Como Fazer um Bom Pitch de Vendas: Aprenda os 4 Segredos Aqui

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Como Fazer um Bom Pitch de Vendas de Sucesso - Aprenda Todos os 4 Segredos Aqui

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli
Comece a montar sua primeira peça para o sucesso

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Uma das exigências de mercado mais comuns de qualquer empreendedor é saber “vender” sua empresa. Para isso, saber como fazer um bom Pitch de Vendas de Sucesso é fundamental.

como fazer um bom pitch de vendas

Nesse artigo convidamos o Advogado Tiago Aguiar (aquele mesmo de O Aprendiz 4 – O Sócio), para nos ensinar os segredos por trás dessa habilidade.

Se você pensa que precisa ter um dom e um talento para desenvolver isso, está muito enganado.

Continue lendo esse artigo e, ao final dele, estará apto a fazer, você também, seu Pitch de Vendas de Sucesso!

Os Segredos de um Pitch Perfeito

Se você tem uma ideia na cabeça para começar um negócio online ou tradicional, mas não tem capital para iniciar o empreendimento é possível conseguir esse aporte com investidores que apostam em ideias que sejam inovadoras.

Mas para conseguir convencer esses investidores de que sua ideia é transformadora não basta ter um excelente plano de negócios, é preciso ser convincente.

A oportunidade de convencer um investidor pode surgir de forma inesperada e você vai deixar a chance passar por não estar preparado, com medo de gaguejar?

Como um amigo meu, Ricardo Silva Voz, costuma falar:

Nunca se prepare quando você deve estar pronto

Ricardo Silva Voz
Frase de Ricardo Silva Voz

Então prepare-se para esse momento que pode ser único na sua vida. Lembre-se que um empreendedor não pode perder as oportunidades.

Mas como fazer uma apresentação que seja impactante e que não seja extensa, pois afinal tempo é dinheiro.

Na hora de buscar um recurso ou parceria sua apresentação precisa ter o tempo certo e a linguagem adequada.

Atualmente, uma nova forma de apresentação está sendo utilizada no mundo do empreendedorismo: o pitch.

Pitch: Oportunidade de Ouro

Mas afinal o que é isso? O pitch se multiplica a cada dia na era dos negócios digitais.

Pode acontecer:

  • em elevadores,
  • salas individuais, ou até,
  • em grandes auditórios.

E não se restringe a exposições rápidas.

O importante é que o empreendedor seja capaz de mostrar sua proposta de forma clara e concisa. 

Um bom pitch de vendas pode ser a oportunidade de ouro para ter seu negócio avaliado, além de instigar investidores e ganhar evidência.

As apresentações servem para conseguir feedbacks importantes de pessoas que entendem do assunto.

Dicas para você fazer um Bom Pitch de Vendas

Respire fundo

A sua ideia de negócio é formidável. Então respire fundo e prepare-se para falar sobre o seu negócio.

Investidores buscam empreendedores que saibam resolver problemas, que sejam inspirados, competitivos, íntegros, flexíveis e, principalmente, que tenham paixão pelo que fazem.

Se você tem esses requisitos é hora de preparar a sua apresentação. Mas como fazer isso?

Leitura sugerida: Pensando em montar sue negócio em casa? Essas dicas vão ajudar.

Preparando sua Apresentação

A descrição do seu negócio deve ser precisa e simples para que até um leigo entenda. É aconselhável que o empreendedor ensaie várias versões.

O discurso do empreendedor deve se ajustar a cada situação. O pitch é a primeira ponte entre quem precisa de investimento e quem quer investir.

Uma apresentação bem feita garante mais atratividade e novos patamares de negociação e entrosamento, mas não um negócio fechado.

Para um pitch atrativo é fundamental deixar claro que se trata de um negócio, a sua real motivação e porque os investidores devem aportar recursos no seu empreendimento.

Aposte em:

  • Apresentações breves;
  • Alguns números;
  • Honestidade;
  • Firmeza no que é garantido e
  • Projeções do que o negócio pode trazer.

Estes são alguns dos elementos essenciais para esse primeiro contato, afinal a primeira impressão é a que fica.

Encantando o investidor

É dever do empreendedor saber escolher o investidor certo para o seu negócio. Prospecte investidores que se identifiquem com sua empresa.

Depois de escolher o investidor, prepare seu pitch. O início da sua apresentação tem que ser impactante.

Conte uma história, descreva os problemas de um consumidor para, em seguida, contar como sua solução melhorou a vida dele.

Desta forma, o investidor visualizará melhor a oportunidade e avaliará se a solução realmente resolve o problema.

Saiba o que você pretende com a apresentação. Se é um recurso financeiro, indicação a outros investidores ou simplesmente mais tempo para explicar o projeto.

Quem assiste ao pitch está esperando um pedido. O pedido diz muito sobre a capacidade do empreendedor, indica se ele tem noção de quanto é necessário para o negócio crescer.

Valores muito abaixo e muito acima do praticado no mercado indicam que o empreendedor não pesquisou profundamente o mercado no qual atua.

Corra atrás do sim

Conhecimento do mercado e comprometimento são fundamentais para encantar o investidor.

Na hora da prospecção, o empreendedor deve apresentar entusiasmo e visão de futuro, além de mostrar-se ético e comprometido com o negócio.

Se você tem uma ideia e acredita no seu negócio, pesquise, avalie a concorrência, converse com pessoas que já atuam na área, afinal, conhecimento é poder.

Nunca desanime com o primeiro não que receber de um investidor. A cada não avalie onde sua proposta falhou e se aperfeiçoe para a próxima tentativa.

A persistência faz parte da vida do empreendedor de sucesso. Faça apresentações simples e diretas, mantenha o foco, pois tempo é dinheiro.

Um bom Pitch vai levar ao sim
Corra atrás do SIM.

Conclusão: Como Fazer um Bom Pitch de Vendas

Como você viu, não tem muitos segredos, o importante é você conseguir transformar a sua paixão em um negócio viável e atrativo.

No Pitch a máxima: “menos é mais” é válida.

Você precisa saber descrever em poucas palavras, e em menos de um minuto de explicação, qual o diferencial do seu negócio da forma mais clara possível.

Pense em quantos Pitches um investidor ouve por dia, em qual você acredita que ele vai depositar maior confiança?

Em um empreendedor que sabe exatamente o que quer e como vai conseguir, ou em um sonhador que, bem, tem apenas um sonho?

*Colaborou com esse artigo Tiago Aguiar, advogado, empreendedor e ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa “O Aprendiz 4 – O Sócio”.

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