Repassar uma franquia # Existem várias opções para ofertá-la ao mercado

A decisão pelo repasse de uma unidade franqueada pode ocorrer por diversos motivos, mudança de cidade, ausência de identificação com o sistema de franquias, com a marca ou mesmo com o segmento escolhido e até mesmo o encerramento de um ciclo de trabalho, mas o que abordaremos hoje é o que fazer a partir da decisão de repassar a franquia.

A situação mais comum que me deparo é a seguinte: franqueados que me dizem: “quero vender minha unidade, mas meu franqueador não faz nada para que ela seja vendida” e em contrapartida, pelo franqueador, não é rara a seguinte situação: “repasse não é prioridade, temos que priorizar novas unidades”.

Pois bem, quando o franqueado decide que quer repassar a unidade franqueada, é importante ter plena consciência que não é obrigatoriedade da franqueadora realizar este repasse e nem é obrigação da franqueadora adquirir esta unidade. Via de regra, os contratos de franquia preveem que o franqueador terá preferência na compra e em casos cada vez mais raros, o contrato de franquia prevê a recompra pelo franqueador, mas normalmente esta situação é valida para os primeiros doze ou vinte e quatro meses a contar da inauguração da unidade e é muito mais uma ferramenta de atratividade da franquia do que demonstração da franqueadora no interesse em recompra vale também mencionar, que normalmente na condição de recompra prevista em contrato, o valor repassado ao franqueado é inferior ao valor que receberia se vendesse sua unidade para outro franqueado.

Claro que quando há a compreensão e trabalho conjunto para o repasse da unidade franqueada todos ganham. Neste sentido, você franqueado, quando decidir pelo repasse da unidade, a primeira coisa que sugiro fazer é uma reunião com sua franqueadora. Converse pessoalmente e exponha os fatos que o levam a esta decisão. Se for uma decisão pautada por motivos particulares, como por exemplo, a mudança do cônjuge para outro estado e a necessidade de acompanha-lo, não há muito o que alongar, no entanto, se a decisão foi pautada por problemas na relação franqueador e franqueado ou mesmo por falhas no sistema de franquias que você pertence, esta conversa será muito proveitosa, pois permitirá ao franqueador ter com clareza que está errando e precisa rever seus processos e isso, normalmente o fará ajudar no repasse.

Quanto a meios de divulgação, também é necessário combinar com seu franqueador. Uma primeira opção é ofertar a unidade para quem já é franqueado da rede. A próxima opção é a oferta para interessados na franquia que já tiveram algum contato com o franqueador. Você franqueado poderá ainda, ofertar a unidade em anúncio de jornal de grande circulação ou em internet, mas neste caso, reitero a importância de combinar com o franqueador para que a marca seja preservada e para que você franqueado não seja alvo de curiosos e especuladores.

Outro aspecto a se observar é o que prevê o contrato de locação em caso de repasse. Isso pode ser decisivo para um potencial comprador do negócio, bem como as condições do contrato de franquia, pois é comum que os contratos prevejam nova taxa de adesão de quem compra a unidade repassada e uma participação no negócio, no entanto, são pontos do contrato que você poderá tentar negociar com seu franqueador.

Por fim, porém não menos importante, lembre-se que uma unidade franqueada é uma empresa e o repasse pode acontecer em curto prazo, como em até um mês, como pode demorar até um ano ou mais para que surja um interessado que atenda ao perfil da franqueadora e demonstre interesse pelo negócio, por isso, um dos maiores erros que o franqueado neste período pode cometer é ser displicente com a gestão de sua unidade, pois isso provoca desinteresse de possíveis compradores e desvaloriza seu negócio. O franqueador, por sua vez, deve manter abertura de diálogo e apoio a este franqueado que outrora apostou em sua marca e modelo de negócio.

Analise, informe-se e faça bons negócios!

Por: Arlan Roque, especialista em franchising  e instrutor da Academia do Franchising pela ABF/ESPA

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