cada variável, podemos adotar uma abordagem para que ela obtenha sucesso:

C: Clientes Compradores – Como aumentar a base de clientes?

Há várias estratégias para aumento da sua base de clientes. Propaganda, sim óbvio, mas só isso?

  • Comece não perdendo clientes, para aumentar a base é fundamental não perder clientes. De que adianta clientes novos entrando por uma porta e os atuais saindo por outra;
  • Atenda tão bem que os seus clientes irão indicar sua empresa a amigos. Reconheça, promova e premie clientes que indicam sua empresa;
  • Ofereça novos produtos, agregue serviços e valor a eles;
  • Faça ações nas redes sociais
  • Identifique e reative os clientes que não compram há algum tempo;
  • Proponha novos usos e aplicações para seus produtos e serviços;
  • Reavalie sua localização, um bom ponto muitas vezes é a melhor estratégia;
  • Reavalie seu layout, tem empresa que há uma década não trocam uma prateleira de lugar;
  • Reavalie seus preços, sua relação custo X benefício;
  • Visite, conheça seus concorrentes;

F: Frequencia – Como aumentar a freqüência de compra dos clientes?

Primeiro de tudo e mais importante, o cliente só voltará na sua empresa se for MUITO BEM atendido ou se sua empresa não tiver concorrentes.

  • Existe hoje um mercado sem concorrentes?  Não, então cuide,monitore seu atendimento.
  • Pense quando foi a última vez que fez uma pesquisa de satisfação ou pós vendas com seus clientes. Ao fazer as pesquisas, a empresa cria uma ótima oportunidade para convidar o cliente a voltar;
  • Convide seus clientes para voltar, não fique esperando. Crie ações de e-mail marketing atrativas e relevantes para seu cliente. Ofereça vantagens para uma próxima compra;
  • Garanta que seu produto/serviço tem no mínimo qualidade que o consumidor busca e um custo/benefício atraente na opinião dele;
  • Pode ser montado um clube fidelidade (programas de pontos, cartão fidelidade via celular, entradas Vips para shows, etc).
  • Em datas sazonais (dia das mães, pais, namorados, etc), crie ações especificas, ofereça “mimos” para o cliente que lhe prestigia anualmente, dê brindes, descontos extras, etc;

Facilite a negociação, os clientes não voltam onde há muitos obstáculos para comprar;

TM: Ticket Médio – Como aumentar o ticket médio ou Valor Médio de compra por cliente?

Se um cliente entrar na sua loja e levar para casa um produto, não foi a empresa que vendeu e sim foi o cliente que comprou.

O desafio é vender o 2º, 3º produto. Este é um grande desafio em qualquer negócio. Aumentar a produtividade, vendendo mais para os mesmos.

Muitas oportunidades são perdidas aqui, pois os clientes já estão dentro da sua empresa.

  • Controle seu ticket médio, como aumentar algo que nem se controla? Estimule o aumento do ticket médio individual, de cada vendedor. Premie os vendedores com maior ticket médio.
  • Ofereça descontos progressivos, vantagens adicionais na compra do 2º, 3º produto;
  • Crie combos e ou pacotes de produtos/serviços. Inclua produtos relacionados ou complementares num pacote com preços diferenciados ou promocionais
  • Crie produtos de edição limitada. Criar um senso de urgência é uma técnica que continua funcionando bem;
  • Tenha sempre 3 ou 4 produtos em promoção ou de guerrilha e os ofereça, claro;
  • Ofereça produtos complementares. Analise a compra do cliente e poderá oferecer um produto complementar ao que ele está comprando;
  • Crie cartões presente;

Estas são algumas dicas.

Conclusão – Como Aumentar o Lucro da Pequena Empresa

Lembre: Ideias sem execução não valem nada, todo mundo tem uma gaveta cheia delas, a execução é o que faz a diferença.

Resumindo, pare de falar e comece e fazer.

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